O Deus do novo testamento-Um Deus de Amor - Ter.31/03

Em minha vida cristã já tive vários momentos que acredito que outros cristãos também tiveram: de questionamentos a respeito do plano da redenção. São perguntas pertinentes à nossa pequenez de pensamento que querem dizer mais ou menos assim: Já que o sacrifício é gratuito porque foi tão dolorido? Ou por que tinha que ser tão difícil?
No início de minha carreira como enfermeira, tinha um pensamento sobre o futuro, que era compatível a minha pouca experiência na época. Eram pensamentos projetados num futuro que agora sei que eram apenas parte de um lindo mundo de imaginações, um vislumbre à luz do primeiro amor pela profissão. A minha meta era “prestar uma assistência perfeita, livre de danos e promover recuperação de saúde plenamente harmonizada com a teoria que sempre é linda.”
Hoje, poucos anos depois, após muitos altos e baixos na profissão, e depois de presenciar inúmeras situações de agravos à saúde, difíceis e até impossíveis de serem solucionadas, tenho um certo pesar ao perceber que meu primeiro amor foi transformado por uma dura realidade.

Lá no Éden, Cristo teve um primeiro vislumbre da raça humana. Acredito que Jesus sonhou conosco nos jardins da Cidade Santa, muitas e muitas tardes pela eternidade, conversando com Ele face a face. Infelizmente nossos pais escolheram pecar, e fomos condenados à morte eterna.
Diferente do ser humano que se decepciona e desiste muitas vezes de grandes projetos, Cristo já estava disposto a abandonar sua casa, onde quis nos colocar desde o início. Seu amor nunca mudou mesmo frente à uma fatal realidade humanamente impossível de ser solucionada. Ele abandonou seu posto a destra do Pai e escolheu nascer, viver e morrer para que pudéssemos ter direito a um novo nascimento e vida eterna em abundância. Fez-se servo, humilhou-se e foi obediente até a morte, e morte de cruz.(fil 2:8)
“Fomos escolhidos como menina dos olhos de Deus, que não nos quis deixar órfãos; dotou-nos de dons espirituais, desejando o aperfeiçoamento dos santos”
"Vede agora que grande caridade nos tem concedido o Pai: que fossemos chamados filhos de Deus!" I João 3: 1

O amor de Deus é incomparável e irresistível!

Estamos nós tomando posse dessa benção e nos preparando diariamente para o grande dia do chamado do Rei?


“se me amardes guardareis os meus mandamentos.” João 14: 15


Paula Alves dos Santos

A lei do amor - DOM.29/03


Esta noite meu celular acusava 'carga baixa' e começou a emitir avisos de que precisava ser recarregado e assim como todos os aparelhos eletrônicos era necessário conectá-lo à uma fonte de energia para que continuasse a funcionar perfeitamente. Isto me fez pensar que, igualmente àquele aparelho, nós precisamos nos conectar à fonte do Amor afim de obtermos este dom. O verdadeiro Amor é fruto do poder do Espírito Santo e quando nos deixamos influenciar por Ele este sentimento se evidencia em nós. Jesus disse: “Eu sou a videira; vós sois os ramos. Quem permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto...” (João 15:5).

Aquele que criou o ser humano deixou uma lei a qual todos deveríamos seguir. Esta lei está baseada em várias ações como: Lembrar, Honrar, Ter, dentre outras. E é engraçado notar que este mesmo Criador resumiu esta lei em apenas um verbo “AMAR”. Amar a Deus sobre todas as coisas e Amar ao nosso próximo como a nós mesmos. (Mt. 22:37-39). Esta é a essência da vida.

No mundo em que vivemos é difícil encontrarmos manifestações de amor, do verdadeiro amor. Vemos cada vez mais a profecia se cumprindo: “e por multiplicar a iniquidade o amor de muitos se esfriará” (Mt 24: 12). E nós, no papel de cristãos, seguidores de Cristo, devemos demonstrar o verdadeiro amor, aquele que vem unicamente do alto, o amor que vem da fonte a qual estamos conectados. O mundo carece disso e é nosso dever fazê-lo.

A maior prova de Amor que poderíamos ter foi demonstrada na cruz por Aquele que escolheu dar a própria vida afim de salvar toda a humanidade, mas que também o faria se fosse por um único pecador – EU – simplesmente por me amar. Cristo esvaziou-se completamente ao vir a este mundo, assumindo a natureza humana para manifestar o amor divino.

Que no estudo desta semana possamos refletir sobre este sentimento maravilhoso que provêm unicamente de Cristo e que nos lembremos de que só amamos, porque Ele nos amou primeiro.

Ju Braga

O Deus do Antigo Testamento – Um Deus de Amor - SEG.30/03

Um novo trimestre começa para nós essa semana.

Após estudarmos sobre os meios de comunicação do céu, vamos estudar um pouco sobre a caminhada cristã. Nada melhor do que começar falando sobre o maior de todos os dons, que é o amor.
Desde o Gênesis até o Apocalipse, podemos traduzir a bíblia em uma palavra: amor. A bíblia revela Deus, e Deus é amor, portanto, a Palavra de Deus nos revela a fonte do mais puro amor.

Alguns atribuem a Deus características diferentes no velho e no novo testamento. O “Deus do novo testamento” é descrito como um Deus de amor, enquanto que o “Deus do velho testamento” é apresentado como um Deus de justiça e ira. Isso ocorre porque o enfoque dos testamentos é diferente mas, como sabemos, nosso Deus não muda! Ele é o mesmo Deus de amor em ambos os testamentos. Em Jeremias 31:3, Ele nos diz “ Com amor eterno te amei...”. A eternidade considera o passado e o futuro. Nossa mente finita imagina algo eterno como algo que nunca vai acabar, mas não podemos esquecer que a eternidade também abrange algo que sempre existiu, ou seja, o amor de nosso Deus é desde sempre.

O Velho Testamento enfoca a justiça de Deus e a disciplina que Ele aplicava ao Seu rebelde povo, mas isso era motivado por Seu infinito amor. Quem ama, corrige! Podemos encontrar inúmeras manifestações do amor de Deus no antigo testamento: a criação, o sábado (um dia de descanso para nós!!), os profetas com suas importantes mensagens, o cumprimento de Suas promessas, a forma como Ele guiou, guardou e tolerou Seu povo e tantas outras evidências.
Encontramos nos livros do Velho testamento, inúmeras histórias de guerras, mortes e coisas aparentemente cruéis mas não devemos esquecer que nosso Deus é o Deus da aliança. Desde que Adão e Eva pecaram no Éden, Ele vem até nós para nos reconciliar com Ele, buscando sempre atrair-nos a Ele, que é a fonte de todo o amor.
Não faltam evidências e provas do amor de Deus em todos os tempos. Como ainda assim por vezes duvidamos “de um Deus tão poderoso, um Ser tão detalhista que pintou o mundo com Suas mãos? Como duvidar de um Ser que me faz respirar, comanda os planetas e Se importa com as palavras que eu falar?”
Nunca duvide do amor de Deus e, acima de tudo, deixe esse amor tomar conta de você, transformar seu coração, quebrar as barreiras que possam existir em sua vida. Deixe esse amor corrigir suas falhas, transformar você em alguém melhor.

Deus quer te atrair a Ele com Seu amor Eterno, faça hoje uma aliança com Ele para que sua vida seja inundada com esse grande amor e que as pessoas ao seu redor sejam contagiadas com Ele. Aceite a justiça de Deus em sua vida e lembre-se que tudo o que Deus faz é porque nos ama muito!!!

Jeferson Abner Santos (com ajuda de sua esposa Aline)

A Semana do Amor


Amor. Uma palavra, infelizmente, banalizada no mundo. Mas também (e amém por isso) a tradução de Deus.
Um dos conceitos-chave de nossa crença, e entre a fé a esperança... o maior deles!
Até hoje vimos a importância do amor na vida de um seguidor de Cristo. Este sentimento regula a ação, está presente SOMENTE no coração em que Jesus reina, é um dom de Deus, e devemos clamar por transformação a Deus para que demos amor de maneira verdadeiramente semelhante à maneira de Cristo.
No antigo testamento é necessário um estudo contextual para entender as formas que Deus demonstra este amor pelo homem. Afinal, Ele não poderia ser um Deus diferente no Velho ou Novo Testamento... ele não muda! (Tiago 1:17)
O tempo não é parâmetro para a personalidade amorosa de Deus. Sinal disso é a criação à sua imagem e semelhança, o plano de salvação, o sábado de descanso e elo com Ele, e o dom de profecia.Ainda mais sublime é mostrado no Novo Testamento. Desde a decisão de enviar seu único Filho, fazê-lo viver aqui nesta Terra cheia de pecados, Jesus aceitar, o Espírito Santo confortar, a certeza da Salvação e a esperança de morar com Cristo no céu... Magnífico plano!!! Maravilhoso amor!!!E a aplicação deste ensinamento maior em nossa vida?Como viver em função deste amor e como passá-lo para os outros?
As lições de quarta e quinta-feira mostrarão como viver esse sentimento que recebemos de Deus. E as formas de demonstrar através do meu discipulado, o amor divino no ministério de Jesus.Que neste sábado possamos compartilhar o quão maravilhoso é o amor de Deus e melhor ainda é imitá-lo aqui nesta Terra.
Bom estudo!!!
Deus abençoe seus planos para esta semana!

