A Integridade do Dom Profético

Muitos ataques são direcionados a veracidade da Palavra de Deus, os incrédulos questionam sua Integridade e de tabela a dos profetas. Integridade vem do latim integritate, significa a qualidade de alguém ou algo ser íntegro( justo, reto, ético,confiável, imparcial). Nosso estudo dessa semana reforça a integridade do dom profético.
Os profetas tinham uma função difícil: de falar o que Deus os revelava. Suas mensagens por vezes eram indesejadas. Vimos o exemplo do profeta Micaías que foi persuadido a dizer o que o Rei Acabe queria ouvir (I Reis 22:13). Como Acabe agiu com a mensagem proferida por Micaías, muitos fazem o mesmo com os escritos de Ellen White, pois desejam palavras favoráveis aos seus próprios prazeres e não a vontade de Deus.
Por não falarem o que as pessoas querem ouvir e sim os preceitos do nosso Criador, os profetas são rejeitados, tal como ocorreu com os profetas do passado vemos acontecer com a profetisa Ellen White.
Você tem dúvida que Ellen é uma profetisa? O apóstolo Paulo te convida a ser como os Bereanos, em Atos 17:11, ele exorta a qualidade deste povo por examinarem as Escrituras ao ouvirem qualquer mensagem, mesmo as proferidas pelo próprio Paulo. Leia os escritos de Ellen e compare se estão de acordo com a Bíblia!
Ellen White não criou nenhuma doutrina nem escreveu adicionais as Escrituras, apenas frisou, reforçou as mensagens já reveladas por Deus. Guiando o cristão a examinar de forma mais cuidadosa a Escrituras Sagradas. Ela usou o assim diz o Senhor, para afirmar que suas palavras eram de origem divina.
Se ainda assim você duvida, te pergunto: Você acredita em tudo o que você ouve ou ler? Quando assiste a um programa de TV, você concorda com todas as informações? Saiba que atualmente, algumas escolas já estudam a necessidade de implantar uma disciplina direcionada a analisar as informações que os alunos têm acesso, matéria Critica de mídia. Se nos preocupamos com as informações temporárias, imagina como deveríamos nos portar diante daquelas que são de efeitos duradouros, e até eterno.
Amigos, desejo que o Senhor ilumine a tua mente ao buscar entender Sua vontade para tua vida. Deus tem usado homens e mulheres para se comunicar com você. Eu creio que você encontrará as respostas que busca se as procurar. Não rejeite a palavra de teu Pai, Ele quer o melhor pra você, Deus te abençoe!!!
Até a próxima semana...

Lene Teixeira





Antigo, mas ainda válido - Qua.25/02

Quando pensamos ou estudamos sobre os profetas, por vezes, até inconscientemente, temos a tendência de pensar que eles sabiam tudo e tinham um conhecimento pleno das questões espirituais.
A lição de hoje vem nos mostrar que não é bem assim. Como tudo na vida passa por um processo de evolução para a melhoria, os profetas também, dia a dia, cresciam espiritualmente. Eles tinham que estudar as escrituras constantemente e prestar atenção aos fatos ocorridos no passado, para compreender as mensagens de Deus, principalmente as relacionadas a fatos que aconteceriam no futuro.
Nem sempre os profetas compreendiam na hora o que Deus lhes apresentava. Por exemplo, em Daniel 8:27, o profeta fica preocupado pois não consegue entender uma visão que recebeu. Essa visão só foi explicada a ele dez anos mais tarde! Isso nos faz entender que os profetas não são oniscientes, Deus é. Temos aprendido que os profetas são mensageiros do Senhor e os atributos de Deus não devem ser transferidos para eles. Através das mensagens de Deus, do estudo de Sua palavra e das experiências e visões que tinham, a espiritualidade dos profetas se expandia, e assim estavam aptos para serem usados por Deus e falarem em Seu nome. O próprio Paulo reconheceu que tinha um conhecimento parcial, e que esse conhecimento só seria pleno quando estivesse com Deus face a face.
Não confunda os dons que Deus dá aos profetas com os atributos dEle mesmo. Só Ele é perfeito e onisciente e devemos pôr à prova aqueles que falam em nome dEle para podermos confirmar se o que eles falam vêm de Deus ou não. Lembrando que o “pôr à prova” não é duvidar e questionar cada orientação dos mensageiros de Deus, mas sim, comparar o que eles dizem com o que as escrituras nos dizem.
Olhando para o passado, podemos ver que Deus usou homens e mulheres de maneiras maravilhosas e surpreendentes para instruir e alertar Seu povo. Devemos estar atentos às mensagens que eles nos deixaram e aos profetas atuais também.
Como foi dito no passado, haveriam muitos falsos profetas nos últimos (nossos) dias. Por isso é importante sermos mais cuidadosos ao colocar os profetas de hoje à prova. E, ao perceber que um profeta é de Deus, por favor, não deixe de lhe dar ouvidos. Deus confiou aos Seus filhos o privilégio e a responsabilidade de levar Sua mensagem a todo o mundo em todas as gerações.
Se Ele confiou, o que impede que eu e você confiemos também? Nossos pastores e líderes não são perfeitos, não sabem tudo e, como nós, estão em busca de um constante crescimento espiritual. Mas desde que eles estejam entregues nas mãos de Deus e cumpram os requisitos de um verdadeiro profeta, é nosso dever dar-lhes ouvidos e seguir suas orientações pois é o que Deus espera de nós.


“ Nós somos jovens de valor, mensageiros do Senhor, prá trazer a este mundo a solução.
Nós não queremos mais falar, sobre drogas e prazer, hoje é tempo de falar do amor de Deus”
Aline Alcântara

... ausentes ...

Prezados Amigos,


No período de 20/02 - 24/02 estivemos em Retiro Espiritual, por este motivo, o Blog está sem atualização.

A partir do próximo dia atualizaremos com os resumos da lição!

Não deixe de acompanhar. Seu acesso é muito importante para nós, mas lembre - se, muito mais do que importante pra nós é importante pra você e seu enriquecimento espiritual!

Agradecemos a compreensão!

Fique com Deus...

