A corrida dos Ratos - Qui.30/07

O título da lição de hoje me fez lembrar aquele livro “Quem mexeu no meu queijo... Tive que ler para a faculdade há algum tempo e dele deveria tirar algumas lições.
Deixando de lado todo a psicologia aplicada deste best seller, a fábula nos faz pensar na disputa pelos objetivos da vida, e o fato de 2 ratos e 2 duendes usarem tênis e estarem num labirinto correndo, somos levados a entender que os melhores objetivos são alcançados se formos atrás deles e bem rápido.

A lição de hoje tem o título “Escape da corrida de ratos!” Aprendemos desde cedo e em livros como este que devemos sair como ratos em labirintos correndo o mais rápido possível até chegarmos ao fim, nos saciarmos do queijo... E quando acabar?
Não há mal nenhum em ter sonhos, querer melhorar e correr atrás do que deseja, mas o desgaste é constante. Buscamos e cada vez queremos mais e mais e mais... E onde está o nosso limite? Estamos sonhando tanto com as coisas daqui, correndo tanto com os planos daqui, voando com o vento atrás de ter uma posição profissional melhor, graus acadêmicos mais elevados, conhecer mais pessoas, explorar o mundo e por vezes não nos damos conta que deixamos para trás coisas que deveriam ser prioridades para nós.
Repito que não estamos errados em nos aperfeiçoar, mas a perfeição verdadeira e a vida plena estão em “buscarmos primeiro a Deus” e como a promessa diz “todas as outras coisas serão aumentadas para nós”.
Quer saber o segredo do queijo que nunca acaba? Lembre da Videira Verdadeira, o Pão da Vida, a Água da fonte que nunca seca. Só Jesus é quem pode “satisfazer todos os desejos do nosso coração através da busca da Sua presença, deixando o mundo de lado, voltando nossos pensamentos e ações para as coisas do alto e focando nossos esforços e finanças devidos Deus.

Na lição estão descritos 4 passos importantes :

1º Passe tempo diariamente meditando no sacrifício de Jesus Cristo.
2º Conscientize-se de seus pensamentos e examine-os. Provérbios 23:7 diz: “Porque, como imagina em sua alma, assim ele é."
3º Passe muito tempo em oração e estudo da Bíblia.

4º Seja fiel na devolução dos dízimos e ofertas.


Em Colossenses 2:8 encontrei o verso: “Tenham cuidado para que ninguém os torne escravos por meio de argumentos sem valor, que vêm da sabedoria humana. Essas coisas vêm dos ensinamentos de criaturas humanas e dos espíritos que dominam o Universo e não de Cristo.”
Estamos ouvindo as pessoas certas? Obviamente, não se pode acreditar que todo mundo vai jogar limpo no jogo da vida. Escape da corrida de ratos! Ouse confiar em Deus.

Um abraço,

Jacqueline Alves

Renunciando ao amor do mundo - Ter.28/07

Nós estamos no mundo, mas não somos do mundo!

A cada dia que passa eu me apaixono mais pelas cartas de João. Em quase 20 anos de Adventista eu nunca tinha parado para analisar essa maravilhosa literatura bíblica.

Logo na primeira semana da lição eu pude perceber que essas cartas, principalmente a primeira, podem ser consideradas como um resumo de toda a Bíblia. Ele escreve a seus leitores sobre quem é Jesus, Seu amor, o amor entre irmãos, adverte sobre o Anti-cristo e falsos profetas, sobre o pecado e o perdão de Deus.

Hoje, 28 de julho estudaremos a respeito da nossa renúncia ao mundo.

