A forma com que a Bíblia foi escrita revela o amor de Deus para com o homem. Deus concede aos autores (das Escrituras ou Profecias) o Seu conhecimento levando em consideração a vida destes seres humanos. Como você pode perceber Deus utilizou de suas capacidades, de sua vivência, sua cultura, e até mesmo seus erros e pecados para transmitir Sua palavra. Gostei expressão que a jovem Stella Mary usou “a Bíblia também reflete a humanidade de seus autores, que por sua vez deixaram se dominar pelo Espírito Santo de Deus”.
Reconhecer a presença das características humanas na revelação do Criador é compreender que Ele, Deus, atuou na mente humana levando em consideração a pessoa que escrevia e não a palavra escrita. Poucas vezes Deus Se utilizou da inspiração verbal – As palavras são dadas por Deus, palavra por palavra. Entretanto, observamos que Deus dá ênfase a inspiração do pensamento. Por isso, alguns foram escolhidos. A escolha do mensageiro da Palavra de Deus incluí seu relacionamento com o Pai, pois só assim a atuação do Espírito Santo seria completa. Então a compreensão do mensageiro era a própria Palavra de Deus. Érica de Andrade ao escrever nesta semana fala que ao ler a Bíblia sabemos “Exatamente” o que o Criador pensa. Concluímos que o Senhor Se utilizou da inspiração do pensamento para transmitir Sua vontade.
Agora, como reconhecer o profeta de Deus em nosso tempo? Confira o teste que o Robson menciona, no comentário de quinta-feira, para analisarmos se um profeta é verdadeiro. Nós Adventistas do Sétimo Dia reconhecemos que o Senhor escolheu a profetisa Ellen G. White em nossos dias. Analisando seus escritos ela passa no teste, como fidedigna mensageira de Deus. Os que buscaram e buscam pesquisar seus textos e sua vida são convencidos pelo Espírito Santo que ela é a mensageira do Senhor.
Alguns críticos consideram que o fato de Ellen White utilizar assistentes literários a torna falsa profetisa. Contudo, se essa consideração estiver correta o que dizer de Paulo e Jeremias, que também tiveram assistentes. Essa acusação é falsa e sem fundamento. A Bíblia relata que Jeremias contou com a ajuda de Baruque (Jr 36:1-4) e Paulo obteve auxílio de Tércio (Rm 16:22), logo, Deus permite os assistentes.
Outro ponto que alguns se apegam para condenar os escritos de Ellen White são as citações de outros autores que ela faz uso. A Bíblia mais uma vez revela o que devemos crer. Em Lucas 1:1-4, Lucas pesquisa nas fontes históricas e literárias para escrever, sem dúvida, guiado pelo Espírito Santo. O conselho do jovem Felipe de Menezes é prudente, ele escreveu que é preciso pedir o entendimento de Deus, por meio de Seu Santo Espírito para obter esclarecimento tanto da Bíblia como do Espírito de Profecia. Essa é a iluminação de Deus.
Amigos, hoje temos meios para investigar, pesquisar e verificar se algo que nos dizem é verdade. Te Convido a estudar sobre os textos que a mensageira do Senhor escreveu e conferir como o nosso Deus a usou. Mas preciso frisar que aquele que ignora ou rejeita a mensagem de um profeta ou profetisa terá conseqüências eternas, pois rejeita a vontade Deus. Isso não sou eu quem diz é o próprio Deus - II Cr 36:15-17, leia ainda hoje. Fique antenado!!! E até a próxima Sexta!!!
Lene Teixeira Salles
Antenado às Verdades de Deus! - Sex.30/01
Inspiração e o livro de Lucas - Qui. 29/01
Ao escrever seu evangelho, Lucas não foi inspirado através de sonhos ou visões, mas investigou sobre a vida de Jesus com outras pessoas (certamente inspiradas pelo espírito santo) Lucas 1:3. Dessa forma tinha convicção que escrevia de acordo com a vontade de Deus.
Lucas não foi o único a receber informações de outras pessoas para escrever, mas Paulo também menciona em Atos 17:28 o poeta ciliciano Aratus, que era um autor pagão.
A profetisa Ellen White usou outros livros como fonte de inspiração, no qual a intenção não era citar o escritor do livro, mas sim a declaração feita e pronta sobre o assunto.
