Antenado às Verdades de Deus! - Sex.30/01

A forma com que a Bíblia foi escrita revela o amor de Deus para com o homem. Deus concede aos autores (das Escrituras ou Profecias) o Seu conhecimento levando em consideração a vida destes seres humanos. Como você pode perceber Deus utilizou de suas capacidades, de sua vivência, sua cultura, e até mesmo seus erros e pecados para transmitir Sua palavra. Gostei expressão que a jovem Stella Mary usou “a Bíblia também reflete a humanidade de seus autores, que por sua vez deixaram se dominar pelo Espírito Santo de Deus”.

Reconhecer a presença das características humanas na revelação do Criador é compreender que Ele, Deus, atuou na mente humana levando em consideração a pessoa que escrevia e não a palavra escrita. Poucas vezes Deus Se utilizou da inspiração verbal – As palavras são dadas por Deus, palavra por palavra. Entretanto, observamos que Deus dá ênfase a inspiração do pensamento. Por isso, alguns foram escolhidos. A escolha do mensageiro da Palavra de Deus incluí seu relacionamento com o Pai, pois só assim a atuação do Espírito Santo seria completa. Então a compreensão do mensageiro era a própria Palavra de Deus. Érica de Andrade ao escrever nesta semana fala que ao ler a Bíblia sabemos “Exatamente” o que o Criador pensa. Concluímos que o Senhor Se utilizou da inspiração do pensamento para transmitir Sua vontade.

Agora, como reconhecer o profeta de Deus em nosso tempo? Confira o teste que o Robson menciona, no comentário de quinta-feira, para analisarmos se um profeta é verdadeiro. Nós Adventistas do Sétimo Dia reconhecemos que o Senhor escolheu a profetisa Ellen G. White em nossos dias. Analisando seus escritos ela passa no teste, como fidedigna mensageira de Deus. Os que buscaram e buscam pesquisar seus textos e sua vida são convencidos pelo Espírito Santo que ela é a mensageira do Senhor.

Alguns críticos consideram que o fato de Ellen White utilizar assistentes literários a torna falsa profetisa. Contudo, se essa consideração estiver correta o que dizer de Paulo e Jeremias, que também tiveram assistentes. Essa acusação é falsa e sem fundamento. A Bíblia relata que Jeremias contou com a ajuda de Baruque (Jr 36:1-4) e Paulo obteve auxílio de Tércio (Rm 16:22), logo, Deus permite os assistentes.

Outro ponto que alguns se apegam para condenar os escritos de Ellen White são as citações de outros autores que ela faz uso. A Bíblia mais uma vez revela o que devemos crer. Em Lucas 1:1-4, Lucas pesquisa nas fontes históricas e literárias para escrever, sem dúvida, guiado pelo Espírito Santo. O conselho do jovem Felipe de Menezes é prudente, ele escreveu que é preciso pedir o entendimento de Deus, por meio de Seu Santo Espírito para obter esclarecimento tanto da Bíblia como do Espírito de Profecia. Essa é a iluminação de Deus.

Amigos, hoje temos meios para investigar, pesquisar e verificar se algo que nos dizem é verdade. Te Convido a estudar sobre os textos que a mensageira do Senhor escreveu e conferir como o nosso Deus a usou. Mas preciso frisar que aquele que ignora ou rejeita a mensagem de um profeta ou profetisa terá conseqüências eternas, pois rejeita a vontade Deus. Isso não sou eu quem diz é o próprio Deus - II Cr 36:15-17, leia ainda hoje. Fique antenado!!! E até a próxima Sexta!!!

Lene Teixeira Salles

Inspiração e o livro de Lucas - Qui. 29/01

Ao escrever seu evangelho, Lucas não foi inspirado através de sonhos ou visões, mas investigou sobre a vida de Jesus com outras pessoas (certamente inspiradas pelo espírito santo) Lucas 1:3. Dessa forma tinha convicção que escrevia de acordo com a vontade de Deus.

Lucas não foi o único a receber informações de outras pessoas para escrever, mas Paulo também menciona em Atos 17:28 o poeta ciliciano Aratus, que era um autor pagão.
A profetisa Ellen White usou outros livros como fonte de inspiração, no qual a intenção não era citar o escritor do livro, mas sim a declaração feita e pronta sobre o assunto.

Talvez meu querido jovem, você já tenha se perguntado, tantas pessoas diferentes escreveram a Bíblia e ela foi copiada e recopiada, escrita em tantas versões, será que não cometeram erros nestes processos?
Vejam o que diz a serva do Senhor no pensamento abaixo:

Alguns nos olham seriamente e dizem: ``Não acha que deve ter havido algum erro nos copistas ou da parte dos tradutores? “Tudo isso é provável, e a mente que for tão estreita que hesite e tropece nessa possibilidade ou probabilidade, estaria igualmente pronta a tropeçar nos mistérios da Palavra Inspirada, porque sua mente fraca não pode ver através dos desígnios de Deus” ( Ellen g. White, Mensagens Escolhidas, v. 1 p. 16).