A palavra mundo, na Bíblia, tem pelo menos três significados que são de grande relevância para compreendermos algumas passagens bíblicas. Por exemplo: João 17: 6,9 Jesus intercede dizendo: Eu rogo por aqueles que me deste do mundo, pois são Teus. Mas no mesmo versículo 9, Ele diz: Não rogo pelo mundo. Portanto se não conhecemos qual o sentido da palavra "mundo" que está sendo empregado em cada frase, podemos ficar confusos.
Então o primeiro sentido de mundo na Bíblia é o Globo Terrestre ou a Terra, onde habitamos (cosmos), Atos 17:24, Mt 13:35.
O segundo sentido é o mundo que se refere aos habitantes da Terra; e nós podemos classificar em: - Mundo dos eleitos "Okúmene" (grego), que são os filhos de Deus. Jó 17:6; 3:16.- Mundo "Ayon" (grego), que são os filhos da perdição que são contra Deus.
Existe ainda uma outra conotação da palavra mundo, que é o sistema mundano. I João 2:15. Este sistema é um arranjo governado por satanás (I João 5:19), com o objetivo de corromper e aliciar as pessoas através da concupiscência da carne e bens mundanos. Ele está presente na política, educação, arte, ciência, comércio, leis e na música.
Não estou falando de ficar dentro de casa com a Tv desligada ou jogar fora o celular, não acessar mais a internet, se esconder dos vizinhos, desistir de estudar ou coisa parecida.

João nos adverte sobre as coisas prazerosas desta vida que não condizem com a conduta cristã ou que atrapalhem a nossa aproximação com Deus.

Vemos em diversas passagens como a Bíblia considera o que é o mundo (João 12:19, 15:19; Atos 17:24; Romanos 1:20; Colossenses 2:8; 1 Timóteo 6:7; Tiago 4:4; Apocalipse 11:15) e podemos resumi-lo como sendo as pessoas, as atrações, a natureza, as filosofias, as riquezas, os prazeres, o poder e etc.

E aí que que está! Não podemos fugir dessas coisas, pois elas estão a nossa volta.
A questão é como eu me relaciono com elas.

Por exemplo: não é errado possuir os bens do mundo, mas é errado não ajudar alguém que precise tendo condições de fazê-lo, também não é pecado ser rico, mas é pecado amar mais o dinheiro do que a Deus.

Poderíamos ficar o dia inteiro aqui e citar diversos exemplos, mas o resumo final de tudo isso é:

Nós estamos no mundo, mas não somos do mundo!

Precisamos nos relacionar com outras pessoas para que possamos compartilhar a nossa esperança. Levar a mensagem do evangelho.

A visão que as pessoas que não são cristãs tem de nós de é de um povo recatado e com viseiras nos cantos da face. Mas podemos mostrar para essas pessoas que os nossos valores e diversões são muito mais saudáveis e não necessitam de um complemento químico como o cigarro ou o álcool, nem de ficarmos a noite inteira acordados "remexendo o esqueleto" num cubículo apertado e barulhento com a intenção de trocar bactérias bucais com todo mundo que aparece.

O cristão tem outros valores. Que maravilha é para nós Adventistas nos reunirmos no Sábado a noite para umas horas de descontração com a galera regada a sorvete, pizzas e sucos (Sem exageros hein! Olha a temperança!).

Ou o que dizer de um passeio em família a beira-mar ou num parque admirando outras formas da natureza no Sábado a tarde?
Nem preciso falar dos acampamentos com atividades saudáveis e com noites de louvores a Deus com os hinos do cd jovem sob a luz do luar e das estrelas com aqueles amigos especiais...

As opções são muitas, cada um usa a sua criatividade!

Se existe ainda alguma coisa neste mundo que atrapalhe você de se aproximar mais de Deus renuncie o mais rápido possível, seja riquezas, prazeres ou diversões fúteis pois João diz:

"não ameis o mundo, nem o que no mundo há, quem ama o mundo o amor do Pai não está nele!"

Almir Xavier

Motivados pelo Amor - Seg. 27/07

“Não amem o mundo, nem as coisas que há nele. Se vocês amam o mundo, não amam a Deus, o Pai” (1Jo 2:15).


É fácil para você abandonar as coisas deste mundo?