Talvez meu querido jovem, você já tenha se perguntado, tantas pessoas diferentes escreveram a Bíblia e ela foi copiada e recopiada, escrita em tantas versões, será que não cometeram erros nestes processos?
Vejam o que diz a serva do Senhor no pensamento abaixo:
Alguns nos olham seriamente e dizem: ``Não acha que deve ter havido algum erro nos copistas ou da parte dos tradutores? “Tudo isso é provável, e a mente que for tão estreita que hesite e tropece nessa possibilidade ou probabilidade, estaria igualmente pronta a tropeçar nos mistérios da Palavra Inspirada, porque sua mente fraca não pode ver através dos desígnios de Deus” ( Ellen g. White, Mensagens Escolhidas, v. 1 p. 16).
Pense nisto:
Como esta citação afeta sua fé na exatidão da Biblia?
Deus nos ama muito. Nos deixou a Bíblia e os livros do espírito de profecia para nos relacionarmos com Ele.
Mas algumas vezes temos dificuldades de entendermos a Bíblia ou o espírito de profecia. Se isso acontecer, pense nas idéias abaixo:
(1) orar pedindo a Deus esclarecimento.
(2) considerar o principio envolvido.
(3) considerar o tempo e o lugar em que determinado texto foi escrito e a cultura do autor
(4) Discutir suas conclusões com outros cristãos a quem você respeita espiritualmente.
Uma oração antes de começara a estudar:
``Senhor, abre meus olhos para ver.
Abre meus ouvidos para ouvir Teu Espírito falando.
Abre minha mente para aceitar o que queres que eu entenda. Fortalece minha fé para deixar contigo aquelas coisas que não posso entender”.
E que assim como Lucas, possamos nos tornar investigadores da palavra de Deus, a fim de nos relacionarmos com o nosso Deus, que através da inspiração dos profetas deixou nos escrito o caminho que nos leva a Ele.
Que Deus lhe abençoes!
Um abraço,
Felipe de Menezes Araújo
Levantem-se, Neemias de hoje! Qua. 28/01
Já sabemos que uma das formas que Deus usa para comunicar-se conosco é através dos profetas. Mas, eles nem sempre trabalhavam sozinhos, alguns tinham assistentes, que os ajudavam a escrever e expressar a mensagem de Deus para seu povo. A própria Ellen White necessitava da ajuda de assistentes, entre outros motivos, porque tinha um grau de estudo limitado (estudou apenas até os nove anos) e porque havia uma demanda muito grande de seus escritos.
No passado, pessoas, talvez jovens como eu e você, colocaram-se nas mãos do Senhor e permitiram ser a Sua “pena”. O que estamos esperando para sermos porta-vozes do nosso Deus em nossos dias?
Hoje Ele nos convida a seguir o exemplo de Neemias que, como diz a lição, foi um profeta inspirador. Viu a necessidade do povo de Deus e não conseguiu ficar indiferente. Pôs as mãos à obra e trabalhou incessantemente na reconstrução dos muros de Jerusalém. E seu entusiasmo foi tão contagiante que tomou conta do povo, que decidiu “disponhamo-nos e edifiquemos”.
Assim como Neemias e Ellen White foram escolhidos por Deus para trazer uma mensagem ao Seu povo, é dever de cada um de nós chamar para si a responsabilidade de assumir o papel de “assistente de profeta” e proclamar ao mundo as mensagens do evangelho e da Salvação. Contagiar o mundo com a necessidade de Cristo e a alegria da salvação.
Não é à toa que o título da lição diz “Levantem-se”. Seria porque muitos estão acomodados, “encostados”, desanimados ou até mesmo desacreditados? Levante-se! Não há mais tempo a perder! Cabe a nós, hoje, darmos continuidade à obra que foi começada há séculos atrás pelos profetas. É necessário que falemos de forma clara, para o povo dos nossos dias. O mundo precisa de nós, pessoas que falem a língua deles e que compreendam o momento pelo qual estão passando hoje.
Enquanto estivermos sentados, perderemos grandes oportunidades de testemunhar de Cristo e levar outros à salvação, ou pior, talvez percamos a oportunidade de nossa própria salvação.
Levantem-se, Neemias de hoje!!