2 Trimestre 2009

Alexander... O Mascote oficial da sala dos Jovens de S Miguel Paulista

Queridos amigos do blog!

Já temos os novos escritores para este trimestre e daqui a pouquinho teremos novidades nos comentários da lição!

Antes de postar os comentários, quero deixar registrada a minha gratidão àqueles que tornaram o blog muito legal no primeiro trimestre de 2009: Stella, Erica, Robson, Aline, Felipe, Lene e pastor Alexander como escritores. Não poderia deixar de mencionar o Henrique que foi o responsável pelos "cliques" do nosso álbum de fotos. Que Deus continue a inspirar a vida de vocês! Vocês foram luzes para os caminhos de muitas pessoas.

Deus nos abençoou muito com este trabalho e isso é só o começo!

Quem serão os "mensageiros do blog" neste trimestre? Acompanhe todos os dias e vc saberá! rs

Fiquem com Deus!

Um abraço,





Jacque

Fechando o Trimestre - Sex.27/03


Olá amigos,


Neste trimestre estudamos sobre o Dom Profético. Vimos como ele se encontra nas escrituras e também como os adventistas desfrutam dos seus benefícios.
Mas neste último comentário do trimestre desejo falar a você que por algum motivo ainda desacredita e/ou não tenha estudado de maneira a se sentir satisfeito e não aceita o ministério profético de Ellen G. White.


Alguns sites mentirosos tentam atrapalhar o crescimento da fé de muitas pessoas. Isso as faz pensar: Não precisamos de Ellen White, pois a Bíblia é completa! É bem verdade! Mas porque aceitamos sua autoridade então? Muito Simples, porque o mesmo Espírito que usou pessoas para escrever a Bíblia é o mesmo que usou Ellen White para os seus escritos.

Relação entre os Escritos

Qual a relação entre os escritos de Ellen G. White e a Bíblia?
Podemos observar esta relação feita pela própria escritora em seus escritos. Vejamos o que ela escreveu em um dos seus livros aconselhando as igrejas: “Os testemunhos não estão destinados a comunicar nova luz e sim a imprimir fortemente na mente as verdades da inspiração que já foram reveladas. Testemunhos para a Igreja Vol.1, pág. 93.
Não se trata de escavar verdades adicionais, mas podemos ver que pelos testemunhos Deus tem facilitado a compreensão de verdades que já foram reveladas. Ellen G. White continua na mesma página afirmando: “Os testemunhos não tem por fim diminuir a palavra de Deus e sim exaltá-la”.
A palavra de Deus é e sempre será suficiente para toda e qualquer pessoa. Mas Deus se utilizou do Dom de Profecia para que ninguém tivesse como se desculpar. Deus usou os Escritos de Ellen G. White para facilitar o retorno de Seus filhos para os braços de amor do Pai. Quando continuamos a ler os escritos de E. W. vemos que se tivéssemos levado a Palavra a sério no que diz respeito ao estudo e reflexão não precisaríamos do que ela escreveu. Seus escritos vieram apenas elucidar, clarear, ajudar a compreender melhor a vontade de Deus para a vida dos seus filhos.

No próximo trimestre vamos estudar sobre 13 doutrinas bíblicas e a caminhada do cristão. Veremos também acontecimentos que envolvem a pessoa de Jesus e seus feitos. Não deixe de nos acompanhar neste estudo.

Até lá...!!!

O Dom e os Milagres - Qui.26/03

Você já passou pela experiência de receber um milagre? Creio que sim, pequenos milagres acontecem em nossa vida e muitas vezes passam despercebidos, o emprego que conseguimos, problemas que são resolvidos quando não esperamos, as vezes somos curados de alguma doença, e damos mérito ao médico que nos receitou o remédio certo, e nos esquecemos de agradecer a Deus pelo milagre da cura.
Quando Jesus esteve aqui na terra, operou muitos milagres, deu um testemunho poderoso de Seu poder divino. Ajudou a muitos com os milagres que fizera, e ajuda até hoje, a mim e a você. Amém? Sem dúvidas amém pela misericórdia de Deus que opera seus milagres em nossa vida, mas há alguns detalhes importantes com relação ao milagre. Se não reconhecermos nossa limitação humana, se estivermos vivendo uma vida cheia de pecado, e não tivermos fé, o milagre não acontece.
Veja que entre os milagres de Jesus desde a transformação da água em vinho (Jo 2:1-11), ou alimentar a multidão de cinco mil homens, com cinco pães e dois peixes (Mt 14:14-21), as pessoas não tinham o que fazer, não viam solução, alguns estavam doentes (Mt 4:24), sem esperança, mas ouviram falar de Alguém com poder para realizar milagres em sua vida, tiveram fé assim como o paralítico descrito em Mateus 4:20, e suas necessidades foram atendidas.
Hoje existem barreiras entre você e Deus?
Por vezes falta fé, pecados te separam de Deus. Você tem sido o dono de sua vida, fazendo suas próprias vontades, e tudo parece dar errado, o milagre que tanto almeja não acontece.
Como Deus pode fazer um milagre em sua vida, se você é o governante dela?
Não existe milagre assim, agora quando entregamos nossa vida ao Senhor, confiamos Nele o mais Ele faz (salmos 37:5).
Quando entregamos nosso caminho ao Senhor, estamos deixando Ele em primeiro lugar, já não fazemos mais a nossa vontade, mas esperamos que seja feita a vontade de Deus. Quando estamos em Cristo as coisas passadas já não possuem valor, somos novas criaturas e declaramos a Deus tudo o que temos, afim de vivermos uma nova vida.
Após entregarmos o nosso caminho ao Senhor, se Deus em sua grande sabedoria, achar por certo que o milagre ocorra, esteja certo que ele vai operar um milagre em sua vida.

Durante o trimestre, estudamos muitos assuntos importantes que nos fizeram abrir a mente para entendermos as mensagens dos profetas. Não existem dúvidas que a Bíblia é a nossa autoridade maior, até mesmo Jesus recorreu a autoridade Bíblica para persuadir que Ele era realmente o Messias (Lc 24: 25).
Cristo enquanto esteve aqui, apontou somente a Palavra de Deus,e só a partir da Bíblia, Ele trabalhou para ensinar os discípulos as verdades sobre sua morte e ressurreição. Nossa maior prova da existência de Deus não deve ser os milagres ou coisas assim, mas deve ser sempre a Palavra de Deus e como o dom se harmoniza com a Bíblia.
O dom profético fala por si mesmo e dá o melhor testemunho a respeito de Si próprio. Através do dom as evidências nos são mostradas, por mais que agora vejamos "apenas um reflexo obscuro, um dia veremos face a face" ( 1Co.13:12).

Aprendemos muita coisa sobre o dom profético, e que a nossa autoridade maior é o que nos faz conhecermos O MARAVILHOSO JESUS, é o que nos faz perceber nossas limitações, o quanto somos falhos e carentes de fé, mas através deste dom maravilhoso, Cristo nos mostra a solução, e nos ensina a VIVERMOS, TENDO AS ESCRITURAS COMO NOSSA AUTORIDADE DE VIDA.

Queridos, temos evidências mais que suficientes para crermos no dom, temos a promessa que um dia veremos face a face, e que um dia conheceremos plenamente o nosso Criador.
Assim como em uma garrafa não cabe as águas do mar, a nossa mente finita, não pode compreender todas as coisas celestiais e divinas. O que nos foi revelado é o suficiente para a nossa salvação em Cristo, não é necessários que milagres aconteçam, para nos aproximarmos de Deus, mas é necessário que "Examinemos a Bíblia, porque Nela está o conhecimento que nos leva a vida eterna".

Hoje é tempo de entregarmos o nosso caminho ao Senhor, nossa vida está faminta por milagres. Mas, milagres espirituais. É tempo oportuno para deixarmos o Senhor Jesus guiar a nossa vida, pois o fim está próximo.

“Santifica-os na verdade; a Tua palavra é a verdade” (Jo 17:17).
Está você se santificando na Bíblia?
Deus quer realizar milagres espirituais em sua vida hoje, não resista ao Seu chamado, pois Ele está voltando, e se você quiser apenas milagres materiais, certamente não estarás com Ele no paraíso.
A mensagem necessita ser levada, as pessoas precisam conhecer através do dom, do testemunho, da pregação o amor de um Deus que enviou seu filho para morrer por mim e por você.

