Deus Se revela em Sua Palavra - Qua. 29/04


Somos um país religioso. O brasileiro é um povo religioso. Somos o maior país católico do mundo em número de fieis. Aproximadamente 138 milhões de seguidores católicos. No meio evangélico pentecostal temos mais de 30 milhões de evangélicos. Mas de todos esses, a grande maioria não conhece a Bíblia. Dos poucos que a lêem , se fixam somente no livro de Salmos.

Podemos afirmar que se a Bíblia é a palavra de Deus e transmite a sua vontade então a grande maioria religiosa não conhece a Deus verdadeiramente. Mesmo sendo cristãos, se perguntássemos o porque de não ler a Bíblia ou ler somente os Salmos como muitos o fazem, responderiam que a Bíblia é complicada ou então por não acreditarem na historicidade Bíblica. Mas a autenticidade da Bíblia pode ser analisada de várias formas.
Pense em Moisés 1500 anos antes de Cristo e pense em João, 100 anos depois. Ou seja, 1600 anos separando um do outro. Jamais se conheceram e tinham culturas completamente diferentes. E a primeira evidência de que este livro é a Palavra de Deus, é que, embora escrito por 40 pessoas diferentes, em séculos diferentes, não se encontra nele uma só contradição.
Poderíamos ainda colocar as profecias de Daniel acerca da historia geral conhecida ou de Isaías que previu com exatidão a chegada de Jesus. Humanamente, isso não tem explicação. Isso é uma evidência de que por trás do trabalho humano, existe uma Mente Superior coordenando tudo. Existe Alguém no comando, dirigindo.
Nós adventistas que já fomos conhecidos como povo da Bíblia, já perdemos esse nome há algum tempo. Hoje em dia muitos sentam nos bancos da igreja, ouvem o sermão e vão embora. Não estudam e nem examinam as Escrituras e assim o "povo está sendo destruído, porque lhe falta o conhecimento..." (Oséias 4:6)
Lucas ressalta a nobreza daqueles estudam as escrituras:"Ora, estes de Beréia eram mais nobres que os de Tessalônica; pois receberam a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas eram de fato assim!" (Atos 17:11)

Paralela à ênfase de Ellen White em Cristo, a Palavra viva de Deus, estava sua preocupação com a Palavra escrita de Deus - as Escrituras. Em seu primeiro livro (1851), ela escreveu: "Recomendo-vos, caro leitor, a Palavra de Deus como regra de vossa fé e prática" - (Primeiros Escritos, p. 78). Ellen White exaltou a Bíblia durante todo o seu ministério, como a vontade revelada de Deus a qual provê o conhecimento que conduz a uma relação salvífica com Jesus. "Em Sua Palavra", declarou ela, "Deus conferiu aos homens o conhecimento necessário à salvação. As Santas Escrituras devem ser aceitas como autorizada e infalível revelação de Sua vontade. Elas são a norma do caráter, o revelador das doutrinas, a pedra de toque da experiência religiosa" (O Grande Conflito, p. 9). Ellen White via sua função como sendo a de conduzir as pessoas à Bíblia, "uma luz menor para guiar homens e mulheres à luz maior" (O Colportor-Evangelista , p. 125). Ela acreditava que o estudo pessoal da Bíblia era da maior importância para cada cristão, e especialmente nos dias finais da história da Terra.

Das várias formas que temos de conhecer a Deus a mais direta e explicita possível é a Bíblia. Podemos conhecer um Deus de amor que guiou e cuidou de seu povo em várias ocasiões e para aceitar essa verdade é preciso crer que este livro é a Palavra de Deus e que existe alguém no comando, dirigindo.

Fica uma pergunta para que possamos refletir junto. Como iremos para o céu, sem apreciar a Cristo ?

Que o Espirito Santo esteja em nós nos ajudando a aprender e a conhecer mais a Deus.

Tiago Tomaz

REVELAÇÃO PELA NATUREZA - Ter. 26/04

Gosto muito de viajar. Acho que é uma das coisas que mais gosto de fazer. Gosto de conhecer lugares e pessoas. Em minha última viagem fui à um lugar que posso classificar de ‘pedaço do paraíso’. Fui à Maceió – AL (Brasil). Fiquei uma semana desfrutando as maravilhas deste lugar. E confesso que foi impossível não ver a mão de Deus nas paisagens naturais mais belas que já vi. Algumas delas me tiraram o ar dos pulmões. Impossível cansar de olhar e fácil de se perguntar: como não crer em Deus?? Compartilho com vocês duas imagens desta viagem no corpo deste texto que podemos dizer que são verdadeiras obras de arte, assinadas por Aquele que ‘fez os céus, a terra e tudo o que neles há’. (Ex. 20:8)

A natureza revela a glória de Deus. É ele que é revelado num lindo por-do-sol nos fins de tarde. Nas chuvas de verão que trazem consigo o ar fresco para aliviar o calor e depois revelavam um lindo arco-íris no céu. Nas flores com suas mais variadas e belíssimas formas, cores e perfumes. Nos rios, que mansamente correm ao encontro do oceano e deste encontro surge um lindo espetáculo. Nas árvores com seus frutos saborosos. No cantar dos pássaros. Aaah!! Como gosto de ouvir os pássaros. Quanta calma me traz. No meu local de trabalho fico próxima a uma janela de onde posso ver uma árvore em meio há tantos edifícios. Esta solitária árvore recebe em algumas tardes e manhãs a visita de alguns pássaros que me presenteiam com seus cânticos, e automaticamente remetem meus pensamentos ao Autor da criação.

Não há como presenciar o comportamento da natureza e pensar que não existe alguém por trás de tanta perfeição. Como podemos pensar que tudo surgiu do acaso?? Confesso que não tenho fé suficiente para crer nisso.

Os céus proclamam a glória de Deus, e o firmamento anuncia as obras das suas mãos. Não tenho dúvidas de que a Natureza é um dos meios de comunicação mais belo e eficaz que Deus usa para se comunicar conosco.



Ju Braga

Deus Se revela - Seg. 27/04


No decorrer da historia, Deus tem Se revelado a Seus filhos das mais diversas formas, desde arbustos em chamas até sua revelação encarnada entre nós.
O homem tende a criar uma imagem de Deus para si com base nos conceitos da nossa sociedade em decadência, mas se você quer verdadeiramente conhecer a Deus, com certeza a Bíblia é o melhor caminho.
A Bíblia não só é um grande apanhado de experiências, relatos, e doutrinas, é também um guia de relacionamento com Deus. Como em um diário, a Bíblia nos revela quem é Deus.
Outra forma que Deus usa para revelar-Se ao Seu povo e aos homens é a partir das experiências. Não consigo imaginar forma mais fantástica de revelação do que um mar gigantesco se abrindo em frente ao povo e permitindo sua passagem. Fico imaginando o olhar de medo e espanto dos soldados egípcios, enquanto o povo hebreu caminha a pés secos até a outra margem do mar.
Mas estas não são as únicas formas. Se olharmos em volta, se olharmos a nós mesmos, veremos coisas que cientista algum consegue explicar a não ser a "assinatura" de um Criador. A simplicidade e grandeza da natureza, sua complexidade caótica e harmonia plena espantam e geram admiração por todo e qualquer um que as observa. "A Criação dá evidências de Sua bondade e de Sua existência até para aqueles que nunca ouviram o evangelho".
Inseparável, insuperável, inexplicável, infindável! Assim é o amor de Deus, e Ele quer estar perto de cada um de nós, basta que tomemos a decisão de querer estar perto dele e fazermos tudo para isso!
Deus revela seu amor a todos nós, depende de nós estarmos "a fim" de nos agarrar a este amor, e ver o milagre de sermos transformados de perdidos a escolhidos.