Temos que entender que quando escolhemos a Jesus escolhemos nos desprender das coisas deste mundo, esse desprender não significa que você não deve ter ambições, querer um carro melhor, uma casa confortável, concluir a faculdade, aprender novos idiomas e etc. Deus quer o melhor para você e acredite, Ele está disposto a lhe ajudar, quando preciso, a conquistar algo aqui neste mundo. Porém o nosso foco deve ser o céu, as coisas deste mundo jamais poderão te satisfazer completamente, muito pelo contrário, o desejo de satanás é que você ame as coisas deste mundo, esqueça de Deus e assim te escravizar e conseqüentemente perder a vida eterna que Deus oferece a você.
Olhando para este mundo vemos que ele não vai muito longe, que Jesus em breve voltará e Ele vem buscar os seus filhos, não as coisas deste mundo.
Por isso hoje, meu querido leitor, desapegue-se das coisas deste mundo, acabe com os vícios que não te levarão para o céu, corte do seu vocabulário as palavras “Não tem nada a ver, comigo não acontece e é só um pouquinho”. O diabo não se apresenta falando: Olá eu sou satanás, esta novela, este filme, esta música, estas amizades, estas comidas, estes lugares... eles o levarão para o inferno, venha comigo e seja infeliz”. Com certeza não, podemos considerar satanás como o maior produtor de marketing do mundo, porque ele vem enganando muitas pessoas há muito tempo, e muitas vezes você e eu nos deixamos ser enganados por não lermos a palavra de Deus, por não buscarmos a Deus todos os dias, por escolhermos o mundo como nossa prioridade maior. “Ora, o mundo passa, com tudo aquilo que as pessoas cobiçam; mas aquele que faz a vontade de Deus, permanece para sempre.” (1Jo 2:17). O que tem você cobiçado?
É difícil largar as coisas do mundo, e ao ler a lição desta semana se você perceber que o pecado tem te feito escravo em algum ponto da sua vida, no menor deles, no mais insignificante (a olhos humanos) não fique triste, porque temos um Libertador, Ele já pagou o preço por amor a você, deixou o céu porque você é a coisa mais importante, por amor Ele e morreu. “e, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, tornando-se obediente até a morte, e morte de cruz.” (Fp 2:8)
Motivado pelo amor, Jesus perdoa todos os nossos pecados, motivado pelo amor Ele desceu do céu e mudou a vida de todos nós. “e a vós, quando estáveis mortos nos vossos delitos e na incircuncisão da vossa carne, vos vivificou juntamente com ele, perdoando-nos todos os delitos; e havendo riscado o escrito de dívida que havia contra nós nas suas ordenanças, o qual nos era contrário, removeu-o do meio de nós, cravando-o na cruz” (Cl 2:13,14); Mas você precisa aceitar este amor, e para aceita-lo você também precisa amar a Deus, amar de verdade na essência da palavra. Jesus foi capaz de tudo, foi até as ultimas conseqüências por amor a você. E você é capaz de amar a Jesus, entregar-se totalmente e deixa-Lo ser o centro da sua vida?
Assim como Deus nos ama, Ele também quer ser amado, comece agora a colocá-Lo como prioridade.
“Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida.” (Jo 5:24)

Abraços Fernanda Alcantara.

Odiar a família? - Seg. 20/07

“...Amarás a teu próximo como a Ti mesmo...” Marcos 12:31
Qualquer pessoa, em condições normais em seu estado psicológico, tem amor por si mesma, você não seria capaz de se jogar na frente de um carro, pular de um prédio,ou nadar num rio cheio de piranhas. Provavelmente você diria que estou ficando louca em sugerir uma coisa dessas, e com certeza estaria certo. .
Existe porém uma grande diferença entre amar e ter pena, você ama seu irmão, seu namorado(a) mas e uma criança que passa fome no nordeste, já parou pra pensar se você consegue amá-la? Claro, fica muito difícil amar quando se está longe, quando não se conhece.
E Deus, tem estado longe pra você? Conhece você a Deus o bastante para amá-lo de todo o teu coração?
A lição desta semana nos alerta ao fato do amor a Deus e as pessoas da nossa família, muitos pais por ai morreriam pelos filhos, dariam tudo pelos filhos, muitos namorados e namoradas trocam juras de amor a cada instante, prometendo ir até o fim do mundo para fazer o outro feliz. E a Deus, nosso Pai Celeste, o que sobra?
Fomos criados a imagem e semelhança de Deus, por isso nosso coração tem uma enorme capacidade de amar, você pode amar a sua família, seus amigos, seus bichinhos de estimação e ainda assim amar a Deus.
Deus não quer que você não ame os seus semelhantes, mas Ele quer que acima de tudo você O ame, de todo o teu coração, de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento (Marcos 12:30). Portanto devemos colocar a Deus em primeiro lugar na nossa vida.
Somos contemplados pelo que vemos, e querendo ou não você acaba sendo influenciado pelos amores da vida, porém o único perfeito é Deus, todos nós temos defeitos, somos pecadores, por isso Jesus fala em Marcos 12: 30 para que amemos a Deus sobre todas as coisas, sobre todos os amores, porque somente Deus é todo perfeito e Ele irá nos influenciar sempre para as coisas boas.
Não deixe de amar a sua família, porém ame mais a Deus, e se para você é muito difícil, se aproxime mais de Deus, porque Ele é o único que te ama a despeito de tudo que você é, e nunca irá te decepcionar.
E lembre-se, amando a Deus, estamos cumprindo seu mandamento.