Um abraço,

Seus amigos da Classe Jovem de S Miguel Paulista

Autenticando um profeta - Qui.19/02


D urante os primeiros 2.500 anos da história da humanidade, não tínhamos nenhum tipo de revelação escrita. Aqueles que haviam aprendido de Deus, falavam de seu conhecimento a outras pessoas e isso foi passando de geração em geração.
O trabalho das revelações inspiradas escritas em livros começou com Moisés e este trabalho prosseguiu ao longo de um espaço de 1600 anos, até João, a quem coube registrar as mais sublimes verdades do evangelho.
A Bíblia foi escrita por mãos humanas, em um variado estilo e diferentes livros, mas fora totalmente inspirada por Deus (2Tm 3:16). Assim, conhecemos os profetas, cujos livros estão no cânon bíblico, que foi escolhido como regra de vida e fé para o povo de Deus. Mas, existem outros profetas que são chamados de extracanônicos, os quais escreveram livros, mas não foram escolhidos para estarem na Bíblia. Eles também tinham autoridade, Natã, por exemplo, repreendeu Davi, e ele não questionou sua autoridade. Ellen White pode ser comparada aos profetas extracanônicos, mas é importante lembrar que a autoridade máxima é a Bíblia, Ellen White é a luz menor que nos ajuda a entender a luz maior.
Meu querido jovem você pode orar incessantemente, podemos ir aos cultos, ter cargos na igreja, ler a lição da escola sabatina, mas se não lermos a palavra de Deus, teremos uma comunhão precária.
Nós aprendemos que as bênçãos de Deus são condicionais ao nosso compromisso com Ele. Quais compromissos diários temos assumido com Deus? Como tem sido nossa relação com Deus através do estudo da Bíblia?
Trabalhamos oito horas por dia, passamos mais quatro horas na faculdade, três horas no trânsito e porque não conseguimos ler a Bíblia por vinte minutos?
Deixamos de apreciar o caminho da felicidade, o segredo do sucesso, o caráter de Cristo, as advertências aos nossos erros, as mudanças que precisamos fazer, e assim passam as semanas, os anos e continuamos em busca da felicidade e nunca a encontramos.
Quer ser feliz? Quer ter paz?
Estude a Bíblia!
Nela encontramos a cura para as enfermidades modernas de nossa sociedade, depressão, stress, cansaço da alma e o medo de tomar decisões.
Jesus disse que Ele é o caminho, a verdade, e a vida. Por qual caminho temos andado? Estamos andando no caminho que nos leva ao céu? Ou no caminho que nos leva a perdição?
Costumamos ler a Bíblia nos sermões quando nos dão as passagens para acompanharmos a leitura, costumamos ler a Bíblia para estudarmos a lição, mas dificilmente estudamos para conhecer mais a Jesus, só iremos conseguir forças para sermos jovens de sucesso se passarmos tempo de qualidade com Jesus, estudando diligentemente sua palavra, orando, louvando, aceitando as autoridades dos profetas e praticando em nossa vida.
A autoridade que precisamos para vivermos neste mundo, para pregarmos o evangelho, para advertir o mal se encontra nas escrituras.


Seja um jovem de poder, seja um jovem de valor, seja um jovem de Jesus... Estude a palavra de Deus.


Um abraço!


Felipe de Menezes Araújo

Por que crer nos profetas? - Qua. 18/02

A autoridade dos representantes de Deus é indiscutível, ou, pelo menos, deveria ser. Infelizmente, desde os tempos bíblicos e até os nossos dias, a autoridade dos profetas é questionada. Seria porque Deus não escolheu os mais ricos, mais famosos, mais cultos e influentes para trazer sua mensagem? E se fosse assim, o povo creria? Você creria?
Tudo o que os profetas de Deus falaram é digno de crédito pois tudo vinha de Deus. Acho que justamente por isso eles eram, e ainda são, tão questionados. Dificilmente uma pessoa gosta de ouvir a verdade, ainda mais quando esta condena seus atos. Imagine só, você fez faculdade, tem um bom emprego, é uma pessoa influente na comunidade em que está. Um belo dia chega uma pessoa pobre, analfabeta, desempregada e vestindo roupas humildes. Essa pessoa começa a falar da sua vida e aponta seus pecados e a solução para eles. Você se importaria? Acreditaria mesmo que ele dissesse que havia recebido uma visão de Deus?
E quando o pastor da sua igreja vai lá na frente e prega contra as vaidades, o sexo antes do casamento, o cinema, certas formas de entretenimento, isso faz alguma diferença na sua vida? Precisamos ser humildes e aceitar a vontade de Deus para nossa vida, ainda que não seja a nossa vontade. E se for necessário Deus enviar um representante para nos alertar, precisamos ter a mesma humildade para ouvir e aceitar.
Acredito que tanto quanto Deus usou Jeremias, Daniel, Isaías e outros para falar suas verdades ao Seu povo, Ele usa os pastores e demais líderes da igreja para nos transmitir a Sua mensagem. Cabe a nós acreditar e valorizar as suas advertências da mesma forma como cremos nos escritos de Ellen White e na própria Bíblia.
Nem todas as pessoas estão dispostas a seguir os conselhos dos profetas/pastores. Vale lembrar que os verdadeiros profetas não falam por si mesmos, mas são porta-vozes de Deus, escolhidos, ungidos e separados por Ele. Tudo o que eles nos dizem deve ser levado muito a sério pois é Deus falando!
Deixemos de lado os preconceitos, os defeitos e falhas, afinal, quem é perfeito? Não há um profeta que seja perfeito mas até as imperfeições Deus usa para nos trazer grandes lições. Enquanto desperdiçarmos nosso tempo colocando a humanidade à frente do que o poder de Deus pode fazer, perderemos os recados de Deus para nós. Não se esqueça, Apocalipse 1:3 diz: “Bem aventurado aquele que lê, e os que ouvem as palavras desta profecia e guardam as coisas que nelas estão escritas; porque o tempo está próximo”. Parece que Deus já previa que alguns não se importariam e até criticariam e zombariam Seus mensageiros, por isso, alertou-nos a ler, ouvir e guardar as profecias, porque o tempo está próximo. Está próximo o tempo em que viveremos pela fé naquilo que estudamos e ouvimos, portanto, convido você hoje a não duvidarmos dos mensageiros de Deus e, na medida do possível, auxiliá-los em seu ministério.
“O mundo nunca foi deixado sem testemunhas do grande poder de Deus para salvar do pecado. E nas cenas finais da história da Terra, quando a iniquidade tiver alcançado uma altura nunca antes atingida, ainda será possível dizer a respeito do povo remanescente que permaneceu fiel a Deus: ‘Aqui estão os que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus’ (ARC)” (Ellen G. White, Review and Herald,24 de julho de 1913).


“ Fala à minh’alma oh Cristo, fala-lhe com amor,
segreda com ternura, Eu sou teu Salvador.

Faze-me bem disposto, para Te obedecer,

sempre louvar Teu nome e dedicar-Te o ser.”


Aline Alcântara

A bíblia, a palavra de Deus - Ter. 17/02

A bíblia, a palavra de Deus é algo surpreendente. Você pode ler o mesmo versículo todo mês, mas este sempre irá trazer um significado diferente na sua vida para aquele momento. Sabe por quê? Pois a palavra de Deus é viva! Muitos dizem que é antiquada, ultrapassada e até mesmo com partes (VT) sem valor. Mas eu pergunto: como pode um livro falar com tamanha intensidade aos nossos dias como falou duzentos anos atrás ou a mil anos atrás? Eu gosto de dizer que a palavra de Deus é atemporal! Não possui limitação de tempo. É a autoridade suprema de Deus aqui na terra, pois nela possui o Seu caráter impresso em cada palavra, em cada ação, em cada história e em cada conselho.

Rejeitar essa palavra é a mesma coisa de rejeitar a própria voz de Deus. E muitos estão sofrendo os males deste mundo, pois negligenciaram a Sua palavra. Ouviram os conselhos do próprio coração e entraram em verdadeiros becos sem saídas desta vida. Mas a palavra de Deus é forte para quebrar muros ou colocar saídas nestes caminhos. Muitas vezes as saídas não estão à frente e nem nos lados, mas estão acima de nós, no próprio Deus. E pela fé criam-se portas invisíveis de luz no meio da escuridão para iluminar os caminhos escuros e aliviar a angústia dos corações apertados.