Jeferson Abner Santos

Vida em Abundância - Sex.24/04


Você já parou pra pensar na tua vida? Para onde você gostaria de ir? As suas atitudes tem te levado em direção aos seus objetivos? Ou ninguém tem nada com isso, pois a vida é sua?
Existem na natureza um número indefinido de seres vivos, milhares e milhares de variações de espécies animais e vegetais, desde a forma mas simples, como os vírus, até as mais complexas, como os gigantes mamíferos, e o homem, todas estas formas existem graças a uma força misteriosa denominada “vida”.
O grande desenvolvimento da ciência e da tecnologia permite o conhecimento dos atributos dos seres vivos, mas silencia diante dos mistérios da origem, a ponto de não conseguirem simular em laboratório.
A vida é um dom de Deus, é aquele atributo divino que permite aos seres animados, executar fenômenos vitais, em virtude de tais fenômenos, a vida se manifesta de três maneiras:

A vida vegetativa, dos vegetais.
A vida instintiva, dos animais.
A vida racional, do ser humano.

Dependendo de nossa qualidade de vida, de nossas escolhas, poderemos estar vivendo de uma dessas três formas. Aqueles que já perderam toda a saúde, vegetam. Os que seguem a multidão e não tem opinião própria e não usam a razão, são como animais, vivem por instinto, fazendo o que os outros fazem.
No entanto, o nível mais elevado de vida que alguém pode aspirar, é seguir uma vida racional, onde todos os fenômenos, e fatores da vida contribuem para o seu desenvolvimento.
A regra final para alcançar este nível é adquirir saúde, pois o propósito final da vida plena e da saúde é a redenção.

Ellen White diz que redenção e educação é a mesma coisa e propõe como finalidade o desenvolvimento das faculdades físicas mentais e espirituais. Em outras palavras, a vida plena é adquirir saúde física, desenvolver as capacidades mentais através de uma boa educação, e crescer nas virtudes espirituais através da comunhão.
A vida é um dom Divino, e Deus quer nos ajudar a alcançarmos esta qualidade de vida.
Ele é quem dá a vida, e vida em abundância.

Tenham todos um ótimo sábado!
Sejam Felizes!


Ailton Alcantara

Vida social - Quart. 22/04




Estamos sofrendo a febre do "social". São muitas redes criadas com o intuito de conectar pessoas. O ser humano, principalmente o brasileiro, tem essa tendencia para conhecer pessoas. Mas esse comportamento esconde duas faces. Umas delas ajuda pessoas introspectivas a criarem novos laços de amizade e a se soltarem mais. Porém esconde muitas vezes a tristeza e a solidão mesmo estando no meio de tantas pessoas. Fato é que estamos no meio de uma revolução tecnológica, de informação e entreterimento de fácil acesso e que este momento afeta diretamente as relações interpessoais. Importante sempre lembrar que essas facilidades não devem substituir as importantíssimas relações pessoais.
Uma vez John Donne disse a seguinte frase: "Nenhum homem é uma ilha isolada", o que ele quer dizer é que necessitamos de outras pessoas e que não conseguimos viver a "sós". Como cristãos podemos dizer que "a sós" pode significar sem a presença humana, mas que devemos estar em comunhão com Deus. Desde o Éden, Deus nos mostra que o homem foi criado para ser um ser social, pois Ele se encontrava com sua criação para ensinar e conversar (Gen. 2:16-17, 3:9-13) e lhe deu uma companheira [Gen. 2:16-17].
Imitar a vida abnegada de Cristo é seguir os conselhos que ele nos deixou, que amemos os outros mais que a si mesmo e busquemos fazer o bem. Vemos ao longo da bíblia conselhos relacionados ao amor e a amizade:
“O amigo ama em todo o tempo; e para a angústia nasce o irmão.” Provérbios 17:17
“Já não vos chamo servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamei-vos amigos, porque tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer.” João 15:15
“Foge também das paixões da mocidade, e segue a justiça, a fé, o amor, a paz com os que, de coração puro, invocam o Senhor.” 2 Timóteo 2:22

“Mas o maior dentre vós há de ser vosso servo. Qualquer, pois, que a si mesmo se exaltar, será humilhado; e qualquer que a si mesmo se humilhar, será exaltado.” Mateus 23:11-12
Esses versos nos mostram Jesus como nosso melhor amigo, a escolha de amigos que tenham o coração puro e amem a Deus e que devemos nos humilhar aqui para que sejamos exaltados na eternidade, ou seja é quando nos esquecemos de nós mesmos que fazemos coisas que jamais serão esquecidas.
A vida social encontra seu ápice na experiência da comunidade já vivida por Deus na Trindade. Prestes a ascender ao Céu, Cristo apresentou na oração sacerdotal a finalidade de Seu ministério quando declarou: “a fim de que todos sejam um, e como és Tu, ó Pai, em Mim e Eu em Ti, também sejam eles em Nós.” Não há uma definição mais completa e profunda de vida social do que esta. Ela só pode ser alcançada e plenamente experimentada espiritualmente em Cristo.



Tiago Hiroshi e Ingrid Oliveira

Vida Espiritual - Ter.21/04


“ SE ALGUÉM ESTÁ EM CRISTO, É NOVA CRIATURA, AS COISAS ANTIGAS JÁ PASSARAM EIS QUE SE FIZERAM NOVAS.” 2 COR. 5:17

CONHEÇO UM HOMEM HÁ MUITO TEMPO. ELE É UM PERSONAGEM MUITO IMPORTANTE NA HISTÓRIA DA MINHA VIDA. DESDE PEQUENA OBSERVEI QUE ELE QUERIA MUITO ESTAR PERTO DE DEUS, O VIA LENDO A BÍBLIA E ESTUDANDO O ESPÍRITO DE PROFECIA DIARIAMENTE. AINDA ASSIM NÃO CONSEGUIA MUDAR MUITAS COISAS EM SEU JEITO DE SER.