Abraços,


Fernanda Alcantara.

Escolhendo Deus - Dom.19/07

Nossa vida é feita de escolhas. Desde que nascemos somos obrigados a escolher. Escolhemos o brinquedo, a roupa, os amigos, o companheiro, a profissão, a qual denominação religiosa dentre muitas outras coisas. No estudo desse trimestre, estudaremos exatamente sobre isso. Que luz estamos seguindo? Quais atitudes temos tomado? Será que temos vivido de acordo com o que Deus quer para cada um de nós?
Você já foi para algum lugar que não conhecesse? Bom, hoje em dia já existem aqueles "aparelhinhos" magníficos chamados GPS, que nos guiam (na maioria das vezes) para o destino certo. Mas, há algum tempo atrás quando isso não existia, todos recorriamos ao bom e velho mapa! Quantos caminhos, quantas ruas, estradas, tantas informações que se não nos focassemos no nosso destino, acabariamos por nos perder. Quando sabemos exatamente para onde vamos, por mais que "entremos na rua errada" chegaremos ao nosso destino. A vida do cristão é mais ou menos assim, vivemos, erramos, caimos! E, se deixarmos que o pecado nos impeça de enxergar o destino de nossa vida, que é chegar ao Céu, ficaremos no meio do caminho ou chegaremos no lugar errado, estaremos completamente perdidos! Mas ao deixarmos Deus guiar a nossa vida, ao seguirmos suas coordenadas deixadas na Bíblia através dos 10 mandamentos, chegaremos ao nosso destino final! Ele não prometeu que seria fácil, mas prometeu nos guiar e carregar nossos fardos:"E eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos" Mt 28:20.



Ele é a luz que guia a sua vida, você não caminhará sozinho!


Bom estudo!


Pâmela Santos

O discurso de João sobre a Luz - Qua.15/07

A Primeira epístola de João já começa declarando que Cristo é Luz e nosso Antídoto para o pecado.
Em vários lugares do Antigo Testamento, Deus é comparado à luz:
"O Senhor é minha luz e a minha salvação; de quem terei medo? O Senhor é a fortaleza da minha vida; a quem temerei?" (Salmos 27:1)
Além disso, o tema luz/escuridão esta presente em vários lugares em todo Novo Testamento também!
Quando João diz que não há escuridão nenhuma em Deus, esta senda mais que poético. Está nos dando um argumento teológico e filosófico, que é o seguinte: neste mundo encontramos o bem e mal, a escuridão e a luz. Assim como não podemos remover a escuridão sem acrescentar luz, não podemos remover o mal sem fazer o bem.

Engraçado como desde de criança ouvimos os pastores e até mesmo nossos pais falando que: não existe comunhão entre a luz e as trevas, foi estudando a lição desta semana que esta frase faz com que notemos que na escuridão as pessoas não podem ver umas às outras.Aqueles que andam na escuridão estão inerentemente encerrados em si mesmos.

Andando na luz, estamos representando a Deus no mundo.Qualquer pessoa que confesse uma coisa e age de maneira diferente está enganando a si mesma.Por isto João insiste neste assunto dando uma série de declarações paralelas que começam por "se nós".

"Se nós" dizemos que temos comunhão enquanto andamos nas trevas, estamos mentindo. Como povo de Deus, precisamos nos lembrar de que a luz e a escuridão não têm nada a ver uma com a outra.As duas coisas não se sobrepõem; não podemos nos apegar a nosso pecado e também andar com Deus.


Pense nisto!



Stella Mary :-)

[Nota] Este dia da semana na realidade é de outra pessoa, escrevi por um probleminha de distância eu diria... mas na próxima semana vc vai descobrir quem é!