Mas como pode palavras assim trazer tanta libertação? Pois são palavras de um Deus que tudo conhece… Porém, a mesma palavra que traz libertação também condena. Assim, como nós hoje temos um advogado supremo, Cristo Jesus, este também um dia se tornará nosso juiz. Atente as palavras de Deus como ensinamentos não apenas para serem lidos, mas também para serem praticados.

“Todo aquele, pois, que escuta estas minhas palavras, e as pratica, assemelhá-lo-ei ao homem prudente, que edificou a sua casa sobre a rocha” Mateus 7:24

A palavra faz você também tomar algumas atitudes: rasgar o coração num espírito de humildade ou queimá-la no fogo da incredulidade. Bem, cabe a nós decidir o destino que cada palavra terá em nossa vida. Deus deseja que seja um destino de paz e felicidade dentro de uma vida eterna. E você? Tem considerado a bíblia como autoridade de Deus e guia para sua vida? Ou apenas um livro qualquer de prateleira aberta em Salmos 91?

Antes de lê-la hoje, peça ajuda de Deus para tornar as palavras vivas dentro do seu coração como brasas, queimando por uma vida de justiça e de ansiedade de encontrar o salvador. E como brasas possam aquecer os corações frios e angustiados para que possamos estar em pé e dizer: Este é o Senhor que tenho aguardado.

Viva a palavra de Deus e a pratique para que seja impresso o caráter de Deus em você …



Robson Teles

A Autoridade da Palavra encarnada – Seg. 16/09


“Jesus, aproximando-Se, falou-lhes, dizendo: Toda a autoridade ME foi dada no Céu e na Terra” (Mt 28:18)


Jesus é a Palavra de Deus encarnada, Ele é o cumprimento da profecia – do plano de salvação; Ele é nosso Salvador! A lição de hoje fala sobre a autoridade que Jesus tinha e demonstrava no tempo em que viveu aqui na Terra.


O Filho de Deus falava com tanta propriedade que as pessoas que o ouviam SABIAM que podiam confiar nEle – era diferente dos escribas! E nós somos assim, não é mesmo? Quando ouvimos alguém falar com propriedade, com certeza do que diz, com coerência, nós paramos e prestamos atenção. Jesus desde criança exalava esse poder, como quando ele estava entre doutores no templo, perdido de seus pais (“...E todos os que o ouviam se admiravam da sua inteligência e das suas respostas” Lc 2:47).

Os Evangelhos relatam que Cristo tinha uma autoridade mais que humana. Ele perdoava pecados (Amém), expulsava demônios, julga o coração do homem, dá a vida eterna. Toda esta autoridade Lhe era concedida pelo Pai. Tudo o que Ele fazia, incluindo os milagres, era TUDO feito em DEPENDÊNCIA E COOPERAÇÃO com o Pai. Mas Ele tinha autoridade absoluta, deu poder aos discípulos e no dia final, Ele julgará a todos!


Ainda sobre autoridade, há uma coisa importante a ser dita. A pergunta para reflexão da lição nos fez pensar sobre os tipos de autoridade de hoje e sobre como está ‘na moda’ questioná-las. Falamos da autoridade dos pais (isso é mandamento – Honrar pai e mãe); professores, diretores, gerentes, prefeito, governador, etc. O espírito de profecia nos diz para respeitarmos as autoridades. Nós, como cristãos Adventistas do 7º dia, temos que respeitar as autoridades, desde que ao obedecermos não passemos por cima da autoridade maior que é a vontade e a Lei de Deus.


Como falar mais sobre a autoridade de Jesus? É inquestionável! É fantástico! A vontade que nos dá é de estar lá e poder presenciar todas essas manifestações de poder e de autoridade! Mas a fé é acreditar no que não vemos, certo? E cremos em Cristo e que toda a autoridade que Ele tem sobre ventos, demônios, doenças, Ele tem sobre nossa vida! Você crê nisso? Qual a autoridade que Ele tem sobre você? Sobre seus medos, suas incertezas, seus planos de vida?


Jesus ensinou muito no seu tempo aqui e temos acesso a todo esse conteúdo enriquecedor. Tomemos por base as palavras da autoridade encarnada hoje, nesta semana que ainda está no início.


Obedeçamos a Jesus, e deixemos Ele exercer toda Sua autoridade sobre TUDO que nós somos!


Alexandre Anjos e Érica Bornemann

Às vezes precisamos de um Profeta - Dom.15/02

Neste Sábado tivemos um bate papo maravilhoso em nossa J.A com o lançamento do programa “Fala Sério!”, recebemos muitos conselhos de nossos Pastores, isto me fez pensar em quanto necessitamos dos profetas, Deus usava-os como porta-voz para fazer o povo saber o que precisava ser feito e qual seria o resultado se eles não ouvissem àquelas profecias. Mas, como sempre tem alguém do contra, estas pessoas desconsideravam o que os profetas diziam, e as conseqüências sempre foram desastrosas como, por exemplo, o dilúvio, ainda podemos destacar as pessoas que procuraram a feitiçaria para descobrir a vontade de Deus, como fez Saul.
Em algum momento de nossas vidas consciente ou inconscientemente já nos perguntamos: “Deus esta interessado? Será que Ele realmente se importa?” Podemos dizer em coro: É claro que sim! , tanto que seus profetas sempre nos guiaram aos interesses de Deus, assim diz o Senhor em sua palavra.

Muitas vezes ainda, duvidamos das profecias e dos próprios profetas, e nos perguntamos: Por que deveríamos acreditar neles? O que os faz serem realmente autênticos profetas?Permanecer firme, por quê?
Ao logo desta semana através do estudo da lição teremos todas as respostas às estas perguntas. Por isto: ”Não desprezem as profecias. Examinem tudo, fiquem como que é bom” (1Ts 5:20).

Stella Mary!