Eu mesma após suas “duras correções”, lhe perguntava se adiantava alguma coisa tanta leitura da palavra de Deus,”se não mudava o modo de tratar os filhos”.
Até quis me revoltar por conta do temperamento difícil dele, mas o espírito santo trabalhou firmemente em nossas vidas.
As duras correções perduraram por muitos anos, sofremos bastante com elas até hoje, pois tais lembranças, machucam tanto ele como eu.
Tenho plena certeza que nossa escolha em continuar seguindo a caminhada com Cristo, foi o ponto alto da nossa vitória.
Hoje meu pai é um homem muito diferente, uma nova criatura.
Em alguns momentos, tanto eu como ele, sentíamo-nos como casos perdidos, mas permanecer em Deus, nos trouxe salvação.
Antes crescei na graça e no conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A Ele seja a glória, tanto agora como no dia eterno. 2 Pedro 3:18
Nutrir o sentimento de que não somos merecedores , mas, aceitarmos o presente de Deus para nós, nos faz chegar mais perto de Deus. Hoje posso dizer que houve um novo nascimento na vida de alguém que vi mudar com meus próprios olhos, por permitir o trabalho do espírito de Deus em sua vida. Mas a mudança não aconteceu por acaso, foram anos de comunhão diária, quedas constantes, mas insistente adoração.
quem nele crê não é julgado; o que não crê já está julgado, porquanto não crê no nome do filho de Deus”
A escolha está em nossas mãos!
Estar em Cristo significa colocar-nos em suas mãos a cada dia, o novo nascimento não é uma mudança radical de comportamento, não é da noite para o dia. A escolha deve ser radical, mas, a mudança acontece gradualmente, a medida que nos achegamos a Deus, cada detalhe do nosso caráter vai sendo moldado.
Nicodemos não quis entender com sua vida porque sabia as implicações que traria tamanha mudança.
Respondeu Jesus: _ em verdade, em verdade vos digo:
QUEM NÃO NASCER DA ÁGUA E DO ESPÍRITO NÃO PODE ENTRAR NO REINO DE DEUS!
NASCER DE NOVO DEVE SER NOSSO OBJETIVO A CADA DIA, GALGANDO A ESCADA QUE NOS LEVA AOS CÉUS!
MUITAS VEZES O INIMIGO TENTA NOS DESTRUIR, COLOCANDO O NOSSO PASSADO A NOSSA FRENTE, ELE QUER NOS AFETAR, TENTANDO NOS FAZER LEMBRAR, DE QUEM VOCÊ É E TUDO O QUE VOCÊ FEZ. MAS EU TENHO BOAS NOVAS PRA VOCÊ: SE O DIABO TE FIZER LEMBRAR DO SEU PASSADO, VOCÊ VAI FALAR PRA ELE DO FUTURO DELE, QUE É NO LAGO DE FOGO E ENXOFRE DEBAIXO DOS NOSSOS PÉS”.
AS COISAS ANTIGAS JÁ PASSARAM, EIS QUE SE FIZERAM NOVAS”
POIS EM TODAS ESSAS COISAS SOMOS MAIS QUE VENCEDORES, EM CRISTO JESUS NOSSO SENHOR!

PAULA ALVES DOS SANTOS

O dom da Vida Física - Dom.19/04


De onde veio a vida? A Bíblia diz que ela veio de DEUS, e, morrendo o ser humano, a matéria do qual ele foi feito, que é terra, ou seja, pó, este volta à terra (Gên. 3:19) e a vida, que é o fôlego, volta a DEUS, que a deu (Eclesiastes 12:7). O Fôlego de vida é a participação de DEUS em nós. “Vós sois lavoura de Deus e edifício de Deus.” I Cor. 3:9. Em Deus vivemos e nos movemos e existimos. Cada pulsar do coração, cada ato de respirar, são inspiração dAquele que soprou nas narinas de Adão o fôlego da vida - a inspiração do Deus sempre presente, o grande EU SOU” (Mensagens escolhidas, v1, 295).
Os evolucionistas dizem que a vida se formou por acaso, tendo havido uma satisfatória combinação de elementos químicos em condições ambientais adequadas. A própria explicação dos evolucionistas para o surgimento da vida leva a um bom estatístico dizer, não é provável, pois as combinações necessárias são totalmente improváveis. Aliás, estas combinações bem que poderiam ser replicadas hoje em laboratório, para provar o surgimento da vida. Que se faça isto, então creremos. Afinal, a ciência não descobre pelo método experimental? Então precisa demonstrar.
Façamos uma análise curiosa, em forma de perguntas. Os evolucionistas dizem que o homem veio do macaco, e este de animais inferiores. que vieram evoluindo de outros seres mais inferiores. O processo todo levou milhões de anos. Tudo se iniciou de uma grande explosão, o “Big Beng”, há bilhões de anos. Ou seja, do caos a ordem veio se estruturando, e desenvolvendo leis, que passaram a ser respeitadas pela natureza.
Pois bem, uma pergunta curiosa é, e de onde veio a matéria necessária para o Big Beng? Ninguém sabe, não há nem mesmo uma teoria sobre isso. A ciência não sabe o que é vida, nem de onde veio aquilo que explodiu.
E a Bíblia o que diz? Ela diz que a vida veio de DEUS. E este de onde veio? Ele sempre existiu, vem da eternidade e vai para a eternidade (Salmo 90:2). Pode-se crer nisto? Sim, pela fé, como já estudamos na lição 2 deste trimestre. E a fé não tem necessidade de ser demonstrada, é dom de DEUS, que nos convence pelo Seu amor para conosco.
DEUS criou tudo. E há inteligência e sabedoria na criação. Diga-me uma coisa, se você estivesse caminhando por uma estrada de terra, e vê cinco pedras esparramadas a esmo, o que isso lhe diz? Diz que elas estão aí por acaso, certo? Mas se as cinco pedras estiverem alinhadas e eqüidistantes, o que você diz? Perguntará: quem fez isso? E a pergunta cabe, pois ninguém de nós acredita que cinco pedras se alinhem dessa maneira por acaso. Mesmo assim, as pessoas acreditam que a vida, milhões de vezes mais complexa que esse fato, veio por acaso. Por ventura uma linda pintura de um quadro se formaria ao acaso?
E se você continuasse na caminhada pela estrada de terra, e lá pelas tantas, encontrasse umas três dezenas de pedras organizadas, formando a o seu nome. Você diria, mas que coincidência, as pedras por acaso se dispuseram e formaram o meu nome. Isso é muito interessante! Você acreditaria nessa história. Tente contar tal história a um evolucionista, e ele lhe dirá: isso se parece com conto de pescador.

Texto de Sikberto Marks

Amigos, como diz a lição: A vida é um dom precioso de Deus. Decida vivê-la ao máximo e para a glória dEle.


Jú Braga

Prepare-se Para Viver - Não há esperança para um mundo onde Deus não está - Sex. 17/04


Na lição desta semana aprendemos que este mundo em que vivemos não nos oferece segurança nem esperança no futuro.

Como cantaria Alessandra Samadello: “A esperança é Jesus, Ele é ocaminho... onde o mundo pode achar solução...”. Muito embora a esperança seja algo relacionado com o futuro: a volta de Jesus, a ressurreição, novo céu e nova terra, eternidade com Deus; devemos levar em conta que a salvação é algo muito presente em nossa vida, podemos passar da morte para a vida agora, basta crer em Jesus. Mas muitas vezes o presente é difícil, é duro, é sofrido. E como conservar a esperança viva quando não se vê saída?

Vale à pena lembrar a experiência de, em meio a tanta dor esofrimento sem compreender as razões de tudo aquilo, mesmo assim ele diz: "Eu sei que o meu redentor vive e que por fim se levantará sobre aterra. E depois de consumida a minha pele, então, fora da minha carne vereia Deus. Vê-lo-ei ao meu lado, e os meus olhos o contemplarão.” Jó 19:25-27

Que maravilhosa expressão de confiança e esperança.