Divulgue este Blog! Através deste trabalho, minha mente se abriu, estou certo de que este trabalho não para por aqui, mas é simplesmente o começo de um trabalho para Jesus.

Se entregue a Jesus. Ouça o Seu chamar!

Aos meus amigos do blog, um grande abraço!

Felipe Menezes Araújo

Jesus está em tudo - Ter.24/03


O objetivo de a bíblia ser escrita foi para demonstrar em palavras humanas o caráter e o amor de um Deus eterno. Do Gênesis ao Apocalipse, a revelação nos mostra um Senhor, um Salvador e um Redentor: Jesus, o Cristo. Jesus sempre foi o tema principal de tudo o que se escreveu: profecias, rituais, louvor, aconselhamento, poesia, simbolismo e muito mais.
Muitos acreditam que a pessoa de Jesus Cristo está impresso somente no novo testamento, porém, não observam como os bereanos, que na examinação das escrituras encontraram que tudo estava apontando para Jesus, o nazareno. Desde o pequeno sacrifício até as grandes histórias épicas, tudo aponta para Jesus, o filho de Deus e nosso Salvador. “Os autores bíblicos, desde Moisés até o apóstolo João, dirigiram seus leitores àquele que viria primeiramente para salvar Seu povo de seus pecados (Mt 1:21) e pela segunda vez para livrá-los da presença do pecado (Ap 21:4)”.
Deveríamos seguir estritamente o conselho de Cristo: “Examinais as Escrituras, porque julgais ter nelas a vida eterna, e são elas mesmas que testificam de Mim” Jo 5:39.
Mas porque então as pessoas ficam tão preocupadas em como alcançar a vida eterna? Se através das escrituras podemos possuí-la das quais testificam do próprio Deus? Testificar é atestar, testemunhar, assegurar que tudo o que está escrito está em conformidade ao seu autor. A escritura diz quem Jesus é: suas características, suas intenções, suas preocupações, seus desejos, suas ações e promessas. TUDO.

Então, para conhecer a Cristo, você precisa apenas conhecê-lo – é simples assim. A pergunta chave é como? Ai vem a escritura para te auxiliar a encontrar o caminho e a descritiva do caráter e modelo de um Deus de amor.
Embora seja assim tão fácil, muitos estão ai padecendo, pois não tiveram um encontro marcante com o Senhor, pois o evangelho ou as escrituras que conhecem estão distorcidos. Não conhecem o verdadeiro evangelho ou as escrituras como um todo que testificam e personificam a Jesus. Desta forma enganam a si mesmos, cobrindo-se de um manto de farisaísmo e justiça moral própria e se esquecem da figura essencial do salvador no processo de transformação do caráter. Apegam-se naquilo que as apraz e ignoram aquilo que não está em conformidade com seus próprios interesses. Isso se chama falso cristianismo, no qual nos rodeia e é encontrado em diversas denominações que se dizem cristãs. Mas nenhuma delas aponta para Jesus na sua totalidade. Pois, os interesses humanos falam mais alto que os conselhos divinos.
Atente para o que diz as escrituras, pois foram as armas usadas por Jesus para combater o inimigo e devem ser as nossas contra o mal e a enganação.

Estude. Aprenda. Pratique e ensine, pois pelo conhecimento vem a libertação.


Robson Teles

Na Palavra - Seg. 23/03


Existem várias declarações de Ellen G. White nas quais ela mesma afirma que seu ministério profético pretendia motivar nas pessoas um maior compromisso com a Palavra de Deus. Ela declara, por exemplo, que “pouca atenção é dada à Bíblia, e o Senhor deu uma luz menor para guiar homens e mulheres à luz maior” (Mensagens Escolhidas, v. 3, p. 30).

O estudo da Bíblia é imprescindível para a total compreensão das profecias. Ele é a prova real, lembram-se? A lição de hoje ratifica o que viemos aprendendo todo este trimestre: temos que buscar na Palavra a resposta para as dúvidas em relação às profecias (e os profetas).

A obra de Ellen G. White tem o tríplice propósito de (1) “chamar a atenção à Bíblia”; (2) “auxiliar na compreensão da Bíblia”; e (3) “ajudar a aplicar os princípios bíblicos em nossa vida”. Em todo este processo, a Bíblia continua sendo sempre a insubstituível plataforma da verdade.

Agora, sobre a pergunta de reflexão. Você que estuda, quando há uma prova na faculdade, ou na pós-graduação, de que forma você dedica seu tempo para o aprendizado? Você "passa os olhos" pelo texto? Ou estuda antes de dormir, mesmo com sono? Não! Separamos um tempo, um lugar tranquilo, e TODA A NOSSA ATENÇÃO é apontada para o estudo. Por quê? Porque temos que aprender aquilo! O seu tempo na leitura da Bíblia (espero que haja este tempo!) é um tempo de qualidade? Você a estuda ou lê? Busca fontes históricas, proféticas, etc?

Devemos usar desse privilégio, o de estudar a Palavra de Deus. E assim, como os bereanos, receber a palavra com toda a avidez, examinando as Escrituras todos os dias para ver se as coisas são, de fato, assim.
"Antes de aceitar qualquer doutrina ou preceito, devemos pedir em seu apoio um claro – ‘Assim diz o Senhor’”(O Grande Conflito, p. 595).

Despedindo-me do blog quero desejar a todos os meus irmãos e amigos que sejam praticantes da Palavra, das profecias e de seus ensinamentos.

Que as mensagens que passei aqui todas as segundas-feiras, junto com o Alexandre, tenham sido proveitosas para a vida espiritual de vocês!

Concordo em gênero, número e grau com a minha colega de formação Stella (rs), como é maravilhoso trabalhar pra Jesus!

Jacque, obrigada pela oportunidade e estou disponível para qualquer outra tarefa. Adoro escrever! :-)

Um abraço,

Érica Bornemann

Guia de Estudos - Lição 13


Você tem um guia de estudos? Como alguns sabem sou formada em Letras, para um estudante de Letras uma boa gramática e um bom dicionário seja ele de língua Portuguesa ou de Inglês são indispensáveis! Tornamos-nos amigos inseparáveis, quem é estudante sabe disto, complexos muitas vezes, cheios de significados, sinônimos, antônimos e expressões eles são com certeza interessantes, mas chatos de se ler e estudar.
A Bíblia muitas vezes para os jovens se torna como o estudo destas Gramáticas e dicionários, enriquecedora em sua verdade, mas difícil de compreender completamente. Felizmente Deus não espera que compreendamos Suas profundas verdades logo na primeira leitura, em nossa busca em encontrar a verdade, toda verdade, nada mais que a verdade, Ele nos prometeu guias de estudos. Um confortante verso da biblia é João 16:13

“Quando vier, porém, o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda verdade; porque não falara de si mesmo, mas dirá tudo o que tiver ouvido e vos anunciará as coisas que hão de vir.”

Tanto o Espírito de Deus quanto a profecia têm o objetivo de servir de guia de estudos na compreensão da Palavra de Deus. Como sabemos se o guia de estudos é confiável?O que temos que ter em mente é que um guia de estudos não conta uma historia diferente do livro texto, ele só nos ajuda sim a compreender melhor o livro texto(em nosso caso a Bíblia), um guia de estudos nunca substituirá o livro texto, será somente um instrumento para esclarecer e explicar melhor as verdades que já existem.
Durante esta semana vamos aprender mais sobre as verdades de Deus para nós, e como podemos garantir que temos os guias de estudos certos para nos ajudar ao longo do caminho para o céu.

[Nota] - Gente, Gente, Gente!!! O trimestre acabou! Que pena... Hoje deixo minha ultima postagem como escritora do blog, para quem for escrever agora saiba que não existe nada mais gratificante que trabalhar e fazer algo para Jesus. Jack obrigada pela lembrança do meu nome, e a oportunidade de falar de nosso Deus, espero ter ajudado e vou continuar ajudando sempre que precisar!
Deus nos guie, abençoe e guarde desta caminha para o Céu!
Beijinhos

Stella Mary :-)

Acesse Também!


Pessoas lindas do blog,

A lição desta semana está muito boa não é mesmo? Estamos conhecendo várias frentes da nossa igreja que são instrumentos de Deus no avanço da obra. Muito mais do que isso, é possível compreender qual o nosso papel em toda organização adventista. A Bíblia e a inspiração dos profetas nos dão subsídios para levarmos a mensagem do advento na nossa geração.
Para levarmos esta mensagem, é importante estarmos prontos, preparados, conhecermos as verdades bíblicas... Precisamos ir mais além e buscar cada dia mais as palavras que o Senhor quer que levemos às pessoas.
Pensando nisso, e inspirados por Deus, a equipe de comunicação da nossa igreja criou o blog http://o-advento.blogspot.com. Acesse, divulgue, participe e compartilhe estas mensagens também com quem não conhece! Vamos usar este meio para propagarmos nossa luz, dar sabor às vidas insípidas deste mundo... Mas o nosso segredo será utilizá-lo para sabermos mais um pouquinho de Deus... Deus é infinito, sempre teremos o que estudar sobre ele! Então, após ler sua lição acesse o portal O Advento e alimente-se espiritualmente.