Vamos entender... Sex.13/01


Para início de conversa precisamos compreender que a vida de um profeta nunca foi fácil. Entender isso determina o quanto devemos respeito a esses homens e mulheres de Deus.
Para exemplificar a vida de difícil de um profeta podemos citar o profeta Jeremias que foi surrado a mando de Pasur, filho do Sacerdote Imer que também era presidente na Casa do Senhor (Jer 20:1e2). Este profeta foi chamado por Deus para repreender o povo de Deus que vinha cometendo pecados horríveis. Imagine este cenário. Um Homem de Deus trazendo a verdade e acaba sendo espancado, surrado pelo Sacerdote. Duro de agüentar, não? Mas isso não ocorreu somente com Jeremias, vemos que no Ministério profético de Ellen White situações semelhantes também aconteceram. Ela teve que enfrentar doença, pobreza, teve de enterrar dois filhos jovens dos quatro que teve, perdeu esposo, e não poderíamos esquecer que Satanás tentou destruí-la várias vezes.
Saiba que o Diabo não se preocupa muito em atacar quem já é dele. Porém, quem segue a Deus ele não poupa esforços. Agora, imagine um profeta que leva a mensagem de Salvação. Seja no sentido de ter sonhos e visões ou no de ensinar a palavra de Deus. Ele não sossega. Contudo, não se deve ter medo do inimigo. O próprio Jeremias apesar de ser e apanhar continuou fiel ao seu chamado. Ele sabia que venceria porque Cristo viria e venceria. Ellen White, mesmo diante de tantas dificuldades, ao findar de sua vida disse: Eu sei em quem tenho crido!
O que motivava essas pessoas deve ser também o nosso combustível. Com os olhos da fé olhavam além e sabiam que nada poderia se comparar com as coisas maravilhosas que Deus lhes daria como recompensa. Temos o dever de ter essa fé em Deus em função dos registros que Ele nos deixou sobre esses heróis da fé.
Se já é maravilhoso ser vencedor, imagine sermos mais do que vencedores (Rom 8:37). O problema é que muitos por causa de um simples pecado, simples desentendimento, um olhar atravessado abandonam a Salvação e ainda chegam a pensar que serão salvos depois. Ora, se você não agüenta as pequenas provas do presente como vai suportar as duras provas do futuro? Ser fiel agora pode determinar sua salvação logo mais. Em IIPedro 2:20-22 diz que se alguém conheceu o evangelho e o abandonou, era melhor que não tivesse conhecido. Lembrem-se, as dificuldades da vida não determinam nosso fracasso, isso só pode ocorrer por nós mesmos! Diante de situações assim só temos 2 alternativas: se entregar ou reagir.
Portanto, assim como esses profetas que trilharam caminhos terríveis e venceram, você e eu também podemos vencer. Desejo que essa força interior que Deus deu para os servos dele naqueles dias, dê a você e a mim também.

Pregando o evangelho

Em Salmos 27:1 vemos que Davi mesmo tendo guardado a Lei afirma ser o SENHOR a sua Salvação. Aqui não existe contradição entre Lei e Graça. Pois o SENHOR é a Salvação e é ela que produz um coração transformado e obediente. Perceba que no AT o plano da Salvação já era revelado. Em Gen 3:15 para Adão e Eva, depois a Abraão e a todo povo de Israel por do sistema de sacrifícios.
De maneira pedagógica Deus se utilizava do ritual do santuário para ensinar os agricultores, camponeses e outros que um dia alguém morreria pelos pecados deles. O cordeiro simbolizava Cristo (Jo 20:9), o sacerdote simbolizava o Sacerdote Jesus (Heb 8:1 e 2). Tanto o cordeiro como o Sacerdote são personagens centrais no AT nos ensinando a importância da Salvação. E os profetas se utilizavam destes ritos para ensinar que a Salvação é pela Graça.
Por meio do cordeiro se via a necessidade de um substituto, por meio do sacerdote a certeza que no futuro todos teriam um intercessor. Deus é e sempre foi muito pedagógico, muito didático!
E o evangelho foi pregado desde o AT. E no NT não foi diferente. Em Apo 13:8 vemos que Cristo é o cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo. Aqui temos a essência da mensagem do evangelho – a morte planejada de Cristo.
Paulo fez a mesma coisa que João. Em I Cor 2:2 afirma Cristo é o centro de suas mensagens mesmo em meio as doutrinárias. Portanto, a primeira missão de um profeta verdadeiro é Falar de Jesus Cristo.
Note que Ellen White teve essa característica importante. Em seus escritos fez cerca de oito mil referencias ao evangelho e cerca de seis mil referencias específicas ao sacrifício dEle na Cruz. Isso nos ensina que, assim como Paulo, Ellen White também teve Cristo como centro de suas mensagens. Isso nos faz lembrar a famosa frase de Strong “Todo Sermão deve ser uma avenida que conduz a Jesus Cristo”. E Ellen White completa dizendo “O sacrificio de Cristo visto como pagamento ou expiação pelos nossos pecados é a grande verdade em torno da qual as outras se agrupam”. Perceba então que uma das primeiras funções do trabalho do profeta é exaltar a pessoa do SENHOR Jesus Cristo.


Nos vemos Sábado às 8:45 - Estamos Juntos!!!

Que Deus Te Abençõe!

Pr. Alexander Salles

Predizendo o futuro


Antes que o pecado entrasse no mundo, Adão vivia em plena comunhão com seu Criador. Entretanto após o pecado o homem perdeu este privilégio. Através do plano da Redenção, foi aberto um caminho onde eu e você pode ter acesso ao céu.
É sobre este caminho que nos foi deixado, que estamos estudando neste trimestre, Deus tem Se comunicado através das revelações feitas a Seus servos escolhidos: “Homens santos falaram da parte de Deus, movidos pelo Espírito Santo” (2 Pe 1;21).
Quando pensamos em profetas e no que eles fazem a primeira coisa que nos vem à mente são as predições. Como descobrimos, existe muito mais no trabalho de um profeta do que predizer o futuro. Eles também pregam o evangelho, guiam o povo de Deus, repreendem o pecado, comunicam a vontade de Deus e muito mais.
Mas a função principal de um profeta não é predizer acontecimentos futuros e sim se colocar nas mãos de Deus a fim de se tornar Seu porta-voz. Ele deve dizer aquilo que Deus diria Se estivesse entre o povo, ou seja, comunicar Sua vontade em toda e qualquer circunstância. Em face às necessidades, os profetas deveriam trazer orientações pessoais, familiares, coletivas.
Existem algumas profecias Bíblicas que foram profetizadas e já se cumpriram Isaías profetizou cerca de 150 anos antes, que o rei Ciro seria o libertador de Israel e reconstruiria o templo de Jerusalém. Jeremias predisse a duração do cativeiro babilônico; e Daniel predisse o tempo do aparecimento do Messias, quase seiscentos anos antes de Jesus nascer.
A serva do Senhor, Ellen White nos deixou livros onde encontramos detalhes sobre os acontecimentos do futuro, sabemos que muitos já estão acontecendo, e isso é sinal da VOLTA DE JESUS.
Temos nos preparado para este encontro com Jesus? Temos estudado a Bíblia e as profecias?
Na quinta-feira da semana passada, estava almoçando e ao meu lado tinha um senhor já de certa idade, estava apenas tomando um refrigerante, quando por um descuido esbarrou no copo, derramando refrigerante por toda mesa. Ele falava bem baixinho, me pediu desculpas e eu disse que não tinha problema, que acontece com qualquer um. Ele continuou pedindo desculpas pelo transtorno e que pagaria meu almoço. De forma alguma respondi, foi um acidente. Começamos a conversar, e então ele disse:
- Percebo que você é uma boa pessoa, tem uma boa família, tem uma vida complicada porque trabalha e estuda, pela sua postura e pelos seus traços sei que você é uma boa pessoa, não me pediu nada, mas quero pagar seu almoço, pois são pessoas assim que temos que ajudar.
Ele não me conhecia, nunca tinha me visto, mas mesmo assim me aconselhou e percebeu através da postura e das atitudes que eu era uma boa pessoa.
Muitas vezes falamos que precisamos pregar o evangelho, enquanto as pessoas que estão ao nosso redor se querem notam em nós alguma diferença.
Está faltando compromisso com Jesus de nossa parte, vivemos uma vida de egoísmo, avareza, inveja, paixões, desejamos alcançar status, enquanto deixamos de nos preocupar com milhares de pessoas que precisam não só ouvir a mensagem, mas que precisam ver as atitudes de jovens que permitam serem usados pelo Senhor.