Você está preparado para viver? Tem pois o cristão, que está em Cristo, esta suprema esperança?

"Oh que esperança vibra em nosso ser, pois aguardamos o Senhor.”

Jesus está voltando, e junto com Ele toda a nossa esperança satisfeita.

Quando um homem abaixa a cabeça e diz: perdi a esperança, Deus abaixa acabeça e diz: perdi um homem!


A minha esperança está no Senhor, e a sua?

Tenham todos, um ótimo sábado!
Sejam felizes!


Ailton Alcântara

Esperança Eternal - Qui 16/04


A esperança está presente na vida das pessoas em cada ação, em cada palavra. Ela é proporcionada através da Fé, que nos mantém ativos e nos faz falar da esperança para o futuro. H. Emil Brunner afirma: “Vivemos no passado através da Fé, vivemos no futuro através da Esperança, e vivemos no presente através do Amor.” (Comentários Casanet)

A Esperança pode ser comparada ao combustível de um veículo, sem o qual não pode prosseguir. Assim também nós que temos fé e Esperança nas promessas que o Senhor Jesus nos deixou. Sem a esperança não há como o cristão continuar em sua caminhada.

É difícil para seres finitos entender o Infinito, é difícil compreender a mensagem de esperança de vida Eterna que encontramos na Bíblia, quando vivemos num mundo de pecado como este.

Mas esta Vida Infinita que temos a esperança de ter em Cristo Jesus não é meramente a continuação do que temos vivido por aqui. A própria Bíblia nos apresenta um pequeno vislumbre do que será tudo isso que o Senhor nos promete. Agora conhecemos apenas em parte... mas a nossa esperança é de um Grande Reencontro!

Veremos nosso Salvador, o Mantenedor de nossa Fé; reencontraremos amigos e amados, e também aqueles que testemunharam de Jesus ao longo das Escrituras.
Mas para este encontro ser possível para mim e para todos aqueles com os quais convivo EU preciso falar desta esperança, vivê-la a cada dia.

Muitas pessoas andam pelo mundo em busca de um fim para as suas angustias, não abrem mão de seu orgulho, afastam as pessoas e preferem se dizer racionais e, por tanto, incapazes de crer no que não podem comprovar. Suas vidas estão vazias... Buscam o fim por não crerem num novo começo, num ‘novo Céu, nova Terra’.

“Há esperança para o teu futuro, diz o Senhor” (Jr 31:17). E este futuro começa aqui, começa hoje quando acreditamos, confiamos e proclamamos a promessa que Ele nos fez:
“Certamente, venho sem demora” (Ap. 22:20).
Leiza Brito

Esperarmos pela eternidade - Qua. 15/04


Ao ler o título da lição de hoje, a principio senti certa angústia, pois eu não queria ter que esperar eternamente. Mas o que o autor quis dizer é que todos esperamos pela eternidade e assim aguardamos ansiosamente o encontro com Jesus, confiando no Seu plano divino, o lar celestial, esse momento é o motivador da nossa fé e do nosso amor por Cristo.
Porquanto ouvimos da vossa fé em Cristo Jesus, e do amor que tendes para com todos os santos; por causa da esperança que vos está reservada nos céus, da qual já antes ouvistes pela palavra da verdade do evangelho (Cl 1:4-5)
A esperança é um mecanismo que fomenta o sonho e mantém o ser humano lutando para viver, planejar e construir, não é contra a realidade, mas sim contra o cinismo e o desespero. O ser humano sempre teve esperança quando não havia saída, viveu o impossível, e conseguiu construir com muito poucos recursos para tal.
Uma coisa nos está garantida, de que vamos morrer e que durante a nossa trajetória de vida condenada à morte, se não nos depararmos com Cristo, permaneceremos mortos. Mas no momento que aceitamos Cristo já podemos experimentar um pedaço da eternidade, pois "se Cristo está em vós, o corpo, na verdade, está morto por causa do pecado, mas o espírito vive por causa da justiça. Se o Espírito daquele que dentre os mortos ressuscitou a Jesus habita em vós, aquele que dentre os mortos ressuscitou a Cristo Jesus vivificará também os vossos corpos mortais, pelo seu Espírito que em vós habita". (Rm 8:10-11)
Romanos 8:24 leva-nos a lógica de que temos esperança em algo que não temos, ou seja que se já tivéssemos Jesus conosco não haveria necessidade de esperança, pois Ele se faria presente entre nós, o texto vem para afirmar que a esperança que se vê não é esperança.
Quem espera por algo que já tem ? Você vai querer algo que já tem ? Não. Esperança é aguardar por algo que você almeja ter. Porém se esperarmos com PERSEVERANÇA a volta de Jesus a quem tanto aguardamos viveremos as palavras de romanos 5:5.
E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações pelo Espírito Santo que nos foi dado.
Concluímos a lição de hoje que esperança é, de fato, o componente essencial na caminhada cristã. Sua base está em Cristo e só está garantida a partir do momento em que recebemos o Espírito Santo no coração. Ela vai além do túmulo e é a única que nos conduz à eternidade.
Tiago Hiroshi Thomaz e Ingrid Oliveira

Esperança Além da Sepultura - Ter.14/04

Às 03h da madrugada de 01 de janeiro de 2002, um rapaz veio avisar meu pai que meu irmão havia sido baleado ali próximo de casa. Meu pai muito nervoso me acordou com aquela notícia que me fez dar um salto da cama. A primeira coisa que passou pela minha cabeça, foi: “Senhor tu sabes que meu irmão não pode morrer do jeito que está: fora dos seus caminhos”. Perguntei ao rapaz se meu irmão estava vivo, e ele me olhava com desesperança, dizendo apenas que ele havia sido levado ao pronto socorro às pressas.
Os minutos que se seguiram foram de total desespero até chegar ao hospital e saber que ele chegou lá vivo e conversando. Meu coração se rasgava em pensar que meu irmãozinho, meu caçula, tinha sido vítima do ódio de alguém que tentou tirar sua vida. Pior foi não poder estar lá dentro com ele, pensava: "cuido de tanta gente e sequer posso acompanhar meu irmão num momento como este."
Mas em meio a toda dor, percebo como Deus foi misericordioso em permitir que ele vivesse ainda por nove dias. Foram dias tristes e difíceis, talvez os mais difíceis de minha vida toda. Mas esse foi o tempo que Deus concedeu a Levi Mateus, meu querido irmão, que na sua juventude escolhera afastar-se dos caminhos ensinados por nosso pai. Nestas circunstâncias reconheceu que não era dono da própria vida, que era incapaz de fugir da presença de Deus... Reconheceu o valor da família e do Deus que o salvara de morrer na hora.
Tinha esperança de sair dalí são e salvo. Seu pequeno sonho não foi realizado, mas renovou seu coração, pediu perdão, perdoou e disse que amava quem amava.
A minha vida não seria mais a mesma sem aqueles dias, sou imensamente grata. Sou mais grata ainda em reconhecer nessa experiência, que os olhos de Deus não são como os meus.
O olhar do Pai sobre nós é através da graça redentora da morte de Jesus. Ninguém pode imaginar a grandeza do amor de Deus e sua vontade em salvar cada um de seus filhos.
Eu acredito que Jesus salvou meu irmão, na multidão de suas misericórdias , após tê-lo quebrantado de corpo e alma. Selou-o com sono dos justos que aguardam a volta de Cristo em suas sepulturas.
Como é maravilhoso esse conforto, foi por isso que nós conseguimos sobreviver a essa amarga dor. “ ESCUTEM BEM ESSE SEGREDO: NEM TODOS VAMOS MORRER, MAS TODOS NÓS VAMOS SER TRANSFORMADOS, NUM INSTANTE, NUM ABRIR E FECHAR DE OLHOS, QUANDO TOCAR A ÚLTIMA TROMBETA” 1 COR: 15:51 E 52.
Desde a queda de Adão estamos destinados a morrer. Já a morte e ressurreição de Cristo, nos livrou da morte para sempre e nos deu o direito da vida eterna Nele.
O que podemos fazer para alimentar a nossa esperança pela vida eterna, é nos apegarmos mais e mais as palavras de Cristo, que nos redime e nos promete salvação.
A dor de perder nossos queridos, é forte, mas fica bem mais fraca quando abrimos nosso olhar e nos deixamos tomar pela promessa: ENTÃO QUANDO ESTE CORPO MORTAL SE VESTIR COM O QUE É IMORTAL, ACONTECERÁ O QUE AS ESCRITURAS DIZEM: A MORTE SERÁ DESTRUÍDA! A VITÓRIA É COMPLETA
ONDE ESTÁ Ó MORTE A SUA VITÓRIA? ONDE ESTÁ O SEU PODER SE FERIR?
Portanto, queridos irmãos, continuem fortes e firmes. Continuem ocupados no trabalho do Senhor, pois vocês sabem que todo o seu esforço nesse trabalho sempre traz proveito. 1 cor. 15: 54 a 58