Um abraço,

Jacque

Teologia - Qui.19/03

Queridos,


Nos primeiros dias de nossa igreja, Ellen White enfrentou grandes dificuldades com relação aos diversos tipos de fanatismo. Alguns diziam serem perfeitos, outros não queriam mais trabalhar, e até mesmo continuavam marcando datas para a volta de Cristo.
Ellen White desempenhou um papel importante em seus dias de defender e proteger a igreja, impedindo que ela caísse no legalismo.
Mesmo depois de sua morte, seus escritos nos esclarecem a mente, nos ajudando a não cair nas falsas teorias, e mais do que isso, sabendo nos defender e comprovar Biblicamente a verdade.
Assim como já aprendemos, Ellen White defendia a salvação pela fé unicamente em Cristo. As escrituras nos conduzem à salvação... porém uma teologia cheia de erros, com o pensamento cheio de erros, leva a uma vida cheia de pecados.
Por isso é importante a TEOLOGIA, para estudarmos corretamente, para que conheçamos e vivamos a VERDADE.
No meu conceito o evolucionismo é ilógico, mas para você talvez não seja... A criação me parece muito bem elaborada e muito mais aceitável em relação ao evolucionismo, mas pode ser que você concorde ou não de mim.
Existe um conceito de que a verdade é relativa - o que é verdade para você pode não ser para mim. Se tudo é verdade, até mesmo as idéias opostas, então, como alguma coisa pode ser verdade? Pense nisso!
Creio que Deus considere importante a verdade, por isso nos deixou a Bíblia, e nos enviou as suas mensagens através dos profetas e inclusive Ellen White.
A forma mais eficaz de descobrirmos a verdade é estudando. Esse é um conceito importante da existência da teologia. Quero acrescentar de que conhecer a verdade e não praticar, é inútil. A verdade se concretiza em nossa vida, quando a colocamos em prática.

O livro de Gênesis diz que Deus criou o mundo em seis dias, e no sétimo descansou, abençoou e santificou. Estabelecendo o sábado como o memorial da criação e a conclusão de Sua obra criadora.

Tem você vivido essa verdade do sábado? Tem observado o sábado corretamente?


Hoje em dia há fome de espírito, no entanto apenas poucas pessoas buscam a resposta em Deus. Muitas vezes, nossa condição reflete as mesmas ansiedades que dominavam o coração do povo de Deus da antiguidade.

Busque em Deus as respostas para sua vida, busque na Bíblia o que é correto e espera a resposta. Se você tem dúvidas sobre alguns assuntos não saia espalhando o achismo: eu acho que é isso, eu acho que é aquilo e assim vai.

As pessoas não precisam apenas de religião, mas sim interpretar corretamente o que diz a Bíblia.

Estude, viva e transmita o amor de Jesus!

Deus te abençõe!

Felipe de Menezes Araújo

Da maneira do Criador - Qua.18/03

Tenho uma amiga que encontrou uma forma um tanto curiosa, mas atual e eficaz para levar a mensagem às pessoas: mensagens de celular. Sabe quando sua operadora te presenteia com bônus de 50 torpedos por recarga, ou coisa parecida? Pois é, isso acontecia sempre com ela, por vezes o prazo das mensagens vencia e ela perdia várias mensagens por não saber o que fazer com elas. Um dia, Deus a iluminou e mostrou que esse podia ser um meio de evangelizar, confortar e até repreender. Pode ser que você já tenha recebido um desses torpedos, eu já recebi e posso dizer, é incrível como recebi mensagens adequadas na hora certa! Com certeza, inspiradas por Deus.

Deus tem muitas maneiras de se comunicar com Seu povo, e a lição de hoje aborda as publicações. Estamos tão acostumados com livros, revistas e publicações de todas as espécies que não paramos para pensar que as publicações contendo o espírito de profecia não são meros escritos, são plano de Deus. Desde os tempos dos israelitas Deus já pedia que Sua palavra estivesse escrita “nos batentes das portas de suas habitações”. Essa não era uma nova “tendência” de decoração, mas sim, Deus queria dizer que Sua palavra deveria estar sempre à vista e na mente de Seus filhos.

Ellen White teve uma visão de que deveria publicar um pequeno jornal, que seria o início de uma grande obra no campo das publicações. Hoje podemos testemunhar o cumprimento dessa profecia. Os impressos de nossa igreja têm alta qualidade e a organização do sistema de publicações é excelente.

Livros, folhetos, revistas, não são mais um tipo de meio de comunicação. Publicações chegam onde muitos pastores e missionários não conseguem chegar, por isso são consideradas ferramentas essenciais no avanço da obra. Gosto de lembrar da história da minha avó. Quando jovem, morava na Bahia e não conhecia a igreja. Um dia, enquanto lavava roupas no rio, viu um papel amassado meio boiando. Curiosa, abriu o papel e era um folheto da Igreja Adventista do Sétimo Dia. O resultado? Graças a Deus, todos os seus filhos, netos e bisnetos foram criados conhecendo a Palavra de Deus e firmes na fé nEle. Infelizmente alguns se desviaram do caminho, mas a semente está plantada em seus corações, tudo por causa de um folheto amassado. Talvez ela não tivesse outra chance de ser introduzida à palavra de Deus.

Não despreze os meios que Deus usa para alcançar as pessoas. Se somos Seus mensageiros, devemos fazer uso de todos os recursos que estão ao nosso dispor. Através dos escritos nos são reveladas as mensagens de educação, profecias, saúde, finanças, e todas as orientações necessárias em todos os aspectos de nossa vida.

Um belo exemplo é a Colportagem. Levando orientações úteis para a vida diária das pessoas, os colportores lhes apresentam Cristo, e Deus usa essas pessoas e suas publicações para fazer-Se conhecido. Não tenhamos dúvida que esse é um trabalho abençoado e que merece nosso apoio. Pode ser que só colhamos os frutos desse trabalho lá no céu, mas devemos fazer nossa parte, distribuindo livros, folhetos e afins e apoiando, se possível até financeiramente esse trabalho. Fazendo isso, estaremos levando mais que uma simples publicação. Estaremos levando esperança e salvação a muitos que de outra forma nunca ouviriam sobre Deus.

“ Sou mensageiro do Rei, Senhor. Sou testemunha do Seu amor, ao mundo inteiro vou proclamar, que Jesus vai aqui voltar.”
Aline Alcântara

Missão - Ter.17/03

Como a Stella escreveu sobre meu assunto, agora vou comentar sobre o dela. Missão. Em Deuteronômio 7:7-8 diz: “Não vos teve o SENHOR afeição, nem vos escolheu porque fôsseis mais numerosos do que qualquer povo, pois éreis o menor de todos os povos, mas porque o SENHOR vos amava ...” Deus te escolheu porque Ele te AMA! Eu já me perguntei: Onde eu estaria se o evangelho não tivesse me encontrado? Onde você estaria? Como andaria sua vida? Como seriam seus amigos? Quais vícios teria com o estilo de vida sem o evangelho? Como morreria? Deus me escolheu e te escolheu para uma missão muito especial e nessa escolha você e eu apenas aceitamos o Seu convite. Ele te escolheu e me escolheu porque nos ama! E nos deu um cargo de responsabilidade elevado neste mundo. Proclamar as boas novas. Dizer para esse mundo de onde viemos! Como vivermos! E para onde vamos! Esse é o nosso dever e essa é a nossa missão.
Assim como Ellen White disse em 1874, podemos repetir agora em grande coro. Nós estamos mantendo idéias limitadas para propagação do evangelho, estamos sendo homens de pouca fé, quando na maioria das vezes falamos: Esse projeto não vai dar certo! Você acha que as pessoas vão vir? Olha só quem colocaram para pregar hoje! e etc. Não duvidem do poder de Deus. Aquele que tirou o povo de Israel do Egito é o mesmo Deus que hoje sustenta o mundo com a palma de sua mão e conduz a obra do evangelho com eficiência e poder. Basta você deixar ser usado por este instrumento magnífico: o poder de Deus. Mas Ele em todo o seu poder e sabedoria necessita de um instrumento condutor que somos nós. Não porque Deus necessite, mas porque nós necessitamos desse evangelho para sobrevivermos adequadamente neste mundo. Pois é este o evangelho que nos faz lembrar que existe algo muito melhor além dessa vida, a muito que fazer, que existe uma vida cheia de propósito, uma vida cheia de esperança, uma vida cheia de Cristo para nos transbordar completamente. Nossa missão está se cumprindo a cada minuto nesta terra seja ela para o fracasso ou sucesso. E você está cumprindo ou deixando de cumprir?
“Deus escolheu VOCÊ para que fosse Sua testemunha. Todas as PESSOAS deveriam ser beneficiadas com as bênçãos que Ele daria a VOCÊ. VOCÊ deveria celebrar Seu louvor (Is 43:21), declarar Sua glória entre as PESSOAS (Is 66:19) e servir de luz para os OUTROS.”
Deus te levanta hoje para ser essa testemunha viva. Nestes últimos dias tenho me perguntado se estou sendo essa testemunha e vejo que tenho falhado e muito. E você? Se sim também, graças a Deus. Pois é o Espírito Santo que fala isso para mim e para você. Agora basta confiarmos neste grande ajudador e somente darmos o ponta a pé inicial... VONTADE = AÇÃO + INTENÇÃO. Todos nós temos a intenção de falar de Cristo, dar estudos bíblicos, fazer visitação, mas está falando somente a ação para que esse somatório resulte na vontade de Deus. Peça ajuda para Deus! Eu tenho certeza que Ele te ajudará através de Seu Santo Espírito e apenas FAÇA ... Coloquem em prática suas intenções, pois eu tenho certeza que quando isso acontecer, eu e você seremos verdadeiras testemunhas e cumpriremos a missão que foi fielmente a nós designada.