Pense nisto:
Como esta citação afeta sua fé na exatidão da Biblia?
Deus nos ama muito. Nos deixou a Bíblia e os livros do espírito de profecia para nos relacionarmos com Ele.
Mas algumas vezes temos dificuldades de entendermos a Bíblia ou o espírito de profecia. Se isso acontecer, pense nas idéias abaixo:

(1) orar pedindo a Deus esclarecimento.
(2) considerar o principio envolvido.
(3) considerar o tempo e o lugar em que determinado texto foi escrito e a cultura do autor
(4) Discutir suas conclusões com outros cristãos a quem você respeita espiritualmente.

Uma oração antes de começara a estudar:
``Senhor, abre meus olhos para ver.
Abre meus ouvidos para ouvir Teu Espírito falando.
Abre minha mente para aceitar o que queres que eu entenda. Fortalece minha fé para deixar contigo aquelas coisas que não posso entender”.

E que assim como Lucas, possamos nos tornar investigadores da palavra de Deus, a fim de nos relacionarmos com o nosso Deus, que através da inspiração dos profetas deixou nos escrito o caminho que nos leva a Ele.

Que Deus lhe abençoes!
Um abraço,

Felipe de Menezes Araújo

Levantem-se, Neemias de hoje! Qua. 28/01

Já sabemos que uma das formas que Deus usa para comunicar-se conosco é através dos profetas. Mas, eles nem sempre trabalhavam sozinhos, alguns tinham assistentes, que os ajudavam a escrever e expressar a mensagem de Deus para seu povo. A própria Ellen White necessitava da ajuda de assistentes, entre outros motivos, porque tinha um grau de estudo limitado (estudou apenas até os nove anos) e porque havia uma demanda muito grande de seus escritos.

No passado, pessoas, talvez jovens como eu e você, colocaram-se nas mãos do Senhor e permitiram ser a Sua “pena”. O que estamos esperando para sermos porta-vozes do nosso Deus em nossos dias?

Hoje Ele nos convida a seguir o exemplo de Neemias que, como diz a lição, foi um profeta inspirador. Viu a necessidade do povo de Deus e não conseguiu ficar indiferente. Pôs as mãos à obra e trabalhou incessantemente na reconstrução dos muros de Jerusalém. E seu entusiasmo foi tão contagiante que tomou conta do povo, que decidiu “disponhamo-nos e edifiquemos”.

Assim como Neemias e Ellen White foram escolhidos por Deus para trazer uma mensagem ao Seu povo, é dever de cada um de nós chamar para si a responsabilidade de assumir o papel de “assistente de profeta” e proclamar ao mundo as mensagens do evangelho e da Salvação. Contagiar o mundo com a necessidade de Cristo e a alegria da salvação.

Não é à toa que o título da lição diz “Levantem-se”. Seria porque muitos estão acomodados, “encostados”, desanimados ou até mesmo desacreditados? Levante-se! Não há mais tempo a perder! Cabe a nós, hoje, darmos continuidade à obra que foi começada há séculos atrás pelos profetas. É necessário que falemos de forma clara, para o povo dos nossos dias. O mundo precisa de nós, pessoas que falem a língua deles e que compreendam o momento pelo qual estão passando hoje.

Enquanto estivermos sentados, perderemos grandes oportunidades de testemunhar de Cristo e levar outros à salvação, ou pior, talvez percamos a oportunidade de nossa própria salvação.

Levantem-se, Neemias de hoje!!

“Jesus precisa hoje, sim, de jovens de valor. Sua força solicita para a obra terminar. Levanta-te, empunha, hoje, a bíblia com amor. Proclama a todo o mundo que Jesus irá voltar.

Marcha firme com força e vigor. Sempre conduzindo a palavra do Senhor. Juntos vamos a todos ensinar que Jesus virá mui breve aqui reinar.”


Aline Alcântara

Visões e fenômenos físicos - Ter.27/01/09



Olá Amigos,

Muitos ainda dizem que Ellen G. White foi uma endemoniada ou uma “falso profeta“, afirmando que suas visões foram decorrentes de problemas mentais ou clínicos. Ultimamente, recebemos diversos emails de pessoas que retiram trechos de seus escritos para provar que estes não passam de “doutrinas de demônios” e utilizam até mesmo outros trechos da bíblia (I Timóteo 4:1 a 5) para fundamentarem suas teses. Bem, primeiramente, essas pessoas criam pretextos, retirando os textos de seus contextos como assim o fazem com a própria bíblia. Esquecem que muitos textos foram direcionados à igreja local para resolução de um determinado problema. Porém, nós sabemos que pessoas utilizam isso e muito mais (como no caso do livro O Código da Vinci – que o próprio autor criou outro livro, largando-o numa biblioteca para fundamentar o seu) para respaldarem suas convicções e embriagar o entendimento dos até sinceros a palavra de Deus. Há comprovações que o relato bíblico em Daniel e Apocalipse se assemelha ao que Ellen White passou. Testemunhas oculares como Joseph Bates viram e comprovaram que eram realmente visões de Deus ... Mas como comprovar ou até confirmar? Bem, aqui vai uma “regrinha” para ser aplicada em Ellen G. White ou qualquer outro profeta que se levante:

1- Quais são os frutos da pessoa? Mateus 7:15 e 16

2- Tudo que ela diz está de acordo com a palavra de Deus? Isaías 8:19 e 20

3- Ela confessa que Jesus é Senhor e Deus? I João 4:2 e 3

4- Todas as profecias se cumpriram? Deuteronônimo 18:21 e 22

Para aqueles que conhecem a vida e os relatos de Ellen G. White verão que todas as respostas são positivas. Fatos que nos levam a crer e a considerar ela como uma profetiza vinda do nosso Deus para a igreja remanescente dos últimos dias.

Maranata!

Robson

Inspiração verbal ou do pensamento - Seg. 26/01/09


Inspirar: do latim inspirare. Receber inspiração, sentir-se inspirado. Iluminar o espírito de.


Esta definição diz o que é mais importante na lição desta semana. Os autores (das escrituras ou profecias) têm seu espírito iluminado por Deus. A lição de hoje é muito importante para termos a argumentação correta ao sermos questionados quanto à bíblia ou às doutrinas baseadas nos escritos proféticos de Ellen G. White.


A inspiração de pensamento é o ‘sopro’ de Deus sobre o assunto a ser tratado. Deus aqui não dita aos autores o que exatamente eles têm que escrever, palavra por palavra, e sim qual a mensagem a ser passada. A inspiração é no autor e não nas palavras.


A inspiração verbal é a escolha de Deus de cada detalhe. Ele inspira uma pessoa determinada a escrever literalmente o que Ele quer. Os termos usados expressam corretamente a verdade de Deus.


Sempre quis saber o que Deus pensa. Às vezes peço que Ele me diga, que apareça e me mostre exatamente qual caminho seguir. E Ele o faz! Sim, ele usa alguém que me dá um conselho, uma experiência marcante e claro, sua Palavra. O que tirei de mais valioso hoje foi que, quando queremos saber EXATAMENTE o que Deus tem a nos dizer, é só lermos a Bíblia. Suas palavras são inspiradas por Ele, são os Seus pensamentos.


Comece a semana tirando da Palavra de Deus os conselhos pertinentes à Sua vontade. Não perca a chance de receber uma carta dEle especialmente pra você!

Érica de Andrade Bornemann

DOMINGO - Lição 5

Que responsabilidade iniciar o blog e fazer ser tão interessante para q seja de fato acompanhado vamos lá!

A viagem da tinta



- Gente, Gente, Gente!

Esta é uma semana em que estamos mais perto da Volta de Jesus. Como eu sei disto? O estudo da palavra de Deus me faz saber!

Pensemos sobre a Bíblia, Paulo já diz que a “Bíblia é inspirada por Deus”, isto quer dizer que a origem da Bíblia se teve através do Espírito Santo que revelou a verdade e inspirou o processo de escrita para que os profetas escrevessem em harmonia com vontade de Deus. Isto porque a Bíblia é também um livro humano, pois como nós estamos fazendo agora neste blog que registraremos nossas experiências, a Bíblia foi um livro que seus autores registram suas próprias experiências, costumes e tradições do tempo e a cultura das nações. Podemos dizer que a Bíblia também reflete a humanidade de seus autores, que por sua vez deixaram se dominar pelo Espírito Santo de Deus para levar a mensagem de seu Advento e desperta de seu povo.

Quem esta fazendo isso agora? Vemos nações sofrendo suplicando pela paz de anos passados, pessoas comparando as religiões para descobrir a que mais lhe convém, esta duvida leva os descrentes a idéias erradas sobre as Escrituras Sagradas, e até mesmo nos faz duvidar dos dons proféticos de Ellen G. White, que pelo dom de profecia concedido por Deus se deixou usar para que o amor de dEle pelo mundo nos desse coragem e fé para propagar o evangelho.

“A vitalidade das Escrituras Sagradas se deve á vida soprada nelas pelo próprio Deus. A continuidade de seu encanto e de sua adequação para satisfazer cada necessidade humana testifica de sua divina autoria”.(The Seventh-day Adventist Bible Commentary, v7, p.344).
Já percebeu com a Bíblia é um Antigo-atual manual da vida? Em todos os tempos, por todas as gerações a Bíblia foi à mesma sempre, nos ajudando a passar pelas tempestades de nosso dia a dia, ao estudarmos a lição esta semana vamos pensar sobre a inspiração dos profetas, e vamos ser capazes de dizer como resultado: “Sei em quem tenho crido!” (2Tm. 1:12).

Maranata!


Stella Mary Barbosa.