Respostas para o problema do pecado - Ter.14/07

Olá pessoal!

Justo hoje que tenho a responsabilidade de atualizar o blog o pessoal aqui do serviço resolve pintar a minha sala. Fui "expulso" pelo cheiro insuportável de tinta que invadia minhas narinas.

Antes de tudo gostaria de afirmar que é um prazer colaborar mais uma vez com o crescimento espiritual de vocês pois caso não se lembrem eu já andei escrevendo por aqui antes (http://classejovemsmp.blogspot.com/2009_03_01_archive.html#8429704630772077695).

Hoje a lição aborda as respostas que João dá para o problema do pecado. Ao longo de suas epístolas João reservou um bom espaço para esse que é o maior problema do ser humano. Segundo ele, o pecado nada mais é do que o afastamento do ser humano de realizar a vontade de Deus, ou a transgressão da lei. O pecado afasta o homem de Deus pelo simples fato de que não pode haver comunhão entre luz e trevas.

O pecado faz o homem se sentir envergonhado perante a face de Deus e o leva a crer que não tem mais solução.

Mas João aponta a solução para o problema no capítulo 1:9 onde ele diz:

"Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça."

Lendo esse versículo podemos concluir que há uma condição para o perdão, a confissão.

A palavra confessar significa admitir e reconhecer.

Sendo assim, se confessarmos os nossos pecados a Deus, Ele perdoa porque o sangue de Jesus na cruz tornou isso possível.

Ele morreu em nosso lugar e nos libertou da condenação eterna!

É claro que não devemos ficar usando esse fato como uma desculpa para pecar, e sim, devemos aproveitar a graça do perdão que Ele nos concede para subir mais um degrau na santificação.

Não espere mais, confesse seus pecados a Deus e aproveite a benção maravilhosa da purificação através do sangue do cordeiro!
Bom estudo a todos!

Almir Xavier da Silva


[Nota] O Almir tem 27 anos, é enfermeiro cardiologista, mora em Itapevi, onde é ancião jovem de sua igreja e também diretor JA.

Escolha hoje! - Seg.13/07

Nascemos num mundo de trevas, num mundo mal, cheio de pecado, e antes mesmo de nascermos, já somos pecadores, Salmos 51:5 nos diz que “Eu nasci na iniquidade, e em pecado me concebeu minha mãe”. Porém o grande problema da humanidade não é este, de nascer pecador, o problema é se acostumar com a posição de pecador, ou ainda pecar e acreditar que não está em pecado “ Se dissermos que não temos pecado nenhum, enganamo-nos a nós mesmos, e a verdade não está em nós.” (I João 1:8)
Muitos de nós gostamos do pecado, nascemos com ele, e nos acostumamos a viver segundo a escuridão, porém veio a nós a Luz, e com a luz podemos ver várias falhas e defeitos, coisas que não deveríamos fazer, mas como está escuro ninguém vai notar; Mas Deus nota, Ele se importa com você, e por essa razão Jesus o filho desceu para iluminar nossa vida, mas nós, falhos como somos, ao notar o nosso erro através luz de Jesus, achamos que Deus quer apenas nos condenar.
Paulo em sua I carta a Timóteo 1:15 nos deixa bem clara a intenção de Jesus ao vir a este mundo “..que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais sou eu o principal” Jesus não trouxe luz a este mundo pare te apontar, para te criticar, Jesus veio a este mundo para te salvar, e note que não veio salvar os santos, porque somos todos pecadores, e foi por você e por mim que Ele sofreu tanto.
Mas infelizmente meus caros leitores, você e eu fazemos todo o trabalho de Jesus ser em vão; Jesus veio salvar os pecadores, você e eu, mas Ele não pode nos levar como estamos, porque estamos sujos, precisamos ser lavados, e para tal, precisamos confessar os nossos pecados, precisamos CONCORDAR, que erramos, e que somente Cristo pode nos perdoar.
Mas como disse, nós infelizmente gostamos do pecado, e então procuramos desculpas, pretextos, para justificar nossos erros. I João 1:10 “Se dizemos que não temos cometido pecados, fazemos de Deus um mentiroso, e a sua mensagem não está em nós” . Meu querido, não pense que Deus não conhece o pecado, não tente arrumar desculpas porque com Deus não funciona assim, você não estará pecando menos se o irmão fulano também comete o mesmo pecado, você não será tomado por inocente se hoje os tempos são outros e as pessoas se comportam de forma diferente. Nós como cristãos, devemos saber que a palavra de Deus é sim ou não, então não arrume argumentos para Deus, nossos princípios não são negociáveis. Ou você vai para o céu ou você não vai para o céu, ou está na luz ou está em trevas.
“É preto no não tem outra saída, preto no é morte ouvida, é uma corrida não há muito tempo, no palco da vida não dá pra ser lento”
(Novo Tom- Preto no branco)