Abraços,
Robson

Educação - Seg. 16/03


Eu sou suspeitíssima pra falar da Educação Adventista: estudei do Jardim da Infância até o terceiro ano do Ensino Médio no CASAMPA, além disso (e o mais importante) minha família conheceu a verdade através das aulas de religião que eu e o Henrique tínhamos. Chegávamos em casa falando pra minha mãe das aulas e de tudo que víamos da Bíblia ali, um lindo dia ela perguntou ao Pr. Paulo Carneiro como fazia para se tornar adventista. Ele nos deu estudo depois da aula e nós três nos batizamos no dia 20 de março de 1994.

Certamente o objetivo dos pioneiros era, além de dar uma educação integral aos adventistas, trazer pessoas à essa doutrina tão rica.

Sem dúvida essa parte de nossa religião é responsável por chamar a atenção diante de um mundo tão devastado pelo pecado! Nossos colégios e universidades estão espalhados por todo o mundo e é referência em educação. Pra quem já estudou em Colégio Adventista é fácil perceber o quanto somos diferentes perto dos outros. Vejo muito isso quando converso com colegas de trabalho e na faculdade. O conhecimento que tenho é muito mais amplo! Os adventistas são mais cultos, saudáveis, educados, etc.

Educar um filho é uma grande responsabilidade, é o ensino para a salvação! A Bíblia diz várias vezes a importância de uma boa educação.

"Instrui o menino no caminho em que deve andar, e até quando envelhecer não se desviará dele" Provérbios 22:06

"Ouve, Israel, o SENHOR, nosso Deus, é o único SENHOR. Amarás, pois, o SENHOR, teu Deus, de todo o teu coração, de toda a tua alma e de toda a tua força. Estas palavras que, hoje, te ordeno estarão no teu coração; tu as inculcarás a teus filhos, e delas falarás assentado em tua casa, e andando pelo caminho, e ao deitar-te, e ao levantar-te." Deuteronômio 6:4-7

Muitos dos que leem este blog ainda não têm filhos. Aproveitem para guardar as Palavras de Deus no coração para obedecê-lo no devido tempo! Ensinem os filhos, assim como as crianças hebreias eram ensinadas, para que saibam TUDO o que Deus fez pelo seu povo, por seus pais e as promessas dEle para o futuro.

Se as crianças souberem das promessas de Deus para a vida delas, saberão para sempre que não vale a pena conhecer o que há fora do caminho.

A Educação Adventista deve ser um orgulho para todos nós, por este trabalho de evangelização e de construção de cristãos completos. Graças a Deus por inspirar os pioneiros a realizarem este trabalho!

Érica Bornemann

Em Busca de Saúde - Lição 12


- Gente, Gente, Gente!! Já estou com saudades de escrever no Blog... pois é, o trimestre esta acabando!
Mas vamos ao que interessa a busca de Saúde!
No mundo em que vivemos hoje precisamos desesperadamente de boa saúde. O estresse do dia a dia mina nossas forças e nos faz pensar muitas vezes em desistir de tudo, principalmente de nós mesmos.
No principio, por amor aos seres humanos Deus criou um plano tridimensional para que tivéssemos uma boa saúde. Mas o pecado infelizmente corrompeu este propósito de Deus. O paraíso que era perfeito e magnífico em saúde, agora foi reduzido a subpadrões físicos, mentais e espirituais. Não conseguiremos escapar desta triste situação se não perguntarmos ao Criador sobre seu plano original sobre saúde. É ai que entra o papel dos profetas, Deus insiste para que experimentemos uma restauração de saúde, e sabendo de nossa fraqueza de coração Ele pede para que O busquemos a fim de discutirmos o assunto.
Para que obtenhamos novamente as faculdades originais e mente bem equilibrada com as quais Deus criou para poder ter um relacionamento mais intimo com Ele, precisamos perguntar a Ele o que devemos fazer e como agir diante de suas instruções.
Ellen White revelou os divinos princípios de saúde a nossa igreja e revolucionou a saúde. É sobre isto e outros assuntos que estudaremos nesta semana.

“Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que esta em vós, o qual tendes da parte de Deus que não sois de vós mesmo?”I Cort. 6:19

Stella Mary! :-)

Uma melhor compreensão bíblica - Sex.13/03


Durante a semana estudamos sobre algumas técnicas que devemos utilizar para melhor compreensão bíblica.


Hoje quero deixar aqui registrado algumas dicas para você ter uma leitura bíblica mais interessante:


- Escolha um lugar agradável e reserve um horário diário.
- Comece com versos pequenos.
- inicie sempre com uma oração e ao final faça o mesmo.
- busque uma versão moderna.
- tenha em mãos um caderno para anotar comentários pessoais.
- peça a ajuda de Deus para entender, sem o Espírito Santo não dá.
- Nunca Leia a bíblia com pressa.
- Não desanime, leia várias vezes se precisar.
- Dicionário bíblico, concordância bíblica.
- Comentário Bíblico, Série conflito.


Essas são dicas que espero ajudá-lo a compreender melhor a bíblia. E Não se esqueça: busque sempre a presença de Deus, só Ele poderá lhe ajudar a se sentir confortável ao ler as verdades bíblicas. Fique com Deus, tenha um ótimo Sábado e nos encontramos na Classe Jovem pela manhã.


1 Forte Abraço,


Pastor Alexander Salles

O contexto amplo - Qui.12/03


Olá amigos!


A parte da interpretação dos escritos proféticos é o último passo da comunicação de Deus com o homem, e a interpretação correta destas mensagens se faz necessária, devido ao Seu real propósito com relação ao plano da Redenção. O contexto amplo não se refere à passagem imediata, mas abrangem outros capítulos, livros inteiros ou a todas as Escrituras.
Desde sábado, na sala dos jovens foi mencionado a respeito da salvação pela graça mediante a fé ou se também precisávamos de obras. Voltando ao principio do profeta Isaías a Bíblia deve ser estudada um pouco aqui e um pouco ali, em João encontramos que devemos examinar as Escrituras.
Portanto ao estudarmos o contexto amplo da Bíblia descobrimos que Paulo menciona a respeito da fé válida que é aquela que possui boas ações, e que somos justificados com base nesta fé. Tiago se refere à fé inválida, que não possui boas ações. Por fim, podemos dizer que somos salvos pela graça mediante a fé válida em Cristo (Ef 2:8e9), e que as obras testificam sobre nós dizendo se nossa fé é válida ou não.
Ao estudarmos os livros do espírito de profecia precisamos nos atentar ao seu contexto amplo, não somente lermos um parágrafo e tirarmos conclusões isoladas e inflexíveis. Muitas pessoas estudam a Bíblia e os livros de Ellen White com a finalidade de provar que suas próprias idéias estão certas. Mudam completamente o sentido Bíblico para que correspondam suas próprias opiniões.
Não temos apoio Divino para lermos um verso bíblico e tirarmos nossas próprias conclusões. Muitas denominações decoram alguns versos da Bíblia para se defenderem, sendo assim, se baseiam em versos e não no contexto amplo da Escrituras como um todo.
As revistas, os jornais, os livros foram feitos para serem lidos. A Bíblia tem como propósito ser estudada e examinada, afim da correta interpretação das mensagens deixadas pelos profetas.
Devemos seguir os conselhos deixados no comentário de terça-feira para estudarmos os ensinos, analisando profundamente os livros de Ellen White, pois ela escreveu sobre o mesmo assunto em diferentes épocas. Precisamos ser flexíveis ao estudarmos seus ensinos e usarmos o bom senso utilizando o contexto amplo para não tirarmos conclusões precipitadas, que podem nos levar a discussões entre irmãos.
Podemos citar como exemplo alguns de seus conselhos sobre certos assuntos que, se forem tirados do seu contexto levarão o leitor a conclusões absurdas.