“Louvado seja o nosso Senhor Jesus, que ainda hoje escolhe servos e servas para resgatar e salvar, pois para Ele não existe caso perdido”
Se você se sente um caso perdido, ou ama alguém que acha ser um caso perdido, ou mesmo detesta alguém que te incomoda por parecer perdido; ore a Deus.
entregando tudo a Ele, confie Nele, e o mais Ele fará!

Mudança Radical - Seg.13/04

Jesus diz em João 5:24 que quem O OUVE e CRÊ tem a vida eterna, não mais está condenado ao salário do pecado (que é a morte eterna), mas ganha de GRAÇA a vida eterna, pois nossa culpa já foi transferida para Cristo, e por seu sacrifício somos sarados. Isso é a completa mudança de um conceito, uma quebra de paradigmas.

Não mais é necessária a morte para redenção dos nossos pecados, pois nosso Salvador já passou pela morte em nosso lugar!

Quando nos afastamos de Deus, caímos em pecado. Quando estamos em meio a escuridão do pecado nos sentimos tão sozinhos e afastados de Deus que perdemos a esperança.

“...Seus motivos são impuros; impuro é seu coração. Você vê que a vida tem sido repleta de egoísmo e pecado. Almeja então o perdão, a pureza, a liberdade, a harmonia com Deus, Sua semelhança. O que você pode fazer para alcançá-las?

“Paz, eis sua necessidade – o perdão, a paz e o amor celestes no coração. O dinheiro não a pode comprar, não a consegue a inteligência, nem a sabedoria a alcança. Mas Deus vo-la oferece como um dom, ‘sem dinheiro e sem custo’ (Is 55:1). Ela lhe pertence: basta que você estenda a mão. Diz o Senhor:
Embora os seus pecados sejam vermelhos como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; embora sejam rubros como púrpura, como a se tornarão (Is 1:18). ‘Darei a vocês um coração novo e porei um espírito novo em vocês’ (Ez 36:26). " (Ellen G. White, Caminho a Cristo, p. 49).

Por pior que pareça a vida, "em todas as coisas é melhor ter esperança ao desespero" (Goethe), e o nosso Deus é o Deus da esperança.

Hoje temos uma esperança, que está descrita no verso de João 5:24, que quem crer já passou da morte para a vida. Isso não quer dizer que somos imortais desde agora, mas quer dizer que mesmo que morramos, se tivermos sido fieis até o último instante, até o último segundo... a vida eterna nos está garantida.

O meu desejo hoje e sempre é “que o Deus da esperança os encha de toda alegria e paz, por sua confiança nEle, para que vocês transbordem de esperança pelo poder do Espírito Santo” (Rm 15:13, NVI).


Jeferson Abner dos Santos

Esperança - Dom.12/04


Vemos diariamente nos noticiários acontecimentos bárbaros ao redor do mundo. Vemos adultos capazes de fazer atrocidades com crianças, ou até mesmo com seus próprios filhos, aparentemente sem motivos. Vemos jovens entrarem em escolas e atirarem em todos os que vêem pela frente simplesmente por acharem que estão dentro de um jogo. Vemos terroristas se explodirem em lugares públicos, atirando aviões cheios de inocentes contra edifícios, como foi no dia 11 de setembro de 2001, em nome de uma ideologia sem sentido. Vemos a natureza a reclamar dos maus tratos que sofreu e ainda sofre do ser humano. Vemos crises econômicas se alastrando pelo mundo.

Quando nos deparamos com essa realidade, como é possível olhar para o futuro e vislumbrar algo bom? Como é possível se imaginar vivendo feliz, saudável e despreocupado neste mundo? Nós, jovens, temos muito planos e sonhos para o futuro, mas em que alicerçá-los diante desde cenário? O impulso que temos é o de ficarmos cada vez mais descrentes, desesperados e aflitos.

Amigos, olhando para o mundo não conseguimos encontrar esperança para a vida. Na verdade, não conseguimos alimentar nenhum tipo de esperança: vida melhor, paz mundial, amor entre as pessoas. Nada disso é possível de se imagina apesar dos esforços empreendidos por muitos.


Mas a boa notícia, é que há mais de dois mil anos, Jesus esteve aqui nesta Terra e, por amor, alertou o seu povo sobre os sinais do tempo do fim. Os sinais que antecederiam sua segunda vinda. Ele não poderia nos dizer exatamente quando este evento se daria, pois nos conhece ao ponto de saber que seríamos negligentes quanto ao preparo e poderíamos perder a salvação. Mas seu infinito amor o impeliu a nos dizer quais seriam os sinais para que soubéssemos que Ele estaria próximo.

Profecias estão se cumprindo diariamente, inclusive nos acontecimentos que relatei no início deste texto. Outras ainda estão por se cumprir até que nosso Senhor Jesus venha, mas estamos quase chegando ao final deste grande sofrimento.

Isto é esperança. Nisto podemos crer, esperar e confiar.

E Jesus disse: “Ora, ao começarem estas coisas a suceder, exultai e erguei a vossa cabeça; porque a vossa redenção se aproxima.” (Luc. 21:28)

Enquanto o mundo se depara com tanta maldade e destruição e perdem totalmente a esperança, nós, conhecedores da verdade, podemos nos alegrar, pois além de termos a certeza de que há um lugar maravilhoso nos aguardando, sabemos que o dia de irmos para este lugar está cada vez mais próximo.