Limpe-se! Liberte-se de todo pecado!
Deus só irá te usar, se você primeiro permitir, feche os olhos e acredite no que Deus pode fazer em sua vida. Se estivermos em pecado, Deus não poderá nos usar.
Prepare-se para receber a chuva serôdia! E que possamos ser conduzidos pelas mãos do nosso Criador.
Deus lhe abençoe!

Felipe Menezes Araújo

A importância dos Profetas - Qua.11/02

Há algumas semanas atrás, recebi um e-mail que me chamou muito a atenção. Uma colega que fez faculdade comigo, evangélica de outra denominação, escreveu para toda a nossa turma contando sobre um sonho que ela teve, no qual Deus dizia que ela deveria falar dEle para todas nós. Ela expressou estar muito emocionada por causa do sonho e determinada a falar de Jesus. Ela escreveu muitos versos e outras coisas bonitas sobre Deus, sobre o céu e sobre a salvação. Fiquei um tanto chocada ao ver que ela estava fazendo exatamente o que eu deveria ter feito há muito tempo. Depois disso, vi que na minha caixa de entrada ainda havia outro e-mail dela, só que restrito a algumas pessoas, apenas os evangélicos. Nesse e-mail, ela nos pedia ajuda para falar de Deus para as outras colegas e demonstrava grande preocupação com a salvação de cada uma, ou pelo menos, em fazermos a nossa parte levando a mensagem.

Nem preciso dizer o quanto fiquei mexida com tudo isso. Afinal, estudamos juntas por três anos e há dois anos nos formamos e nosso contato ficou escasso. Cinco anos se passaram e o que eu fiz pela salvação de minhas colegas? Foi necessário outra pessoa, de outra fé, se levantar e me motivar a falar de Jesus para elas! Confesso que senti até um pouco de vergonha. Penso que se os jovens de nossa igreja tivessem metade da coragem e determinação que ela em levar a palavra, toda a comunidade ao nosso redor estaria evangelizada!
Deus se comunicava com seus profetas e cada um tinha uma forma de transmitir essa mensagem para o povo. Por vezes através de um discurso, outras vezes através de conversas particulares, sermões, parábolas, escritos etc.
Por essa atitude de Deus, podemos perceber o quanto Ele valoriza e confia no ser humano, a ponto de dar a nós essa missão tão importante que é levar a Sua mensagem ao mundo. Ele confiou a homens e confia a nós essa tarefa de representá-lo e falar por Ele. Por isso é tão necessário darmos o devido crédito para os escritos que eles nos deixaram. Quantos livros do Espírito de Profecia você já leu? Você conhece a fundo a vida e as obras dos principais profetas?

Noé foi um profeta que pregou durante 120 anos e foi desprezado. Quando resolveram dar valor ao que ele dizia, era tarde demais. Será que estamos agindo como esse povo? Desprezando as mensagens de Deus e seus profetas e apegando-nos cada vez mais a esse mundo? Cuidado! Há em nosso meio um grande número de pessoas que estão tão ligadas ao mundo que não se sensibilizam nem se importam com a vontade de Deus. Tudo é normal “nada a ver”, inofensivo .... e assim o inimigo vai tomando conta. Temos uma forte tendência de criticar nossos líderes, questioná-los e até mesmo duvidar deles. Ele foram escolhidos por Deus, e devemos ter em mente que estão sendo usados por Ele também.


Se continuarmos neste caminho, quando menos percebermos, Jesus voltará, e nós vamos ficar. Vale a pena perder o céu por causa de algo que “não tem nada a ver”? Por causa de um namorado, uma amizade, uma vaidade, ideologias ou por negligenciar as mensagens/os mensageiros de Deus para nós?

É tempo de valorizarmos as instruções que foram deixadas pelos profetas e, como estamos repetindo a cada semana, assumir essa responsabilidade HOJE. Deus nos confiou e nos privilegiou com essa importante missão. Não deixemos que as “pedras” nos tirem essa honra. Vamos contar-lhes a verdade e proclamar a mensagem de salvação a todos ao nosso redor!

“ Vamos dar a mensagem ao mundo, proclamar a história da Cruz. História de amor e graça, história de paz e luz. Pois Jesus, nosso Rei, em breve voltará Rei dos reis, Senhor! Virá Seu reino de luz fundar, um reino de paz e amor.”


Aline Alcântara

O Caminho! Ter.10/02


Somos nós hoje chamados e levantados para proclamar uma mensagem especial, uma mensagem de Deus. Devemos levantar as nossas vozes como atalaias para anunciar as palavras que provém do trono da graça para edificação, advertência e repreensão. “A ti, pois, ó filho do homem, te constituí por atalaia sobre a casa de Israel; tu, pois, ouvirás a palavra da minha boca, e lha anunciarás da minha parte.” Ezequiel 33:7. Somos chamados para sermos estes porta-vozes, assim como foram os profetas no passado.


O mundo está entregue aos balaítas, o povo cogita entre dois pensamentos, servem a dois senhores e onde estarão os profetas do Senhor? Será que presos aos bancos de madeira, ouvindo somente a sermões? Será que dormindo nas horas sagradas? Será que tímidos ao proclamar o evangelho? Levantem-se mensageiros de Deus! Para proclamar a verdade, para endireitar os caminhos do Senhor, para advertir do pecado, a fim que haja salvação nas casas onde esta mensagem for aceita. “De sorte que somos embaixadores da parte de Cristo, como se Deus por nós rogasse. Rogamo-vos, pois, da parte de Cristo, que vos reconcilieis com Deus.” 2 Coríntios 5:20

Mas para aquele que profere é importante também ouvir. Deus levanta pessoas para nos auxiliar na caminhada rumo à cidade celestial. Você já recebeu algum repreendimento? Qual foi a sua atitude? Lembre-se que o pastor é o ungido de Deus, o ancião/diácono, o consagrado, o diretor do departamento, o chamado, e o seu verdadeiro amigo, a pessoa que te quer muito bem. Então, ouça atentamente as palavras de advertência e repreensão, com um espírito de humildade, para receber verdadeiramente a mensagem de Deus.

Muitos estão pelo mundo e muitas vezes dentro da própria igreja, cambaleando pelo caminho, pensando que chegarão ao fim mesmo que se arrastando. Essa não é vontade de Deus. Deus quer pessoas que façam a diferença, que anunciem a Sua verdade, que caminhem como verdadeiros embaixadores de porte nobre e cabeça erguida, vislumbrando sempre a Jesus a sua frente.

Muitas vezes chegamos às margens perigosas do caminho, mas o bom pastor usa do seu cajado, através de sonhos, visões, advertências e repreensões para nos tirarmos do perigo. Deus sempre ajudará a seu povo no caminho da verdade ("Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim." João 14:6).