(a) Moças a arriar cavalos – Nos escritos de Ellen G. White, conselhos como os que recomendam às escolas que ensinem as moças "a arriar e cavalgar" de forma que "estejam melhor adaptadas a enfrentar as emergências da vida" (Educação, p. 216-217);

(b) Mania das bicicletas – A advertência tanto aos jovens quanto aos mais velhos em 1894 para que fugissem da "influência enfeitiçante" da "mania de bicicletas" (Testemunhos Para a Igreja, v. 8, p. 51-52);

(c) Não comprar carros – O conselho a um administrador em 1902 para que não comprasse um automóvel para transportar pacientes da estação ferroviária para o sanatório porque isso era um gasto desnecessário e demonstraria ser "uma tentação para outros fazerem a mesma coisa" (Carta 158, 1902).

Algumas declarações são condicionadas a tempo e lugar, ou então ao contexto histórico do momento da sociedade.
Antes de estudarmos sobre qualquer assunto relacionado às Escrituras devemos sempre pedir o auxilio do Espírito Santo para que nos ajude a entendermos corretamente.
Não se esqueçam de utilizarem o bom senso e flexibilidade, muitas declarações deixadas por Ellen White foram particular, mas existem muitas declarações que devem ser consideradas, afinal ela escreveu a luz menor que nos leva a entender a luz maior.

“Quando olhamos para o todo do que ela escreveu sobre determinado assunto, emerge um quadro equilibrado, inestimável a todo cristão que leva a sério sua religião”

Um grande abraço!
Felipe de Menezes Araújo

Contexto escrito - Qua.11/03


Já aconteceu de você ler um texto, tirar suas conclusões, e algum tempo depois lê-lo novamente e concluir algo totalmente diferente? Já parou para pensar no porque isso acontece?

Interpretação de texto nem sempre é tarefa fácil, afinal, precisamos considerar diversos fatores para chegar a uma conclusão razoável. Às vezes mudamos nossa interpretação a respeito de um mesmo texto pois mudamos nossa percepção, passamos por novas experiências, e ampliamos nosso conhecimento de forma a ter uma compreensão mais ampla.

Muitos acham os escritos proféticos complicados ou enigmáticos demais para se entender. Por outro lado, há pessoas que banalizam a interpretação das escrituras e até se aproveitam disso, criando novas religiões e abrindo igrejas todos os dias. E assim muita gente se confunde entre acreditar ou não nas profecias, estudá-las profundamente ou simplesmente ignorá-las.

A melhor das opções, com certeza, é pedir a orientação de Deus e preparar-se para estudar e pesquisar a fundo o que dizem as escrituras. Podemos facilmente nos confundir ao ler um texto e considerá-lo fora do contexto, o que é muito perigoso!

A lição nos traz um exemplo de Ellen White, que declarou que ninguém deveria expressar segurança quanto à salvação. Isso parece radical, afinal, não é raro vermos pregadores perguntando em público aos membros se sentem-se salvos e enfatizando a importância de termos a certeza da salvação todos os dias. Ao estudarmos mais a fundo, percebemos que essa declaração se refere aos cristãos que acreditavam no conceito “uma vez salvo, salvo para sempre”. Ela quis dizer que não podemos confiar em nós mesmos e achar que as tentações não nos atingem. Devemos sim nos preparar para dia após dia estarmos certos da salvação.

Talvez Deus tenha usado esse efeito em Seus escritos para nos “forçar” a pesquisar, a não nos contentarmos apenas com versinhos aleatórios. Precisamos entender e ter um conhecimento pleno daquilo em que acreditamos, para isso, é necessário dedicado estudo e pesquisa. Fontes não faltam. Podemos facilmente encontrar a Bíblia e os livros do Espírito de Profecia até mesmo on-line! E a própria internet facilita pesquisarmos os costumes, culturas e acontecimentos do passado para compreendermos melhor as profecias. A interpretação das escrituras não depende de quem lê, mas sim de quem as escreveu, daí a importância de entendermos o contexto em que essas pessoas viviam.

Sugiro que você faça um plano de estudo da bíblia! Pode ser sozinho, em grupo, mas estude a fundo, liste os assuntos que acha complicados e pesquise, pergunte, desvende as escrituras! Acima de tudo, ore pedindo a Deus direção e que Ele seja o seu Professor. Como podemos ser porta-vozes de Deus sem entender Seus ensinos? Busquemos ao Senhor enquanto temos fartura de informação, pois um dia, não muito distante, eu creio, viveremos pela fé e por aquilo que aprendemos. Como nos manteremos fiéis sem argumentos? Aqueles que não estiverem verdadeiramente convencidos (através do estudo) daquilo que acreditam, não terão base para convencer outros e podem acabar duvidando de si mesmos e abandonando a fé. Por isso, muito cuidado, aproveite os recursos que você tem hoje e fortaleça sua vida espiritual para a Eternidade!

“A Bíblia é nossa inspiração, Palavra doce ao coração, é luz eterna de valor, é fonte de esperança e de amor”
Aline Alcêntara

Tempo e Lugar - Ter.10/03

Esta semana estamos estudando princípios teóricos de como estudar e interpretar a bíblia e o espírito de profecia. Vocês já ouviram que um texto tirado do seu contexto vira um pretexto? Bem, é o que acontece com a maioria das pessoas que mal interpretam as escrituras e esse é o fato do surgimento diário de novas denominações com interpretações errôneas e doutrinas incorretas do ponto de vista divino. “O meu povo perece por falta de conhecimento”, muitas vezes negligenciados por preguiça ou apenas aceitação de palavras supostamente de pessoas revestidas de autoridade = falsos profetas disfarçados de lobos enganadores com o intuito de corromper o caminho de salvação e bênçãos dos filhos de Deus.
Na lição de hoje estudamos a importância do tempo e do lugar na interpretação bíblica. O uso do tempo e do lugar nos remete a sempre verificar o contexto do texto que foi escrito. Jeremias 4:23-26 se refere ao cativeiro que Jerusalém foi submetido. A importância de saber quando o texto foi escrito e os fatos que o sucederam, nos ajuda a interpretar o texto e também de explicá-lo a outras pessoas corretamente.

Em muitos textos do novo testamento, evangélicos e pessoas de outras denominações utilizam a interpretação de textos incorretamente, de forma a distorcer a verdade e como base fundamentalista de suas convicções próprias. Precisamos estar atentos a estes enganos e principalmente estudarmos o texto no seu contexto, observando o lugar (cultura, rituais, festas, costumes e etc) e o tempo (data do escrito ou em que tempo se refere (presente ou futuro)) e muitas vezes perguntar para quem/o que o texto está se referindo.

Alguns textos famosos no qual as pessoas distorcem a verdade e justificam enganos no qual Deus nunca disse são:

1) “Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,...” Col. 2:16;

2) “E viu o céu aberto, e que descia um vaso, como se fosse um grande lençol atado pelas quatro pontas, e vindo para a terra. No qual havia de todos os animais quadrúpedes e répteis da terra, e aves do céu. E foi-lhe dirigida uma voz: Levanta-te, Pedro, mata e come. Mas Pedro disse: De modo nenhum, Senhor, porque nunca comi coisa alguma comum e imunda. E segunda vez lhe disse a voz: Não faças tu comum ao que Deus purificou. Atos 10:11-15;

3) “Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades.” I Tim. 5:23 & "Dai bebida forte aos que perecem, e vinho aos amargurados de espírito." Prov. 31:6;

4) "Entregue a Satanás para a destruição da carne, a fim de que o espírito seja salvo no dia do Senhor." I Cor. 5:5;

5) “Doutra maneira, que farão os que se batizam pelos mortos, se absolutamente os mortos não ressuscitam? Por que se batizam eles então pelos mortos?” I Cor. 15:29

e muitos outros ...

Você saberia explicar estes textos se uma pessoa o perguntasse? Se não, estude ... Pois, da sua resposta depende uma alma para Cristo – Pense nisso! Seja um estandarte da verdade levantado pelo Senhor para propagação do seu evangelho e das verdades bíblicas.

PS: Se quer saber a resposta dos textos acima e de muitas outras profecias, aguarde!
Espaço Jovem 2009.


Robson Teles

Homilética - Seg. 09/03


Homilética: (subst. Feminino) Arte de pregar sermões religiosos. Dicionário Aurélio

Palavrinha diferente, esta.
Numa aula de homilética, como diz a lição, o estudante aprende a usar as Escrituras para pregar. A pergunta de segunda-feira nos pede para interpretar o verso de Marcos 1:15 que fala do Reino de Deus. Jesus falava do reino da graça, e hoje, se utilizarmos este verso estamos nos referindo ao reino da glória. O texto é o mesmo, as técnicas são diferentes – Exegese e Homilética, respectivamente.