“Jesus precisa hoje, sim, de jovens de valor. Sua força solicita para a obra terminar. Levanta-te, empunha, hoje, a bíblia com amor. Proclama a todo o mundo que Jesus irá voltar.
Marcha firme com força e vigor. Sempre conduzindo a palavra do Senhor. Juntos vamos a todos ensinar que Jesus virá mui breve aqui reinar.”
Aline Alcântara
Visões e fenômenos físicos - Ter.27/01/09
Olá Amigos,
2- Tudo que ela diz está de acordo com a palavra de Deus? Isaías 8:19 e 20
3- Ela confessa que Jesus é Senhor e Deus? I João 4:2 e 3
4- Todas as profecias se cumpriram? Deuteronônimo 18:21 e 22
Maranata!
Robson
Inspiração verbal ou do pensamento - Seg. 26/01/09
Inspirar: do latim inspirare. Receber inspiração, sentir-se inspirado. Iluminar o espírito de.
Esta definição diz o que é mais importante na lição desta semana. Os autores (das escrituras ou profecias) têm seu espírito iluminado por Deus. A lição de hoje é muito importante para termos a argumentação correta ao sermos questionados quanto à bíblia ou às doutrinas baseadas nos escritos proféticos de Ellen G. White.
A inspiração de pensamento é o ‘sopro’ de Deus sobre o assunto a ser tratado. Deus aqui não dita aos autores o que exatamente eles têm que escrever, palavra por palavra, e sim qual a mensagem a ser passada. A inspiração é no autor e não nas palavras.
A inspiração verbal é a escolha de Deus de cada detalhe. Ele inspira uma pessoa determinada a escrever literalmente o que Ele quer. Os termos usados expressam corretamente a verdade de Deus.
Sempre quis saber o que Deus pensa. Às vezes peço que Ele me diga, que apareça e me mostre exatamente qual caminho seguir. E Ele o faz! Sim, ele usa alguém que me dá um conselho, uma experiência marcante e claro, sua Palavra. O que tirei de mais valioso hoje foi que, quando queremos saber EXATAMENTE o que Deus tem a nos dizer, é só lermos a Bíblia. Suas palavras são inspiradas por Ele, são os Seus pensamentos.
DOMINGO - Lição 5
A viagem da tinta

- Gente, Gente, Gente!
Esta é uma semana em que estamos mais perto da Volta de Jesus. Como eu sei disto? O estudo da palavra de Deus me faz saber!
Pensemos sobre a Bíblia, Paulo já diz que a “Bíblia é inspirada por Deus”, isto quer dizer que a origem da Bíblia se teve através do Espírito Santo que revelou a verdade e inspirou o processo de escrita para que os profetas escrevessem em harmonia com vontade de Deus. Isto porque a Bíblia é também um livro humano, pois como nós estamos fazendo agora neste blog que registraremos nossas experiências, a Bíblia foi um livro que seus autores registram suas próprias experiências, costumes e tradições do tempo e a cultura das nações. Podemos dizer que a Bíblia também reflete a humanidade de seus autores, que por sua vez deixaram se dominar pelo Espírito Santo de Deus para levar a mensagem de seu Advento e desperta de seu povo.
Quem esta fazendo isso agora? Vemos nações sofrendo suplicando pela paz de anos passados, pessoas comparando as religiões para descobrir a que mais lhe convém, esta duvida leva os descrentes a idéias erradas sobre as Escrituras Sagradas, e até mesmo nos faz duvidar dos dons proféticos de Ellen G. White, que pelo dom de profecia concedido por Deus se deixou usar para que o amor de dEle pelo mundo nos desse coragem e fé para propagar o evangelho.
“A vitalidade das Escrituras Sagradas se deve á vida soprada nelas pelo próprio Deus. A continuidade de seu encanto e de sua adequação para satisfazer cada necessidade humana testifica de sua divina autoria”.(The Seventh-day Adventist Bible Commentary, v7, p.344).
Já percebeu com a Bíblia é um Antigo-atual manual da vida? Em todos os tempos, por todas as gerações a Bíblia foi à mesma sempre, nos ajudando a passar pelas tempestades de nosso dia a dia, ao estudarmos a lição esta semana vamos pensar sobre a inspiração dos profetas, e vamos ser capazes de dizer como resultado: “Sei em quem tenho crido!” (2Tm. 1:12).
Maranata!
Stella Mary Barbosa.