Entregue hoje a sua vida nas mãos de Deus, ouça atentamente a Sua advertência com um espírito de humildade e que Deus alumie o nosso caminho, nos trazendo novamente para o trilho que nos levará à Canaã celestial.



Robson Teles

Guiando o povo de Deus – Seg. 09/02


Uma organização é uma combinação de esforços individuais que tem por finalidade realizar propósitos coletivos. Por meio de uma organização torna-se possível perseguir e alcançar objetivos que seriam inatingíveis para uma pessoa. Uma grande empresa ou uma pequena oficina, um laboratório ou o corpo de bombeiros, um hospital, uma igreja ou uma escola são todos exemplos de organizações. A organização em qualquer grupo de pessoas é fundamental.

Os pioneiros da Igreja Adventista lutaram por muitos anos para conseguir uma estrutura para a realização do trabalho de Deus. A lição de hoje conta que muitas pessoas saíam pra pregar os ensinos de Deus. Mas, como não tinham base (intelectual, financeira, etc.) as heresias prosperavam.

Deus sempre se mostrou muito preocupado com o seu povo, em todos os tempos. Desde 1863 até hoje podemos ver uma igreja com uma associação organizada e que tem se organizado cada vez mais. Todos os nossos pastores são formados e dedicam seu tempo em prol da missão de levar a mensagem do evangelho e manter a ordem no templo de Deus. Assim, diminuímos o grande problema que havia de pessoas despreparadas subirem ao púlpito para falar qualquer assunto e trazer heresias à igreja.
Não era só isso que Deus se preocupava, Ele se preocupava também com a pureza doutrinária, com uma das grandes instituições que é a família, com a imoralidade e a apostasia da fé, como os discípulos alertaram.
Temos uma vantagem muito grande de participar de uma igreja organizada. Como o povo escolhido de Deus podemos nos sentir privilegiados por termos numa mesma igreja, ajuda para a família – Ministério do Lar e família; para a mulher – Ministério da Mulher; para as finanças do cristão – Ministério da Mordomia; para as crianças, os idosos, a música, etc. A Igreja Adventista é completa, e de acordo com a preocupação da ordem de Deus para com seu povo.

Ellen White escreveu em 1854 sobre esta falta de ordem. “Há ordem no Céu”. Esta frase ecoou em minha mente hoje. Por que em nosso trabalho fazemos tudo muito bem feito, cumprimos prazos, respeitamos a hierarquia, e às vezes nos comportamos diferentemente no serviço cristão? Por que os cultos começam atrasados, o responsável pela música, ou pela pregação, ou pela carta missionária não comparece? Por que as programações não respeitam o calendário oficial do ancionato? Vamos pensar que se HÁ ORDEM NO CÉU, porque aqui na Terra, na Casa de Deus, a ordem não é tão perfeita...

Levemos esta lição, nesta segunda-feira... Você deixa de preencher as planilhas da vida profissional? E a lição da escola sabatina?

O privilégio de estarmos numa igreja de ordem é inversamente proporcional ao quanto desta ordem assimilamos para nossa vida espiritual.


Alexandre Anjos e Érica Bornemann

Onde Há Visão – Lição 07

- Gente, Gente, Gente!

Vivemos num tempo em que estamos no meio do fogo cruzado entre a imortalidade religiosa e a esperança de uma nova vida. Estamos em uma das melhores cidades do Brasil, com suas esplêndidas inovações tecnológicas, a vida melhorou muito. Contudo, a apostasia esta entrincheirada, e sob o guarda-chuva da adoração, satisfazemos nossa necessidades pessoais.Com toda esta desobediência a Deus e falta de confiança nEle, é que estamos sendo esmagados e levados ao desespero a medida que a crise econômica se torna mais evidente, o abismo entre ricos e pobres começa a ficar cada vez mais largo, Deus ainda olha com piedade para seus filhos.

Foi então elaborado um plano para firmar amizades, fazer novas, para sermos fiéis ao estudo de sua palavra e nos dedicarmos à oração para haver transformação de vidas. Esse plano era luz, diria até que uma enorme benção!

Este Blog, o blog da Classe Jovem de São Miguel Paulista é o plano de Deus que leva a mensagem de esperança e nova vida. A principio, parecia uma tarefa difícil, talvez impossível para alguns, (para mim foi!) eu, você, seres cheios de pecado e imperfeições, Ele capacitou, e ungi, guiou para tal tarefa, mesmo sofrendo os assaltos de Satanás, Deus intervem em nossas vidas e nos faz honrar seu compromisso com Ele, assim como fez com os Profetas e com sua mensageira Ellen White.


“O Senhor usou um Profeta para tirar Israel do Egito, e por meio de um profeta cuidou dele”. (Oséias 12:13)

Deus também cuidará de mim e de Você!
Pode Confiar!!


Stella Mary Barbosa

Vê tudo e retém apenas o que é bom!


Aprendemos nas situações que:

Quando vejo vermelho no semáforo, sei que não posso seguir...

Ao ver uma placa de pare, paro mesmo...

A minha mãe me ensinou a olhar para os dois lados antes de atravessar a rua... Além do conselho de não aceitar doces de estranhos...

Ao mesmo tempo outras vozes nos dizem:


- Você é jovem, realize o máximo, não perca sua faculdade ou seu trabalho por causa de uma lei que não vale...

- A vida é curta... CURTAAAA!!!!

- Você ainda acredita nisso e vai pra igreja todos os sábados? Ellen White?


Engraçado... logo de cara, mesmo em assuntos diferentes identificamos aqueles que nos levarão para a vida ou para a perdição não é?


Jonas foi intimado por Deus para pregar em Nínive (Jn 3:4) e entendemos que Deus queria destruir a cidade. Conforme o estudo da lição: “a palavra hebraica para “subvertida” vem da mesma raiz da palavra haphak, que também pode ser traduzida como “transformada”, “virada no sentido oposto” ou “arrependida”.* Deus desejava virar a cidade de Nínive no sentido oposto. Ele desejava ansiosamente mostrar a eles uma forma melhor de serem humanos.”


Como hebreu, Jonas tinha um grande preconceito contra os ninivitas por serem inimigos de Israel. Como humano, ele desejava o pior para a cidade e não desejava que a graça de Deus alcançasse um povo tão mau! E apesar de Jonas desejar que a cidade ficasse na pior e fosse destruída por sua justiça humana, a o amor Divino superabundou e a pregação de Jonas mostrou a vontade de Deus àquele povo levando-os ao arrependimento.


Essa é a forma que podemos testar tantas informações, vozes e ensinamentos que encontramos na estrada do viver.

Muitas vozes querem nos confundir, mas se olharmos um pouquinho as conseqüências que podem vir, entendemos que em nada edificam, claramente percebemos que tais vozes não nos conduzem à vontade de Deus.

Outros ensinamentos nas situações da vida são para nos poupar, para nos manter salvos e os ensinamentos básicos das mães são colunas de edificação que levaremos para sempre na nossa vida.