E se você ainda não sabe, ou tem alguma dúvida da vontade de Deus em sua vida, estude a Bíblia, conheça a lei, pergunte à Deus. O maior desejo de Deus é ter você bem pertinho, e o melhor é que você não precisa esconder o seu pecado, muito pelo contrário, ele já os conhece a todos, basta que você os confesse e verdadeiramente se arrependa. Se você verdadeiramente se arrepender automaticamente estará escolhendo a Luz e permitindo que a luz dEle brilhe na sua vida e consequentemente ilumine a vida do seu próximo!
Que ao tomar a sua decisão hoje, ela seja para eternidade!


Abraços Fernanda Alcantara.

Entre a Luz e as Trevas - Dom.12/07

"A natureza do ser humano é pecaminosa, e porque pecamos, nos separamos de Deus."
(Is. 59:1 e 2).
Mas, será que quando pecamos Deus não se importa mais conosco? Será Ele é um Deus de regras muito difíceis de serem seguidas, que pune seus filhos e se alegra com o seu sofrimento?
Quando o verso de Isaías diz que o pecado nos separa de Deus, devemos entender, que na verdade, quem se afasta dEle somos nós e não Ele.
O amor, expresso através de Deus por João em suas epístolas, demonstra a essência de Deus, e a menos que possamos entender esse amor esmagador e inextinguível, como a lição anterior nos mostrou, conseguiremos entender, como um Deus, que é santo, puro e perfeito, pode ainda olhar para um mundo tão imundo e pecador e simplesmente amá-lo.
O pecado traz a culpa, vergonha e o engano. Quando pecamos não nos sentimos dignos de ir a presença de Deus, mesmo quando essa é a atitude correta a se fazer.
Esta escuridão trazida pelo pecado, acaba por cegar nossos olhos de ver a verdadeira luz. Quando nos desviamos a olhar para outras luzes, por vezes brilhantes e atrativas do mundo, perdemos o foco e a direção, porque nenhuma luz é tão poderosa, e nenhum desses caminhos leva a salvação.
O fato é que, nem em toda uma vida conseguiremos entender o amor de Deus, porque é loucura aos olhos dos homens. Porem, é este o Deus a quem servimos, um Deus que nos ama loucamente, e que está disposto ao impossível para nos ajudar e nos perdoar, basta darmos o primeiro passo.
Nenhum caminho é tão longe que Deus não nos alcance, permita-se sentir a paz e o perdão que só Ele pode dar. Ele é a verdadeira "luz no fim do túnel". Que possamos pedir que Ele abra nos olhos e nos cure da cegueira do pecado, para que possamos contemplar em plenitude esse amor e a paz que só vem dEle.

Pâmela Santos.

3º Trimestre - Cartas para a Senhora [Epístolas de João]

Pessoas Amadas do Blog!!


Por um problema técnico não tinhamos ainda o pessoal para escrever no nosso Blog, reparem que disse não tinhamos, porque agora temos!! Este trimestre contaremos com algumas pessoas muito amadas, e uma novidade: teremos este trimestre um convidado especial escrevendo em nosso Blog, por isto não deixe de estudar sua lição e deixar seu comentário, bem como também seu pedido ou agradecimento no espaço especial que temos.


Fique Blogado e descubra nossos escritores deste Trimestre, e mais sobre nosso convidado especial!


Não perca!


Ah! A Classe Jovem, não deixe para chegar mais tarde, ela começa as 8:45 contamos com sua presença!



Abraços.


Cia do Blog (Jacque Souza, Taty Reghim e Stella Mary)