Exaltem!! Ergam a cabeça!!! Nossa redenção está próxima!

Quanta esperança!!!



Abraços

Juliana Braga

A certeza das coisas que se esperam - Sex.10/04


Nesta semana aprendemos que a fé é mais do que uma simples convicção; é uma experiência de confiança e certeza. Um monossílabo de duas letras que mais parecem duas pernas que nos impulsionam em nossa caminhada espiritual.

Sem fé é impossível agradar a Deus”... O texto não diz que é difícil agradar a Deus, ou que sem fé vai demorar muito para satisfazê-Lo. Simplesmente diz que é impossível, portanto nós que queremos agradá-Lo, precisamos ter fé.

Mas onde encontrá-la? É um dom de Deus, peça a Ele hoje e continue pedindo.

Mas Ele nos ensina que a fé vem pelo ouvir a palavra, pelo estudar a bíblia, pela comunhão, não é por milagres nem por acontecimentos extraordinários, mas sim pela palavra de Deus.

Quando Jesus encontrou aqueles dois discípulos no caminho de Emaús, encontrou-os decepcionados, desmotivados, sem nenhuma fé, e olha que eles tinham presenciado diversas manifestações do poder de Deus através de Jesus, diversos milagres, mas nada disso serviu para manter a sua fé. Somente quando Jesus lhes mostrou as escrituras, lhes abriu a bíblia é que eles compreenderam e tiveram sua porção de fé aumentada, a ponto de voltarem rapidamente para Jerusalém.

Precisamos ler mais, estudar mais a bíblia, pois só assim teremos mais e mais fé.

Vivemos em um mundo que está sob uma crise de confiança, é difícil confiar nas pessoas, somos ensinados desde crianças a não confiar em estranhos, não confiamos nos políticos, na polícia, nas instituições, suspeitamos facilmente das pessoas que cruzam nosso caminho; tudo isso dificulta nossa capacidade de confiar em Deus; Ao mesmo tempo confiamos no motorista do ônibus, no piloto do avião, no banqueiro que guarda nosso dinheiro, parece estranho não? Em quem estamos depositando nossa confiança?

Certa vez Jesus preocupado com isso perguntou: “Quando vier o filho do homem, porventura achará fé na terra?”Lucas 18:8

Pela graça somos salvos, mediante a fé, então a fé é de suma importância. A salvação já é nossa, mas precisamos ter fé, senão não a teremos.

É como se fossemos pescar e ficássemos dentro do barquinho esperando o peixe aparecer para ai sim lançarmos as redes; quem tem fé lança as redes sem ver os peixes, o que tem fé em “Jesus” lança as redes ainda que não haja peixes, mas sob a palavra de Jesus ele lança e consegue pescar.

Infelizmente muitos de nós estamos dentro do barco à espera que o peixe pule para dentro do barco. Mediante a fé, já passamos da morte para a vida.

Tem você meu caro jovem desenvolvido a fé, a tal ponto de agradecer a Deus e acreditar que o filho do homem está bem próximo de voltar?

Se não, leia mais, busque-O mais, melhore sua comunhão com Ele, e com certeza nós também faremos parte da galeria dos heróis da fé de todos os tempos. E poderemos no final dizer como Paulo em II Tim. 4:7 “Combati o bom combate, acabei a carreira e guardei a Fé, desde agora a coroa da justiça me está reservada, a qual o Senhor, Justo Juiz me dará naquele dia, e não somente a mim, mas a todos os que acreditarem em Sua vinda”; inclusive você e eu.


Um bom sábado a todos.

Sejam Felizes!!!


Ailton Alcantara


Crescendo na Fé-Qua.08/04


Todo ser humano necessita de alimento. O alimento nos faz crescer e nos dá força para que na idade certa tenhamos o corpo preparado para trabalhar e exercer nossas capacidades intelectuais e físicas. Da mesma forma é a Fé.

Precisamos alimentá-la senão com o tempo ela definha e morre. Para que isso não ocorra temos que nos alimentar espiritualmente, através do estudo da Bíblia, do estudo diário da lição, da comunhão direta com Deus através da oração. Isso se resume em conhecer a Deus como dito em Romanos 10:17 - De sorte que a fé é pelo ouvir, e o ouvir pela palavra de Deus.


Com muita frequência, as pessoas acham que, se tão somente tivessem mais sinais, maiores evidências, sua fé em Deus cresceria. Mas Ele não trabalha dessa maneira. Fé, ou falta de fé, não é uma questão intelectual, nem assunto de sinais e maravilhas. É assunto do coração. Podemos crescer em fé só até onde rendemos o coração ao Senhor; podemos crescer em fé unicamente por meio do exercício dessa fé.


E qual exercício seria esse?

Em Tiago 2:17-18 vemos: Assim também a fé, se não tiver as obras, é morta em si mesma. Mas dirá alguém: Tu tens a fé, e eu tenho as obras; mostra-me a tua fé sem as tuas obras, e eu te mostrarei a minha fé pelas minhas obras.


Como comentei na lição da semana passada, a obra é a demonstração da sua fé em forma de amor pelo próximo. Mas muitas vezes não a usamos como escudo e os dardos inflamados do maligno nos acertam fazendo que o egoísmo e a calúnia tomem conta de nosso ser e deixamos de lado o amor, pensando somente no nosso bem estar - então a fé começa a definhar.


O Pr. Paul Washer da Igreja Batista do Sul, em um dos seus sermões diz o seguinte:

A evidência de que você arrependeu-se para salvação há muito tempo atrás é que você continua arrependendo-se hoje e crescendo em arrependimento.


A evidência de que você verdadeiramente creu para salvar-se a muitos anos atrás é que você continua crendo hoje e ainda mais a cada dia.


E a evidência que Ele mudou sua vida é que Ele continua mudando, e se ele não está mudando ele nunca mudou desde o começo!


Portanto quanto mais estudarmos com coração e mente submissos ao Senhor, mais conheceremos nosso Deus amoroso. E quanto mais O conhecermos, tanto mais O amaremos e nEle confiaremos. Quanto mais pudermos confiar nEle, mais faremos tudo o que Ele quer que façamos. O estudo da Palavra de Deus é absolutamente essencial se quisermos que nossa fé cresça.



Tiago Hiroshi Thomaz

Exercendo a Fé - Ter. 07/04

Em sua caminhada Jesus disse: "Que lhes seja feito segundo a fé que vocês têm” Mt 9:29.
Dois dos milagres de Cristo me chamam atenção: as duas mulheres que ousaram ir a Cristo mesmo sabendo que seriam vítimas de preconceito e censura.