Deus também deseja o melhor pra nós, por isso as mensagens dos Seus profetas são de amor e vida eterna. Ele pode enviar pessoas no nosso caminho para nos aconselhar e nos dizer a Sua vontade, outras vezes essas pessoas são seus profetas...


Como podemos distinguir a quem devemos dar ouvidos e a quem devemos ignorar?

Tire a Prova Real... Coloque-se à disposição do Pai... Faça o teste do Pomar... Veja que estamos no tempo do fim... E hoje, creia nos profetas...

Aqueles que nos conduzem a Deus são os verdadeiros profetas em nossa vida.



Jacqueline Souza Alves

A Prova do pomar


Durante esta semana, temos visto algumas formas de como provar se um profeta é verdadeiro. Hoje é o dia da prova do pomar.

Em Mateus 7:20 nos é dito:

“Assim pelos seus frutos vocês os reconhecerão.”

Neste contexto Jesus alertava seus discípulos dos falsos profetas e que eles reconheceriam os verdadeiros profetas através dos seus bons frutos.

Os frutos do ministério profético são vistos na vida do mensageiro e na dos que aceitam sua mensagem.

Tem você aceitado as mensagens dos profetas?

Sabemos que os profetas também tinham falhas de caráter. Encontramos na Bíblia alguns personagens que tinham o dom profético, mas falharam. Abrão por exemplo, mentiu dizendo que era irmão de sua esposa, pois estava com medo de morrer (Gen. 12:12). Jonas desobedeceu a Deus, indo para outra cidade (Jon. 1:1-3).

Até mesmo Ellen White cometia erros e tinha muitas fraquezas. Os profetas, assim como qualquer ser humano, estavam sujeitos a erros e falhas. Mas eram dedicados em servir a Deus da melhor maneira que podiam.

Veja o que um jornal não adventista publicou: “A vida da Sra. White é um exemplo digno de imitação por todos... Sua morte assinala o desaparecimento de outra notável líder do pensamento religioso e alguém cujos quase noventa anos foram transbordantes de boas ações, palavras amáveis e orações sinceras por toda a humanidade” (ST Helena, Califórnia, Star, 23 de julho de 1915).

Temos testemunhado como Ellen White? As pessoas que estão ao nosso redor percebem em nossa vida bons frutos?

Algumas pessoas tentam combater a Bíblia e o espírito de profecia com base em seus próprios pensamentos. Mas Isaías afirma que devemos estudar um pouco aqui, um pouco ali, preceito sobre preceito, regra sobre regra.

Note o conselho de Ellen White: “O primeiro e mais elevado dever de todo ser racional é aprender das Escrituras o que é a verdade, e então, andar na luz, animando outros a lhe seguirem o exemplo. Devemos dia após dia estudar a Bíblia, diligentemente, ponderando todo pensamento e comparando passagem com passagem. Com o auxílio divino devemos formar nossas opiniões por nós mesmos, visto termos de responder por nós mesmos perante Deus” (Ellen G. White, O Grande Conflito, p. 598).

Devemos sentir gratidão por Deus ter Se revelado a nós, embora sejamos pecadores. É tempo oportuno de nos prepararmos, estudando, pesquisando, orando, cantando e testemunhando bons frutos.

Pense nisto: Quanto um re-estudo (com mente aberta) dos escritos da profecia bíblica e de Ellen White o ajudaria em sua caminhada com Jesus?

Que o Senhor te abençoe e te guarde!

Felipe de Menezes Araújo

Confessando Jesus, o Deus-homem - Qua. 04/02


A lição dessa semana tem como título “Testando os Profetas”, e nos apresenta as várias formas que podemos identificar um verdadeiro profeta.

Já vimos que Deus se comunicava com seus profetas através de visões; que o verdadeiro profeta diz somente coisas que estão de acordo com o que Deus já revelou; e que todas as suas predições se cumprem.

Outra forma de reconhecer um profeta verdadeiro, de acordo com I João 4:1,2 é verificar se ele reconhece e aceita a natureza humana de Jesus. Quem aceita esse fato, prova que aceita também tudo o que a Bíblia fala a respeito da vinda de Jesus à terra. É importante que os verdadeiros profetas reconheçam e exaltem a Jesus pois somente através dEle temos a salvação.

Uma grande profetisa enviada por Deus, foi Ellen White. Todas as características de um verdadeiro profeta se encaixam com ela. Deus a chamou para orientar Seu povo e guiá-lo para os Seus ensinamentos. Entre outras orientações, ela reforça sempre a importância do estudo da Palavra de Deus, reconhecendo, assim, que não existe mérito algum nela mesma, mas que todos necessitamos buscar a Deus constantemente.

Ela declara ser uma mensageira de Deus, separada para fazer as pessoas conhecerem a vontade dEle. Através de suas visões, Deus lhe mostrou o que deveria fazer e prometeu estar com ela em todos os momentos, enviando Seu espírito e Seu poder.

Como podemos notar até aqui, os profetas eram pessoas como eu e você. Nenhum deles tinha nada de especial ou sobrenatural, pelo contrário, apresentavam deficiências e limitações comuns a qualquer um de nós. Ellen White estudou muito pouco, sofreu um acidente ainda jovem que a impediu de estudar e ter uma infância “normal”, casou-se, teve filhos, tinha responsabilidades como qualquer mulher hoje em dia. A grande diferença é que ela se dispôs verdadeira e inteiramente a ser um instrumento nas mãos de Deus. Ela acreditava na Palavra de Deus, reconhecia Jesus como o Salvador e aceitou o Seu chamado, sem pensar nos impedimentos que suas condições poderiam trazer.Através de suas visões, recebeu mensagens de Deus para o seu tempo e para o futuro e, até hoje, podemos aprender muito com seus escritos. Ela fez a diferença em seu tempo e seus livros ficaram para fazer a diferença em nosso tempo.

Estudando sobre Ellen White, penso que eu (e talvez você também) tive um pouco mais de “sorte” que ela em alguns aspectos. Concluí os estudos, nunca sofri um acidente, não tenho limitações físicas nem mentais, entre outras coisas. O que me impede de entregar-me inteiramente a Deus e deixar que Ele faça de mim um instrumento em suas mãos, uma mensageira Sua? Acho que essa parte é comigo. A parte dEle já está feita. Ele me deu, e me dá a cada dia, toda a condição para ser usada por Ele. Resta a mim, querer e permitir que Ele me transforme e me use para levar Sua mensagem a todos em minha geração.
“ Eu quero ser um vaso de honra moldado pelo Senhor. Com a mensagem de amor e esperança aos homens por onde for. Reaviva-me! Inspira minha vida! Restaura-me prá fazer o Teu querer. Aprofunda-me em Teu poder e graça, pra honrar o Teu nome, Senhor!”

Aline Menezes Alcântara Santos

Profecias cumpridas - Ter. 03/02

As misericórdias do Senhor se renovam a cada manhã. Que afirmação linda! Se não fosse a misericórdia do Senhor, o que seria de nós? O que seria do nosso louvor imperfeito, o que seria da nossa adoração débil, o que seria da nossa oração sem fé? Nada! Mas Deus na sua infinita bondade e misericórdia nos concede profecias e promessas condicionais. As condições são os frutos da Sua misericórdia e a Bíblia está repleta delas, “se eu meu povo orar…”, “se vos humilhardes…”, “se me amardes…”, devemos fazer a nossa parte para que Deus possa cumprir as Suas promessas. Nas profecias, Deus também nos concede condições para nos trazer bênçãos ou juízo.

