Ponto fraco ou Virtude? - Ter. 02/02


Vivemos em um mundo em que em tudo devemos demonstrar força. No trabalho, quando mostramos muita compaixão pelo erro de outros podemos estar ameaçando nosso próprio emprego. Na escola quando resolvemos ajudar um amigo em apuros, corremos o risco de se tornar motivo de chacota. Daí podermos visualizar dezenas de exemplos que você ja presenciou ou até mesmo atuou.
Acho engraçado pois existem situações em que como cristão parece automático perceber a falta de amor. No dia-a-dia enxergamos situações em que as pessoas ja não sentem nenhum remorso em neglicenciar. Exemplo disso, quando entramos em uma condução super lotada em São Paulo e vemos jovens sentados em bancos reservados enquanto idosos e mulheres grávidas disputam um pequeno espaço em pé. A lei do "mais forte" deve existir na selva, onde por enquanto é essa regra que domina os animais. Porém disse Deus que dominariamos todos os animais, porém agimos como se fossemos um deles. O mundo está cheio de ódio. Precisamos mostrar que ainda existe um povo que pode amar ao próximo como a si mesmo. Enquanto nossas mentes não se ligarem à vontade de Deus, seremos iguais aos moinhos de ventos que se deixam levar para onde o vento soprar. Andar contra as massas não é tão fácil, mas com Cristo, aquele que é o próprio amor encarnado, tudo irá bem, e os outros a nossa volta perceberão o amor em ação e perceberão que o amor é o ponto mais forte de qualquer pessoa. A ação de amar é fazer algo a mais do que uma pessoa necessita, mesmo ela não merecendo. Ou você acha que Jesus se sacrificou por nós merecedores? Pelo contrário; ele se sacrificou porque não somos merecedores das dádivas divinas do Pai. Vamos começar a mudar nossa ideia de que amor todo mundo quer, porém somos nós os responsáveis por dar o primeiro passo para resgatar o amor que Jesus já demonstrou.

André Guimarães

Amor em qualquer linguagem - Seg. 01/02

A lição desta semana trata de um assunto aparentemente fácil de se praticar: a amabilidade. É fácil sermos amáveis na igreja, com os amigos, no trabalho e até mesmo em casa, se tivermos um pouco de disposição. Infelizmente, na maioria das vezes, essa amabilidade é superficial. É mais parecida com cordialidade do que amabilidade propriamente dita. Se estudarmos mais a fundo este fruto do espírito, veremos que há muito mais do que ser educado e cortês com o próximo.

A verdadeira amabilidade nos faz sentir compaixão e empatia pelo próximo, promove a paz, rompe barreiras. Um grande exemplo mencionado pela lição hoje é o de Davi. Passou boa parte de sua vida sendo perseguido pelo rei Saul e, mesmo assim, quando se tornou rei, foi em busca de alguém da família de Saul a quem ele pudesse fazer o bem, em outras palavras, com quem ele pudesse ser amável.

Por ser um fruto do espírito, essa é uma virtude divina, portanto, somente seremos amáveis se estivermos em harmonia com Deus e fazendo Sua vontade. É importante entendermos que a lição deste trimestre vai mais fundo do que simplesmente nos relembrar regras de comportamento. Através do estudo dessas lições maravilhosas devemos ter em mente que Jesus está às portas e que se não desenvolvermos um caráter semelhante ao dEle, o céu estará cada dia mais distante. Portanto, sejamos amáveis não somente da boca para fora, mas de coração sincero pois não podemos perder tempo.

Deus espera que a amabilidade seja uma constante em nossa vida. Devemos ser amáveis com os que amamos e com os que achamos que não merecem também. Eu e você por nós mesmos não merecemos nem um pouquinho do amor que Deus demonstra por nós e nem as coisas que Ele nos concede. Dificilmente atingiremos este grau de amabilidade sem entregar nosso coração nas mãos dAquele que pode transformar vidas.

Gostaria de te motivar a exercitar a amabilidade em sua vida. Ore e peça a Deus forças para que você ame o seu próximo de verdade e que esse amor seja traduzido em atos de bondade. Oportunidades não faltam, basta olhar em volta, quantos necessitando ouvir de Jesus, outros precisam de ajuda para alguma tarefa, há os que necessitam urgentemente de recursos e mantimentos etc. Você pode até escolher por onde começar, o importante é dar o primeiro passo. Com certeza, Cristo fará grandes coisas através de nós se nos dispusermos a ser amáveis com todos.


Aline Alcantara

Modelo de amabilidade (Mateus 5:43-48) - Dom. 31/01



Bom dia amigos!!! O que é amabilidade!? No dicionário da língua portuguesa, amabilidade significa:"Qualidade de ser amável, capacidade de fazer favores, dito amável".Então se somos amábeis, somos também amáveis!A lição desta semana vem nos ensinando como e o porquê de amarmos o nosso próximo. Jesus no Sermão do Monte mostra claramente a benignidade de Deus.Muitas vezes somos influenciados pelas pessoas ao nosso redor a agirmos como a maioria das pessoas agem, com frieza e indiferença, olhando somente para nós mesmos e no máximo vai,.... para as pessoas mais próximas de nós como amigos e a família. Precisamos exercitar a nossa amabilidade! Pequenos gestos fazem a diferença!Exemplo: aquela pessoa no serviço, qualquer uma, pode ser o chefe também, que não olha pra você nem pra te cumprimentar, só fica colocando "pilha" no seu serviço como se tivesse alguma coisa contra você, como se você fosse indiferente para ele ou pra ela, naturalmente agiríamos da mesma forma se não fossesmos cristãos, não é!?rsExperimente um dia cumprimentá-lo(a), com um sorriso daqueles, tipo aqueles q é impossível pra outra pessoa não te retornar com surpresa! Pronto! foi difícil... mas haverá recompensa. É impossível ser amábel e não receber amabilidade.Em Mateus 5:43-48, Jesus menciona como as pessoas falam como se deve tratar uns aos outros... de forma grossa, indiferente, estúpida, e se o sujeito é assim com você, porque ele merece delicadeza!? Irei tratá-lo da mesma forma! Han-Han... errado... Quem ja assitiu o filme "Poderoso Chefão"?!Até o chefe da máfia Dom Corleone ja dizia: "Fique junto de seus amigos, mas mais próximo ainda de seus inimigos". É claro que a intenção dele era de finalizar os inimigos...que não é o nosso caso aqui!!rsmas devemos aprender e colocar em prática nas nossas vidas o que o maior e melhor chefe que existe, que é Jesus, disse:"Amai os vossos inimigos e orai pelos que vos perseguem, para que vos torneis filhos do vosso Pai celeste(...)""Portanto, sede vós perfeitos como perfeito é o vosso Pai celeste."A perfeição que Jesus define aqui, é amar o próximo, amando nosso inimigo, orando pelos que nos maltratam, sendo amáveis para com os que não são amáveis para conosco!Vamos desenvolver a amabilidade em nossos corações, com paciência, e com muita oração. Deus, com toda certeza, irá nos abençoar!Experimente agora esse amor... vai lá, seja receptivo em seu trabalho!


Um forte abraço!

Renan de Almeida