Exemplo:
Em 1 Coríntios 6:18-20: “Fugi da impureza. Qualquer outro pecado que uma pessoa cometer é fora do corpo; mas aquele que pratica a imoralidade peca contra o próprio corpo. Acaso, não sabeis que o vosso corpo é santuário do Espírito Santo, que está em vós, o qual tendes da parte de Deus, e que não sois de vós mesmos? Porque fostes comprados por preço. Agora, pois, glorificai a Deus no vosso corpo.”, o contexto sugere que o corpo humano é o templo de Deus. Três capítulos antes (1Co 3:16, 17- “Não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus habita em vós? Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá; porque o santuário de Deus, que sois vós, é sagrado.”), Paulo chama o corpo de crentes, isto é, a igreja, de templo de Deus. No capítulo 3, Paulo adverte que, se os crentes destruírem o templo de Deus, a igreja, Deus os destruirá. Alguns pregadores usam de licença com esses versos, arrazoando: (1) o corpo humano é o templo de Deus (1Co 6); (2) Paulo diz que, se destruirmos o templo de Deus, Deus nos destruirá. O problema é que o templo de 1 Coríntios 3:16, 17 é claramente a igreja (“o corpo de Cristo”), não o corpo humano. (Se já destruímos nosso corpo humano, por que Deus o destruiria novamente?) A boa intenção do pregador é nos encorajar a cuidar do nosso corpo.

A lição é simples: Para entender as palavras ou unidades da fala, deve-se estudar o contexto, que inclui tempo, lugar, cultura, ambiente histórico, a estrutura mental do autor, o público a que se dirige, usos e costumes contemporâneos, e assim por diante.

Guiados pelo Espírito de Deus e mediante atenção cuidadosa a estes fatores, podemos conhecer o significado das Escrituras; caso contrário, poderá haver interpretações fantasiosas.

Ellen White usava a Homilética frequentemente. Utilizava a linguagem bíblica, e sempre que falava ou escrevia um tópico, incluía textos bíblicos para transmitir para a Igreja a mensagem que recebia do Senhor.

Érica Bornemann

Exegese dos Escritos de Ellen White



Olá Pessoal!

A lição desse domingo trás um assunto muito interessante.

Você sabe o que é exegese?

Essa palavrinha que não está no nosso convívio diário parece que é pouco habitual, mas os pastores, anciãos e evangelistas usam-na com frequência, principalmente quando estão estudando a Bíblia e seu contexto histórico. Ela é muito usada também em debates, principalmente em debates interdenominacionais como os que eu participo.

Exegese é a disciplina que aplica métodos e técnicas que ajudam na compreensão do texto e se preocupa com o significado original daquilo que está escrito.

Bom, agora que sabemos o que é exegese, vamos a algumas considerações:

Assim como a interpretação das Escrituras exige o emprego de métodos sólidos de interpretação, também os escritos de Ellen G. White precisam ser estudados cuidadosamente a fim de entendermos com precisão seu significado.

Os adventistas do sétimo dia creem que Ellen White foi agraciada com o dom de profecia. A pergunta seguinte é: Como interpretamos os escritos dela? Usando a análise de erros em seus escritos, com um nível de 95% de confiança, podemos estar seguros de que o que ela escreveu foi inspirado por Deus e tem-se demonstrado verdadeiro.

No tempo em que ela exerceu seu ministério, muitas pessoas zombaram de suas ideias.

Durante essa semana iremos aprender como interpretar seus escritos e aprender a confiar neles, aceitando sua mensagem como um convite ao estudo profundo da palavra de Deus e preparação para o tempo do fim!

Até a próxima!

[Nota:] Pessoal, a Stella teve problemas de conexão com o serviço de internet e pediu para que eu postasse no Blog hoje, então deixem que eu me apresente, meu nome é Almir, tenho 27 anos e sou da IASD de Jd. Paulista, na Zona Oeste. Sou Ancião da Igreja e Diretor dos Jovens, bom, acho que é isso. Bom domingo para vocês!

A segunda vinda

Nesta semana estamos estudando sobre as mensagens dos profetas, as quais nos deixaram e que são de suma importância para nosso entendimento e salvação.

A lição abordou os principais temas de nossa doutrina, justificação pela fé, o santuário, o sábado, o estado dos mortos e o que estaremos estudando hoje a segunda vinda de Cristo.

Você já parou para pensar o que significa a palavra adventista? O que é ser um adventista?

Esta palavra significa que cremos na segunda vinda de Cristo a tal ponto que faz parte de nossa identidade. É justamente este nosso propósito como adventista, aguardarmos o retorno de nosso Salvador e proclarmos esta Sua vinda.

Bom, e o que seria da Bíblia, das doutrinas, das mensagens dos profetas, se não tivesse a esperança da vinda de Cristo?

No acampamento, fizemos um trabalho missionário maravilhoso, ao irmos às casas das pessoas levando um presente chamado Sinais de esperança. Fazendo este trabalho me senti exercendo o cristianismo estava proclamando o advento, deixando de ser egoísta, falando para as pessoas aquilo que mais anseio a vinda de Cristo.

E você? O que mais anseia? Tem falado para as pessoas sobre os sinais de esperança?

Temos um Deus misericordioso, infinito em amor, e com seu plano da Redenção nos da à oportunidade de alcançarmos mediante Seu poder a vida eterna. Não existe melhor esperança do que esta, de sabermos que a morte, as dores, as separações, os desempregos um dia irão acabar.

Ele enxugará dos olhos deles todas as lágrimas. Não haverá mais morte, nem tristeza, nem choro, nem dor. As coisas velhas já passaram (Apoc 21:4). Estamos vivendo as coisas velhas, mas com os olhos nas coisas novas, um dia todo o seu sofrimento irá se findar.

Alegremos-nos nesta nova esperança, e estudemos sobre este importante evento, porque a Bíblia no diz, que virão falsos profetas, enganadores e falsos cristos.

Vigiai e orai!


Precisamos nos alimentar a cada dia da palavra de Deus, só assim, contemplando seu amor, seremos transformados.

O que você tem contemplado? As coisas do mundo? Ou as coisas celestiais? Tem se preparado para a segunda vinda de Cristo?


“O grande conflito terminou. Pecado e pecadores não mais existem. O Universo inteiro está purificado. Uma única palpitação de harmonioso júbilo vibra por toda a vasta criação. DAquele que tudo criou emanam vida, luz e alegria por todos os domínios do espaço infinito. Desde o minúsculo átomo até ao maior dos mundos, todas as coisas, animadas e inanimadas, em sua serena beleza e perfeito gozo, declaram que Deus é amor” (O Grande Conflito, p. 678).

"NO CÉU HÁ MUITO QUE EU ANSEIO VER, MAS QUERO VER PRIMEIRO O SALVADOR!"


Felipe de Menezes Araújo

O estado dos mortos - Qua.04/03


Um dos maiores mistérios de todos os tempos é: “Prá onde vão os mortos?”. Diversas culturas, grupos religiosos, filósofos, pensadores, entre outros curiosos, especulam esse assunto dia a dia, cada um a sua maneira.

A Bíblia, como sempre, é muito clara e objetiva ao lidar com esse assunto, mas o homem insiste em querer tornas as coisas complexas e inventar histórias miraculosas para explicar isso. A fórmula é simples à Morreu, acabou. Um pouco dura, talvez, mas simples. O que veio do pó, volta a ele, vai-se a consciência, as emoções se vão também e um ciclo se encerra.

I Timóteo 6:16 nos afirma que o ÚNICO que é imortal é Deus E somente Ele pode compartilhar a imortalidade conosco, mas num conceito diferente do ensinado por aí. Quando Jesus voltar, todos os remidos iremos com Ele para o céu e juntos seremos revestidos de imortalidade, e a partir daí, viveremos para sempre com o Senhor no Paraíso. Os que estiverem mortos serão ressuscitados para desfrutar desse grande privilégio.

É muito importante nos aprofundarmos nesse assunto para compreendermos o que a igreja prega (baseada no que Deus ensina) sobre ele. Satanás tem usado o espiritualismo para afastar as pessoas de Deus e dos conceitos corretos. Hoje esse assunto é abordado abertamente (e de maneira errada) na televisão, na Internet e nos veículos de comunicação em massa. O pior de tudo, é que muitos, sem notar, estão se deixando levar por essas falsas crenças de imortalidade da alma, vida após a morte, espíritos que inspiram livros e nos acompanham ou até mesmo atormentam pessoas. Temos informação suficiente em nossa igreja para não sermos pegos por Satanás e para alertarmos outros sobre seus enganos.

