Já dizia a antiga frase: “a paciência é uma virtude” e sem duvida nenhuma, realmente é. Conhecemos poucas pessoas que possuem essa virtude. Não é comum que todo seu grupo de amigos seja paciente, posso até dizer que isso é bem raro, e aquela pessoa que reconhecemos como alguém paciente, essa sim possui uma grande virtude no mundo atual. Afinal, nem todos somos pacientes e possuímos esse dom. Mas quando em Hebreus 10:36, o autor diz que precisamos ter paciência para fazer a vontade de Deus e receber o que Ele prometeu, é possível perceber que a paciência deve ser levada muito a sério, mais do que pensamos.
Após esse verso devemos reavaliar nossos conceitos sobre sermos pacientes. A paciência realmente não é algo que todos possuem, nem tão pouco é fácil de se ter mas quando entendemos que esse fruto do espírito nos coloca numa posição de fazer a vontade de Deus, e recebemos as bênçãos que Ele nos promete, a paciência se torna um dom que precisa e necessita ser almejado todos os dias, a paciência é então uma busca constante .
Em um mundo onde tudo é feito com pressa e as coisas acontecem muito rápido, o que certamente fará a diferença será como iremos esperar as coisas acontecerem, como reagimos diante das situações que nos sobrevém, e esta diferença começa quando trocamos as nossas vontades pelas vontades de nosso Deus.
Não posso dizer que isso será fácil, porque paciência requer prática diária, mas essa prática pode começar no trânsito parado,na fila do banco no modo de tratar as pessoas dentro de casa na escola ou no trabalho. O importante é saber que a prática da paciência requer anulação do próprio eu, e entrega para a vontade do Espírito. Deus nunca disse que isso seria fácil, Ele sabe o quanto achamos difícil deixar nossas vontades de lado, renunciar o próprio eu e acreditar no invisível, mas Ele também nunca nos disse que estaríamos sozinhos neste caminho. Ele prometeu dar sua companhia ao nosso lado até sua volta.
Os que verão Jesus voltar e subirão com Ele para o céu, serão conhecidos pela sua paciência: Aqui está a paciência dos santos, daqueles que guardam os mandamentos de Deus e a fé em Jesus. (Apoc. 14:12)
Neste mundo onde é muito difícil sermos pacientes, devemos deixar Cristo o maior exemplo de paciência que conhecemos nos mostrar como devemos esperar por suas promessas e suas bênçãos.
Bom estudo e um feliz sábado!!!
Ailton Alcantara