Uma delas ao tocar nas vestes de Jesus, exerceu tamanha fé, que Ele sentiu sair poder. Imagine quão crédula foi que ao ir até Jesus tinha plena certeza que apenas um toque nas suas vestes seria suficiente para curá-la? Ela nem queria que Jesus a visse, queria apenas um pouquinho de seu poder e sabia que seria suficiente para salvá-la de uma doença que tinha há doze anos. Uma pessoa com essa patologia sofre de anemia profunda que causa intensa fraqueza e ao passar do tempo pode impedir inclusive de andar. Posso imaginar quanto esforço fez para se misturar à multidão, correndo o grande risco de ser empurrada, pisoteada e até talvez não conseguisse nem levantar e alcançar o Salvador.
Você pode até pensar que estou exagerando e estou mesmo! O que vemos no mundo de hoje é exatamente isso; as pessoas dizem que creem em Deus, mas não ousam tentar alcançá-lo. Desejam ser curadas, mas não procuram tocar-lhe as vestes, sequer tentam aproximar-se Dele para ouvir sua palavra!
O medo da multidão as assusta, a influência de vozes que se misturam ao cotidiano as afasta da voz do pai.

A segunda é a mulher Cananéia que queria que Jesus curasse sua filha. Não temeu o jugo dos judeus, atreveu-se em meio a eles e clamou: "Jesus, Filho de Davi, tem misericórdia de mim!" ( Mateus 15: 22)
Os discípulos queriam que Jesus resolvesse logo mandando-a embora: "despede-a, por que eis que vem gritando atrás de nós!"Jesus conhecendo o ardor de seu coração disse que não havia vindo se não para salvar a casa de Israel.
Podemos pensar aqui que Jesus estava negando-se a servi-la; ela por sua vez deveria desistir e ir embora depois de tanta humilhação, mas ela tinha convicção do Deus que acreditava.

Há alguns dias cheguei em casa após o almoço sem avisar minha mãe, com fome e um pouco de pressa em saciá-la eu disse: “ Puxa vida, só fez comida para meus irmãos e nem se lembrou de mim. Gosta mais deles?" Minha mãe, para não contrariar e com ar gentil, respondia afirmativamente que gostava mais deles; ou que eles eram mais “coitadinhos” e que eu não precisava tanto assim dela... essas desculpas de mãe rsrs. Porém, com seu olhar afirmava o contrário e com suas mãos demonstrava, ao que rapidamente dava um jeito de me servir.

É assim que imagino esse diálogo de Jesus com a Cananéia: "não é bom pegar o pão dos filhos e deitar aos cachorrinhos... "
... mas também os cachorrinhos comem das migalhas que caem das mesas de seus senhores, insistiu ela.


“Ora, sem fé é impossível agradá-lo, porque é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que é galardoador dos que o buscam” Heb. 11: 6

Que fé foi essa? Que atitude? Que necessidade e confiança?
Até o próprio Jesus admirou-se, dizendo: "Ó mulher, grande é tua fé!"

Estamos nós com metade da disposição que tiveram essas duas mulheres em confiar completamente, em arriscar confiar em Jesus?
Que maravilhosos serão os dias em que grandes dificuldades nos afligirão, e a dependência completa do poder de Deus, será a tônica de nossa vida diariamente! Agradeço a Deus por me dar duras provas que me levam aos seus pés constantemente.

Que ao orarmos ao Senhor, peçamos fé, e diferente dos Hebreus que não receberam O Cristo, acreditando apenas em suas obras, sejamos soldados ricos em fé que aumente cada vez mais através das boas obras que Ele quer operar através de nós.

“ Quem é que vence o mundo se não aquele que crê que Jesus Cristo é o filho de Deus”. l João 5: 5

Paula Alves dos Santos

Não pense, simplesmente creia! - SEG.06/04

Como vimos na lição de domingo em Efésios 2:8: "Pois pela graça sois salvos, mediante a fé; e isso não vem de vós, é dom de Deus"
Então, a fé sozinha não salva, mas a crença (ou fé) na graça de Jesus... Isso sim, pode nos salvar.

Devemos ter em mente que a "Fé é a mão que se estende e se apega às promessas de Deus."*

"De fato, sem fé é impossível agradar a Deus, porquanto é necessário que aquele que se aproxima de Deus creia que Ele existe e que se torna galardoador dos que o buscam." [Heb. 11:6]

A fé é um ato de entrega total a Deus como única fonte de salvação e vida. Certamente, nada agrada mais a Deus como uma fé inabalável em tudo que Ele é e promete ser por cada um de nós.

Mas fé não vem do nada! O despertar da fé em nós ocorre quando nos dedicamos a comunhão diária com Deus, ao estudo de sua palavra e na pregação do evangelho.

"A fé sem obras é morta", assim diz a Bíblia [Tiago 2:17], pois as nossas obras mostram a certeza da nossa fé... A certeza de um Deus único, criador e mantenedor de tudo que existe. Um Deus que não pensou duas vezes ao mandar Seu único filho para que morresse por cada um de nós.

O estudo dedicado das escrituras é o que nos "torna sábios para a salvação pela fé em Cristo Jesus".

Tudo que Deus nos pede é que tenhamos fé nele, e assim, deixemos nossas vidas em Seu controle. Se assim o fizermos, mares se abrirão, pestes serão curadas, e exércitos aniquilados. Tudo isso se tivermos fé...

Se você acha que não sabe como, que não pode, que não tem capacidade... Lembre-se que pela fé em Deus TUDO é possível, basta apenas CRER.

*[Explicação de Textos Difíceis, APOLINÁRIO,P., Pag. 20]

Jeferson Abner dos Santos

Fé - Dom de Deus - Dom.05/04


O que é a Fé?
Fé tem a ver com crença. Fé tem a ver com confiança. Mas fé, acima de tudo, tem a ver com certeza. Fé não é só ter esperança, acreditar ou de alguma forma esperar que algo aconteça, mas fé é saber, é ter certeza absoluta! Mas como é possível termos certezas no mundo de hoje? Como ter certezas sobre sentimentos, acontecimentos e pessoas? Como confiar, quando a confiança se tornou algo superficial? Amigos, não há nada neste mundo que nos possa dar fé,
“Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; É DOM DE DEUS...”.

E COMO receber este dom, a fé, de Deus? Talvez esta seja a grande questão. Em Rm. 10:17 diz que “A fé vem pela pregação”. Pregação de quê? O próprio verso nos responde: Da palavra de DEUS, isto é, da Bíblia. A Fé está na Bíblia. Podemos encontrá-la ouvindo pregações, lendo a Bíblia, ensinando-a. Ao nos alimentarmos da Palavra de Deus nossas vidas começam a se transformar e passamos a viver pela fé, viver com certezas. Certeza de que DEUS existe; de que Ele foi quem criou o Universo; de que JESUS realmente morreu por todos nós na cruz; de que Ele retornará conforme prometeu. Certeza dos milagres operados por Ele e que eles existem ainda hoje no meio do seu povo. Certezas sobre a vida e sobre a morte. Certeza de que vidas são transformadas. Certeza do perdão. Certeza da salvação.

Você pode se perguntar: por que há pessoas que leem a Bíblia, mas ainda assim não encontram essa fé?

A resposta nós estudamos na lição da semana passada: o AMOR. Quem ama confia. Quem ama se entrega totalmente. Quem não ama, não pode confiar.
Deus se agrada quando vê transformação em nossa vida. Uma transformação que só é possível mediante a fé que temos em suas palavras, em seus ensinos e em suas promessas. E por amar a esse Deus é que confiamos nEle.