A morte é uma situação muito triste e as pessoas estão em busca de uma mensagem confortante para superarem esse momento. Não há mensagem mais confortante do que saber que existe um céu e uma vida eterna preparados para todos, e é isso que o inimigo prega também, mas ele mistura a verdade com o erro, e assim convence multidões a cada dia.
Sabemos que nos últimos dias, ou melhor, em nossos dias, essa seria uma das principais armas de Satanás contra Deus e, ao que podemos notar, tem funcionado. Vida eterna e condenação eterna são temas intrigantes e fundamentais para fortalecer nossa fé em Deus ou afastar-nos dEle.

Como mensageiros de Deus, é nosso dever abrir os olhos desse mundo cego e pregar as Suas verdades a respeito desse assunto sério. Vamos orar mais e buscar mais a Deus a cada dia, a fim de sermos luzes para apontarmos o erro e indicarmos a solução. Deus nos capacita a fazer esse trabalho, que não é nada fácil.

Sabemos que Deus tem mansões preparadas para nós em um lugar magnífico, e que mesmo que morrermos em Cristo, quando Ele voltar, seremos ressuscitados e levados para esse lugar.
Porque não compartilhar essa mensagem com nossos amigos e queridos? Vamos levar esperança a todo o mundo e anunciar as verdades de Cristo enquanto há tempo!!


“Além do rio existe um lugar, prá mim, além do rio existe paz.
Além do rio a vida não terá mais fim e com Jesus irei morar”


Aline Alcântara

Sábado + Promessa e Cumprimento

Quando você pára para pensar que as únicas coisas que Deus tocou aqui neste mundo foram o próprio homem e sua lei divina, vemos a importância e o cuidado que Deus tem por estas duas figuras. O homem por ser Sua imagem e semelhança e a Sua lei por ser Seu caráter impresso. Agora, quando paramos para pensar que as duas coisas perfeitas que Deus instituiu antes do pecado foi somente o casamento e o sábado, devemos nos atentar cuidadosamente a estes dois pontos também. O casamento é santo. Assim, como o sábado também foi criado como um memorial da criação para santificação e um canal de bênçãos entre o Deus Criador e o seu povo. O sábado por não ser limitado à geografia, a um povo específico ou até mesmo a um idioma, está ligado ao tempo (base comum para qualquer um) por um período de linha infinita (a eternidade). Todos podem santificar esse dia em qualquer lugar e em qualquer língua. Deus não limitou a santificação e nem a benção para um determinado conjunto de dogmas ou para um grupo seleto de pessoas, mas condicionou somente para aqueles que o querem obedecer. Nós, Adventistas do Sétimo Dia, obedecemos os mandamentos por amor a Deus, dizendo que a Sua justiça é verdadeira e Sua lei é perfeita. A guarda do sábado é um ato de fé, como diz a lição. E nós sabemos que não somente o Sábado, mas toda lei é ponto de salvação. Não no cumprir, pois a salvação só vem por intermédio de Jesus, mas como um espelho para nos mostrar como temos falhado como representantes do caráter de Deus. Devemos não ser somente Adventistas do Sétimo Dia, mas Adventistas dos Dez Mandamentos. “Pois qualquer que guarda toda a lei, mas tropeça em um só ponto, se torna culpado de todos. Porquanto, aquele que disse: Não adulterarás também ordenou: Não matarás. Ora, se não adulteras, porém matas, vens a ser transgressor da lei” (Tia. 2:10-11). Deus quer que sejamos os estandartes desta lei perfeita, mostrando obediência e fé. Pois somos os representantes e a justificativa perfeita para todos os mundos, inclusive aos anjos que a Satanás estava errado em dizer que Deus era um Deus tirano e sua lei impossível de ser cumprida. Jesus aniquilou essa afirmação ao vim a essa terra, vivendo uma vida perfeita aos olhos de Deus. E cabe a nós hoje sermos a continuação dessa afirmação, mostrando que a lei de Deus é boa e perfeita… Sejamos um exemplo para as pessoas e mais uma justificativa de Deus, demonstrando que através da fé e da obediência somos filhos da luz em um mundo de trevas. Que Deus possa sempre nos ajudar… Amém.



Robson Teles

O santuário - Seg. 02/03


Confesso que o assunto 'Santuário' não é algo fácil de se entender. Mas a lição de hoje torna o seu objetivo claro para nós.

Hebreus 9: 22-24 "E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e sem derramamento de sangue não há remissão. Era necessário, portanto, que as figuras das coisas que estão no céu fossem purificadas com tais sacríficios, mas as próprias coisas celestiais com sacrifícios melhores do que estes. Pois Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, mas no próprio céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus" (Amém!!!)

O santuário terrestre, do Velho Testamento, era uma demonstração visual de como acontece no céu. Jesus representou o Sumo sacerdote, sem pecado. O sumo sacerdote tinha seus pecados remidos através de um sacrifício animal, no qual ele depositava seus pecados. Jesus não teve pecados. Então este Sumo Sacerdote intercedia no santíssimo pelos pecados do povo no Dia da Expiação.

A lição a tirar desse serviço é entender o plano da salvação - a mensagem dos nossos profetas: Confissão, sacrifício, perdão, fé, reconciliação, santidade.
O derramamento de sangue feito aqui na Terra nos velhos tempos foi feito por nosso Salvador Jesus - o cordeiro de Deus. E o dia do juízo será anterior à segunda vinda de Cristo.

A purificação do santuário celestial será quando Deus mostrará ao Universo quem foi seguidor de Cristo, e quem será justamente salvo de seus pecados e morará com o Pai no céu. "...Para que sejas justificado em tuas palavras, e venças quando fores julgado".


Todo o sacrifício de Jesus foi por você e por mim. Devemos mais do que entender esse plano que Deus fez para nos salvar, devemos aceitar o sacrifício para que nosso nome esteja no Livro de Deus no dia da purificação do santuário.

Estou aqui-Nova Voz

Estou aqui
Ante os Teus pés
Em humilde devoção
Estou aqui, pois finalmente entendi
Que a vida plena só tenho em Ti
E com meu coração
Explodindo de amor
Eu vou simplesmente dizer

Eu te amo Jesus
E me entrego a ti
O teu sacrifício não foi em vão
Eu aceito sim
Eu te aceito sim em mim

Estou aqui pra agradecer
Hoje sei que não estou só
Estou aqui pra te ouvir
Dizer o que eu devo fazer
E com todo meu ser
Explodindo de amor
Só posso uma coisa dizer

Estou aqui
Eu quero a ti
Estou aqui
Eu vou te servir
Estou aqui, estou aqui
Estou aqui

Agradeçamos a Jesus pelo sacrifício, aceitemo-nO hoje, mais uma vez!

Érica de Andrade Bornemann



Porta-Voz de Deus – Lição 10

“Quando ouviram a voz do Senhor Deus, que andava no jardim pela viração do dia, esconderam-se da presença do Senhor Deus, o homem e sua mulher, por entre as árvores do jardim. E chamou o Senhor Deus ao homem e lhe perguntou: Onde estás?” Gên.3:8-9.
Lúcifer, o anjo caído, os havia tentado a pecar e conseguiu, agora o homem não podia mais desfrutar da presença de Deus face a face e não estavam mais prontos a comungar com seu Criador. Deus precisaria de outras formas de se comunicar com Seu povo.
Voltando ao tema dos profetas... “A idéia bíblica de um profeta é que ele é um porta-voz do Senhor”. Um profeta fala por meio da inspiração do Espírito Santo.
Em Deuteronômio 18:15-22 nos fala da promessa do grande profeta, mas vamos nos deter principalmente no verso 18: “Suscitar-lhes-ei um profeta do meio de seus irmãos, semelhante a ti, em cuja boca porei as Minhas palavras, e ele lhes falará tudo o que Eu lhe ordenar”.Nabi – aquele que proclama a mensagem de Deus, profeta neste verso de Deuteronômio significa isto, alguém que fala por Deus.
Como já estudamos nas lições passadas, Deus revela sua mensagem nos dias de hoje a seus profetas por visões, sonhos ou falando diretamente a eles, e todos eles foram instruídos a dar a mensagem de alguma forma seja ela, escrita, verbal ou dramatizada. È importante lembrar que Deus também usou as mulheres para comunicar Sua vontade ao seu povo.
Do Gênesis ao Apocalipse, Deus usou profetas para falar ao seu povo por Ele e para tornar conhecida Sua vontade. Hoje a Igreja Adventista do Sétimo Dia, fala das mensagens e vontades de Deus a nós hoje. Uma vez que os profetas são porta-vozes de Deus, precisamos perguntar: Estamos dando ouvidos e obedecendo às mensagens dadas a nós através de Seus profetas?
“Atente bem para a sua própria vida e para doutrina, perseverando nesses deveres, pois, agindo assim, você salvará tanto a si mesmo quando aos que o ouvem.”( I Tm 4:16)


Stella Mary! :-)