No livro de Jonas temos uma das grandes profecias condicionais cumpridas. Nínive aceitou a mensagem de advertência, humilhando-se verdadeiramente de coração e foi poupada do castigo. Jonas fugiu, pois conhecia a misericórdia de seu grande Deus. E esta foi manifestada em Nínive e seu resultado confirmado pelo próprio Jesus: “Os ninivitas ressurgirão no juízo com esta geração, e a condenarão, porque se arrependeram com a pregação de Jonas.” Mateus 12:41. A mensagem foi aceita e a profecia foi modificada: de destruição para salvação.

Mas a grande profecia condicional e a mais esperada de todas ainda não se cumpriu: “E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim” Mateus 24:14. A profecia condicional depende de nós. Cristo ainda não voltou, pois Seu evangelho precisa ser ainda pregado a todos os povos. “Se cada soldado de Cristo houvesse cumprido seu dever, se cada vigia nos muros de Sião houvesse dado à trombeta um sonido certo, o mundo poderia ter ouvido a mensagem de advertência. Mas a obra está com anos de atraso.” Eu já diria décadas ou séculos de atraso. Se os homens continuassem no amor e na pregação do evangelho, Cristo já teria voltado. Mas graças às misericórdias de Deus, Ele nos alcançou hoje. Temos agora a oportunidade de sermos participantes no reino celestial, porém isto também é uma condição.


Se hoje você é um jovem que já não aguenta mais viver neste mundo de sofrimentos e tristezas, anseia estar no céu para desfrutar de todas as promessas feitas, anuncie o evangelho!


Anuncie o Senhor Jesus como Salvador, leve luz às pessoas que estão em trevas, pois esta profecia irá um dia se cumprir, quer você faça ou não a sua parte. Contudo, o resultado será uma condição com base nas suas obras de hoje: para destruição ou salvação. Cabe a você aceitar a mensagem de advertência de Deus para os nossos dias. Seja um participante desta profecia para sua salvação e dos que estão ao seu redor!


Abraços,


Robson.

De acordo com a Bíblia - Seg.02/02

Se há alguma dúvida em você sobre o dom profético de Ellen White, estas dúvidas podem ser tiradas na própria Bíblia – a Palavra de Deus. O verdadeiro profeta usa como referência os escritos de outros profetas antecedentes, isto está escrito em Isaías 8:20 “À lei e ao testemunho! Se eles não falarem desta maneira, jamais verão a alva”.

A palavra LEI aqui se refere aos escritos de Moisés e a palavra TESTEMUNHO aos dos profetas.

Realmente não há como acreditar que Deus revelou, através de um ‘profeta’, ensinos diferentes dos que revelou há milhares de anos, pois Deus não muda (Amém!). Esta frase me deixa muito feliz, pois quando lidamos com os seres humanos isso é real. Um dia você pode acreditar no amigo, no outro ele trai sua confiança. Quão triste é isto!!!

Um exemplo de alguém não enviado por Deus é Hananias. Ele fez uma declaração que ia contra a dita anteriormente a Jeremias. Morreu no mesmo ano porque fez o povo acreditar em mentiras.


Pensei em uma coisa para ilustrar o uso da Palavra de Deus em conformidade com as profecias. Vocês se lembram da Prova Real que tirávamos na escola? A Prova Real tira-se fazendo a operação inversa. Da multiplicação, a divisão e vice versa. Da adição, a subtração e vice versa. Devemos estudar muuuuito a Bíblia para, quando nos depararmos com profecias, sabermos que ela está, ou não, de acordo. Ellen White usou a Bíblia em todos os seus escritos, e sua mensagem está harmoniosamente ligada às Escrituras.

Usemos sempre a Bíblia como nossa Prova Real. Assim, não teremos mais dúvidas.



Érica Bornemman

O Deus que Fala - Dom. 01/02

-Gente, Gente, Gente!!


Deus fala comigo!!! Como eu sei disto?
Através dos escritos dos profetas da Bíblia, ouvimos Deus falando conosco, mesmo se tratando de falas às nações, povos, reinos e sociedades Ele fala a nós como indivíduos. E quando ouvimos esta voz falando a nós pessoalmente é que percebemos que as Escrituras Sagradas são vivas, nossa fé se expande e se aprofunda!


Os Adventistas do Sétimo dia são o povo da profecia, a compreensão delas trouxe nossa igreja a existência, e uma palavra de profecia é que dirige nossa vida tanto no presente como no futuro. Cremos que Jesus está com a última palavra. Cremos que os escritos de Ellen White são importantes desde que eles não substituam as Escrituras Sagradas, mas sim sejam usados à luz da Bíblia, e aproximem as pessoas de Jesus.


A promessa da vinda de Jesus é o alvo para qual nossa vida esta dirigida! São palavras de otimismo e âmbito positivo, que prediz de um mundo melhor planejado por Deus; um mundo para o qual todos somos convidados. Mas muitos de nós tentamos nós esconder de Deus e buscar realizações à parte dEle. Mas Deus vai em nosso encalço, e provamos do irreprimível e inextinguível amor que nos segue durante toda a nossa vida, como neste poema:


O Cão de Caça do Céu
Dele fugi, noites e dias adentro;

Dele fugi, pelos arcos dos anos;

Dele fugi, pelos caminhos dos labirintos De minha própria mente;

e no meio de lágrimas Dele me ocultei, e sob riso incessante.

Por sobre esperanças panorâmicas corri;

E lancei-me, precipitado,

Para baixo de titânicas trevas de temores abissais,

Para longe daqueles fortes Pés que seguiam, seguiam após mim.

Mas com desapressada perseguição,

E com inabalável ritmo,

Deliberada velocidade, majestosa urgência,

Eles marcavam os passos - e uma Voz insistia Mais urgente que os Pés –
“Ó mais tolo, cego e fraco dos homens,
Eu sou Aquele a Quem procuras!
Afastavas o amor de ti, ao te afastares de Mim.”


Francis Thompson, poeta.




Stella Mary Barbosa

Sábado 31/01

Olá Pessoas amadas da classe!!!


















Este fim de semana a classe jovem foi muito boa!






A liçao foi passada pela Lene com uma explanação muito esclarecedora do tema que estudamos nesta semana!!!!



Presença em peso, sala lotada e ainda sentimos falta de alguns amigos que não estavam!!!




A participação de todos foi muito importante e será muito bom que a cada dia sábado mais jovens participem!!










Foi perceptível que tivemos um contratempo na classe ontem. Mas já trabalhamos para melhorar a classe... Teremos um lugar novo semana que vem!!! muito melhor do que onde






estávamos e como inauguração do nosso novo espaço, teremos mais um sábado todo especial... Venham às 8h45 para juntos louvarmos a Deus!!!







Um abraço,











Jacque