Por isso, meus amigos, a própria Palavra diz: “Sem fé é impossível agradar a Deus.” Achei interessante o comentário da lição sobre este verso
“...Hebreus não ensina que sem a fé é difícil agradar a Deus, ou que sem fé vai demorar muito para satisfazê-Lo. Ao contrário, indica que é impossível. Em resumo, a fé não tem substituto. Foi pela fé que os heróis de Deus viveram no passado, E É PELA FÉ QUE SEU POVO DEVE VIVER HOJE’” .

Bom estudo a todos.

Ju Braga

Deus é AMOR


Clima romântico no ar! Começamos o trimestre falando de amor. Estudamos na lição o grande amor de Deus revelado eternamente. Deus é Eterno e em todas as épocas Sua essência é o amor.

Na Bíblia encontramos versos que comprovam o grande amor de Deus, mas a maior das promessas de amor, para mim, está em João 3:16 que diz:


"PORQUE DEUS AMOU AO MUNDO DE TAL MANEIRA QUE
DEU O SEU FILHO UNIGÊNITO, PARA QUE TODO O QUE
NELE CRÊ NÃO PEREÇA, MAS TENHA A VIDA ETERNA."

Destaco da lição dos jovens a citação do o filósofo grego Sófocles 5 séculos antes do nascimento de Cristo: “Uma palavra nos libertaria de todo o peso e dor da vida: essa palavra é amor.”

Sendo Deus essencialmente amor, o que nos liberta de todo o peso e dor da vida é Deus porque Ele é amor.

Existem alguns tipos de amor definidos em grego :

PLATO foi usada para descrever o amor para com a família. Em alguns casos é também usada para descrever a afeição por determinada atividade.

PHILIA era usada para se referir à irmandade .

EROS era usada para descrever o amor sexual entre casais.

AGAPE representa o amor divino, incondicional, abnegado, intencional e atencioso.

Este é o termo usado para designar o amor de Deus na Bíblia. O amor de mãe é comparado a este mas “mesmo que uma mãe venha esquecer do filho, Deus jamais esquece de nós” . Que grande amor é este? Passaremos a eternidade aprendendo deste amor e nunca cansaremos


Na pétala de cada Flor que se abre
Eu leio que Deus é amor
O vento que ruge ou que sopra mansinho
Repete insistente que Deus é amor



O sol quando é dia e lua de é noite
Nos contam que Deus é amor
É fácil notar que as obras de Deus
Estão todas repletas de amor


Quão grande amor nosso Deus nos tem dado
ELE nos fez filhos seus
Pois como alguém que viva em pecado
Podia esperar essa graça de Deus
E foi tão intenso esse amor
Que seu próprio Filho entregou
Deu nos direito a uma vida melhor
E o caminho do céu nos mostrou

Quando eu ouço o cântico dos passarinhos
Eu sinto que Deus é amor
A espuma das ondas que vão e que voltam
Insistem em lembrar que Deus é amor

E foi tão intenso esse amor que o seu próprio Filho entregou
Deus nos direito a uma vida melhor
E o caminho do céu nos mostrou


E o caminho do céu nos mostrou.


Jacqueline Souza

Amor Personificado-Qui.02/04

Ao longo da história humana, muitos foram os que tentaram, de diversas maneiras, definir o Amor, através de imagens, pinturas, músicas, versos, palavras... Palavras ao vento, pois em todo esse tempo o ser humano buscou responder a pergunta errada.

A humanidade quis definir o Amor, tratando-o como algo abstrato, como uma idéia, mas, na verdade a real pergunta é como amar e, assim como o Amor já tem definição, esta resposta também já nos foi dada.

Cristo é o Amor concretizado, em forma humana e absolutamente real. Sua vinda a terra foi para nos ensinar a amar a Deus e, principalmente aos que estão ao nosso redor que costumamos ouvir que são nossos semelhantes, mas não é bem assim que os tratamos.
Quando Jesus aqui esteve Ele foi o perfeito exemplo de como amar o próximo, amar aqueles que são iguais a nós, com todas as suas diferenças.

Como humanos, temos a tendência de ver o que há de diferente nas pessoas e demonstramos amor com facilidade apenas aqueles com os quais nos identificamos. Por vezes até nos sentimos superiores ou inferiores a outros. Mas, quando permitimos que Jesus nos preencha com todo o Amor que Ele É, não há como ficarmos inertes, não há como mantermos isso apenas em nós e passamos a ver a todos com os mesmos olhos que Ele nos vê, e conseguimos então amar, pois nos colocamos numa única posição: os amados do Pai.

Conhecemos o que nos diz a Bíblia: “O amor de Cristo nos constrange.”(II Cor.5:14) só que além disso, Cristo, o próprio Amor, impulsiona todo aquele que se permite ser amado e guiado por Ele.

Jesus, o amor personificado, é amplo, visível, é real e está tão próximo que cada vez que olhamos como foi nosso dia podemos comprovar Sua ação. O amor é acompanhado da ação, pois todo que O recebe irá naturalmente amar o próximo, indistintamente e independentemente das circunstâncias, conforme o próprio Amor nos ensinou.



Leiza S. Brito

Tudo é AMOR - Qua.01/04

Amor. Uma palavra tão pequena mas que carrega um significado inimaginável. Uma palavra fácil de se escrever mas que para ser aplicada no dia a dia se torna tão dificil.

Você pode achar que essa palavra é simples de ser usada. Mas quando usamos para amigos ou familiares parece sim, ser fácil, mas o amor verdadeiro vai além.

1 Coríntios 13:4-7 diz “O amor é sofredor, é benigno; o amor não é invejoso; o amor não se vangloria, não se ensoberbece, não se porta inconvenientemente, não busca os seus próprios interesses, não se irrita, não suspeita mal; não se regozija com a injustiça, mas se regozija com a verdade; tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.” O seu amor se encaixa nessas qualidades?

Imagine você amar aquela pessoa que te fez um mal. Aquela pessoa que diz coisas falsas a seu respeito. Ou o ladrão que assaltou sua casa. Ou mesmo aquela pessoa que matou seu único filho. “Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” João 3:16

O amor continua a ser fácil? Para mim é muito dificil. Ainda mais quando envolve o "EU", pois somos mesquinhos e egoístas. Pensamos em nós primeiro e nos outros só se tivermos alguma recompensa.

Em Mateus 5:43, 44 diz “Ouvistes que foi dito: Amarás ao teu próximo, e odiarás ao teu inimigo. Eu, porém, vos digo: Amai aos vossos inimigos, e orai pelos que vos perseguem.”

Não digo que é facil. Mas quanto tem nos custado ser verdadeiramente cristãos? Usamos nosso tempo ajudando aos necessitados? Usamos nosso tempo ajudando os idosos de nossa igreja? Usamos nosso tempo para visitar aqueles que já não estão sentados em nossos bancos? Se não fazemos isso pelos nossos, imaginem por nossos inimigos. Somente se tivermos um relacionamento íntimo com Deus aprenderemos o que é o amor, porque Deus é amor e assim Seu amor fluirá por nós e alcançará o nosso próximo. Seja ele quem for.


Que as palavras proferiadas a Israel se faça presente em nossas vidas: Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; (Deut. 6:5-6)


Tiago Hiroshi Tomaz